Notícias do Mundo Motorizado

Peugeot Sport: Sete pilotos, uma equipa

Após ter desvendado os primeiros esboços do seu Hypercar e as características da sua mecânica LMH, a PEUGEOT Sport ultrapassa um terceiro marco ao anunciar a lista dos 7 pilotos que irão defender as suas cores no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (FIA WEC) e nas 24 Horas de Le Mans.

Ao longo das suas carreiras, estes 7 pilotos partilharam momentos intensos, tanto no mundo da Fórmula 1 como no das provas de resistência. Foram companheiros de equipa e adversários, mas também cúmplices nas suas vidas diárias e na sua preparação desportiva.

A endurance é uma disciplina implacável onde o fator humano é predominante. É essencial ter um espírito de equipa sem falhas para se poder completar uma corrida, antes mesmo de se considerar alcançar uma vitória. A partir deste ano de 2021, a formação de 6 pilotos titulares e de 1 piloto de reserva/simulador irá contribuir para o desenvolvimento do Hypercar, bem como para as diversas etapas de construção do programa, com as equipas da PEUGEOT SPORT.

“É essencial existir um vínculo entre todos os protagonistas do projeto”, insiste Jean-Marc Finot, Diretor do Programa. “Para além da performance, colocámos, aquando dos nossos critérios de seleção e durante as entrevistas que realizámos, muita ênfase nos vínculos entre cada um, no seu estado de espírito – na sua capacidade de trabalhar em conjunto, de união, de estímulo e na capacidade de puxar pela equipa. Esse fator humano é essencial nas provas de ‘endurance’. Também foi essencial que nos demonstrassem as suas motivações, ao assumir este compromisso como uma prioridade e não apenas como uma simples etapa nas suas carreiras.”

Para serem selecionados e escolhidos, estes 7 pilotos foram sobretudo avaliados por critérios de desempenho em eventos do WEC, mas também das categorias ELMS e IMSA. “Olhámos para todos os campeonatos de resistência dos últimos 5 anos”, comentou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT SPORT. “O resultado ‘bruto’ em corrida não foi o elemento essencial, sendo que também estudámos a velocidade, a consistência e fiabilidade de um grande número de condutores. Queríamos uma composição que se complementasse e que fosse eclética, misturando jovens talentos e pilotos experientes, mas também pilotos conhecidos pelas suas qualidades de desenvolvimento, em especial na vertente da hibridização.”

Complementando os respetivos compromissos que têm em diversos campeonatos este ano, os 7 pilotos oficiais da PEUGEOT irão contribuir, diariamente, para a evolução do projeto, com vista à realização de uma primeira sessão de treinos no final de 2021.

%d bloggers like this: