Notícias do Mundo Motorizado

Como será o cupra born? 5 características chave

A contagem decrescente já começou. Mas com apenas alguns dias para a estreia mundial do CUPRA Born, o Diretor de Design da equipa da CUPRA, Jorge Diez, explica as suas principais características, fornecendo alguns detalhes nunca antes vistos. A sua criação representou um grande desafio e, ao mesmo tempo, assegura-nos, uma enorme satisfação. “Para a equipa, conceber o primeira CUPRA 100% elétrico tem sido um sonho tornado realidade”. É assim que explica as chaves do seu design.

-O equilíbrio das suas proporções. É a chave, segundo Diez, para criar emoção num veículo elétrico. E no CUPRA Born é definida por dois pilares. Em primeiro lugar, as rodas estão espaçadas, muito afastadas para acomodar as baterias. “Isto permitiu-nos criar um design totalmente focado nos ocupantes, com uma cabine muito espaçosa”, diz. Por outro lado, as proporções também têm sido trabalhadas para lhe dar um aspeto fortemente desportivo. “Isto reflete-se num pilar A extremamente rápido em combinação com uma longa distância entre eixos, uma saliência frontal curta e uma saliência traseira curta, o que tornará a condução do primeiro CUPRA 100% elétrico verdadeiramente divertida”, acrescenta.

-Caráter CUPRA. Para o Diretor de Design, a atitude do CUPRA Born reflete-se perfeitamente na sua parte dianteira. “Os faróis são identificados como o rosto de uma pessoa, por isso inclinámo-los um pouco mais do que o habitual, para expressar esse caráter, essa determinação de saber o que queremos e ir em frente”, argumenta. Um caráter e determinação, acentuados ainda mais graças à proeminente entrada de ar localizada na parte inferior do veículo para colar o automóvel ao asfalto.

-Linhas sem precedentes. Jorge Diez adianta como será a parte de trás do CUPRA Born, algo nunca antes visto. “Com uma assinatura de luz horizontal enfatizamos a largura do automóvel, combinada com um difusor muito forte, o que aumenta a sua eficiência e aerodinâmica. Sabemos que a eletrificação tem de andar de mãos dadas com a eficiência, e a este respeito a equipa combinou as duas de uma forma perfeita”, diz. “De lado, criámos formas angulares na linha dos ombros e esticámos os gráficos da janela para uma maior sensação de tensão e velocidade”, acrescenta.

-Barcelona no seu ADN. O bairro Born não só dá nome ao primeiro veículo 100% elétrico da CUPRA, como também inspirou o seu design. “Demos ao veículo aquela combinação de luz e sombra que define Barcelona e que pode ser vista, sobretudo, no interior, através de materiais e texturas completamente novos”, explica Diez. A equipa da CUPRA utilizou texturas com dinamismo paramétrico e tecnologias de ponta como o corte a laser para a mais alta precisão. Um interior com elementos de cor de cobre, a marca distintiva da marca. “O resultado? Um ambiente totalmente focado no prazer de condução”, diz.

-Criado para emocionar. “Uma das missões mais importantes que temos como designers é transmitir emoções através dos nossos veículos”, diz Diez. E o CUPRA Born não será exceção. “O mundo elétrico não tem de ser aborrecido, e o CUPRA Born é a prova. Quando as pessoas o virem na rua, vão querer conduzi-lo, e esta é a maior recompensa pelo trabalho da equipa”, conclui.

A estreia mundial do CUPRA Born terá lugar a 25 de maio.