Notícias do Mundo Motorizado

Stellantis e Foxconn vão desenvolver cockpits digitais revolucionários

A Stellantis NV (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) (“Stellantis”) e a Hon Hai Precision Industry Co., Ltd., (“Foxconn”) (TPE: 2317), em conjunto com a sua subsidiária FIH Mobile Ltd., (“FIH”) (HKG:2038), anunciam hoje a assinatura de um memorando de entendimento não vinculativo para a formação da Mobile Drive, uma joint-venture 50/50 em termos de direitos de voto, destinada a acelerar os prazos de desenvolvimento de experiências embarcadas inovadoras para os utilizadores. Estas serão decorrentes dos mais recentes avanços no domínio da eletrónica de consumo, de interfaces HMI e serviços que irão superar as expectativas dos clientes.

A Mobile Drive irá combinar a experiência global de conceção e engenharia de veículos da Stellantis com a capacidade de desenvolvimento global da Foxconn nos domínios de software e hardware, em permanente evolução, aplicados a smartphones e eletrónica de consumo. A sinergia posicionará a Mobile Drive na vanguarda dos esforços mundiais para o fornecimento de capacidades de informação e de entretenimento de nova era, integradas no habitáculo, garantindo também a conexão perfeita no interior e no exterior dos veículos nos quais irão estar instaladas.

“Há hoje algo que importa tanto como um design bem conseguido ou uma tecnologia inovadora, é a forma como as funcionalidades integradas nos nossos veículos melhoram a vida dos nossos clientes”, afirmou Carlos Tavares, Chief Executive Officer da Stellantis. “O software é um movimento estratégico para a nossa indústria e a Stellantis pretende liderar esse processo com a Mobile Drive, uma empresa que permitirá um rápido desenvolvimento de funcionalidades e de serviços de conectividade que marcam a próxima grande evolução da nossa indústria, à semelhança do que tem acontecido com a tecnologia de eletrificação.”

“Os veículos do futuro serão cada vez mais orientados para o software e definidos por esse mesmo software. Os clientes, atualmente e no futuro, esperam soluções cada vez mais impulsionadas por software e soluções criativas que permitam ligar condutores e passageiros ao veículo, dentro e fora dele. A Mobile Drive vai corresponder e superar essas expectativas com equipas de designers e engenheiros de software e hardware”, afirmou Young Liu, Chairman da Foxconn. “Esta é uma extensão natural da liderança global da Foxconn no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inteligentes para melhorar a qualidade de vida dos consumidores em todo o mundo.”

Todo o processo de desenvolvimento da Mobile Drive será copropriedade da Stellantis e da Foxconn. Sedeada na Holanda, a joint venture funcionará como um fornecedor automóvel, propondo, competitivamente, soluções de software e do hardware relacionado para a Stellantis e outros fabricantes de automóveis interessados.

“Aproveitando os vastos conhecimentos da Foxconn sobre a experiência do utilizador e o desenvolvimento de software em ecossistemas móveis, a Mobile Drive oferecerá uma solução disruptiva de cockpits inteligentes que permitirá uma integração perfeita do automóvel no estilo de vida centrado no condutor”, referiu Calvin Chih, Chief Executive Officer da FIH.

“Com esta parceria, iremos ultrapassar os limites da tecnologia dos veículos conectados e criar experiências imersivas que ainda estão por imaginar”, sublinhou Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “A Mobile Drive acabará por dar-nos a agilidade de que precisamos para proporcionar a experiência digital do futuro, à velocidade que os nossos clientes a exigem.”

A Mobile Drive concentrar-se-á no desenvolvimento de soluções de infotainment, telemática e plataforma de serviços do tipo cloud, com inovações de software que se espera venham a incluir aplicações baseadas em inteligência artificial, comunicação 5G, serviços atualizados over-the-air, oportunidades de e-commerce e integrações inteligentes nos habitáculos.

A Foxconn e a Stellantis já se haviam associado anteriormente no desenvolvimento do concept de design Airflow Vision, exibido no CES®, o evento tecnológico mais influente do mundo. O concept demonstrou o pensamento de ambas as empresas numa próxima geração de transportes premium e experiência de utilizador.