Notícias do Mundo Motorizado

Lamborghini Aventador LP 780-4 ULTIMAE

A Automobili Lamborghini apresenta o Aventador LP 780-4 Ultimae: uma celebração do emblemático superdesportivo com motor V12 num modelo final de produção em série, que concentra as mais puras caraterísticas de todas as edições do Aventador num final perfeito. O Aventador LP 780-4 aproveita a performance do Aventador SVJ e intensifica a sofisticada elegância do Aventador S, combinando design e dinamismo numa exclusiva peça de colecionador, disponível tanto na forma de coupé como na de roadster.

“O Aventador LP 780-4 simboliza o último, mais puro e intemporal Lamborghini V12 atmosférico de produção”, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Oferece a essencial experiência do doze cilindros em termos de design inimitável, soluções de engenharia e a mais emocionante experiência de condução, e é o derradeiro Aventador, encerrando uma era extraordinária. É o último da sua espécie: oferece a máxima potência e a performance conclusiva esperadas do atual motor V12 da Lamborghini, combinadas com o ADN de design do nosso inimitável topo de gama. O Aventador estava destinado a tornar-se num clássico desde o seu lançamento, e o Aventador LP 780-4 é a mais bela expressão dos intemporais design e soluções técnicas, numa edição final: Ultimae”.

Depois de mais de um ano em que foram cancelados eventos em todo o mundo devido à pandemia, o Aventador LP 780-4 Ultimae coupé e roadster estará em exibição no Goodwood Festival of Speed 2021, no Reino Unido, perante aficionados e proprietários de automóveis.

Potência e performance

As elegantes linhas do Aventador LP 780-4 Ultimae ocultam as prestações desta edição final. O motor de doze cilindros e 6,5 litros “Longitudinale Posteriore ” (LP) debita 780 cv: mais 40 cv do que no Aventador S, e mais 10 cv do que no Aventador SVJ, transmitidos ao sistema de tração integral permanente. O LP 780-4 Ultimae presta homenagem ao carácter, à potência e às prestações viscerais obtidos ao longo dos dez anos de evolução do Lamborghini Aventador, incluindo os conhecimentos do propulsor do SVJ, que estabeleceu o recorde do Nürburgring-Nordschleife em julho de 2018; os avanços técnicos de um superdesportivo e o luxo da versão S; e a pureza do conceito original do Aventador. É o grande final do mítico motor V12 a combustão, e o derradeiro Aventador em todos os sentidos.

A exclusiva, extremamente rígida e leve monocoque em fibra de carbono do Aventador LP 780-4, e o uso extensivo de fibra de carbono em toda a carroçaria, contribuem para o seu peso a peso de apenas 1550 kg. A versão coupé, que pesa menos 25 kg do que o Aventador S, oferece a mesma relação peso/potência do SVJ, de 1,98 kg/cv, cumprindo os 0-100 km/h em 2,8 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 355 km/h, com 720 Nm de binário máximo às 6750 rpm, e sistemas VVT (Variable Valve Timing) e VIS (Variable Intake System) melhorados, para uma curva de binário otimizada. O seu sistema de travagem CCB permite uma imobilização a partir dos 100 km/h em somente 30 m.

O controlo lateral é otimizado através da direção às quatro rodas, introduzida no Aventador S, garantindo agilidade a baixas e médias velocidades, e uma estabilidade incrementada a alta velocidade. A direção dinâmica Lamborghini Dynamic Steering (LDS) no eixo dianteiro foi calibrada para oferecer uma comunicação instantânea e uma acutilante inserção em curvas mais fechadas, ao mesmo tempo que foi adaptada para interagir com a direção ativa do eixo traseiro: dos atuadores independentes respondem em cinco milésimos de segundo aos movimentos do condutor sobre o volante, o que permite um ajuste em tempo real aos ângulos de direção, melhorando as propriedades do comportamento em curva.

O design do LP 780-4 Ultimae adota um conceito de para-choques dianteiro específico, para aumentar a carga aerodinâmica sobre a frente, com uma performance longitudinal similar à do SVJ. O ESC está calibrado para um controlo de tração e uma dinâmica de condução rápida e precisa, reconhecendo e adaptando-se às diferenças de motricidade, incluindo sobre superfícies de baixa aderência, como neve e gelo. A tração permanente às quatro rodas, devido à direção traseira, foi calibrada para permitir que mais binário seja transmitido ao eixo traseiro, por forma a que, em desaceleração, menos binário seja transferido para o eixo dianteiro, por forma a garantir um comportamento desportivo sobrevirador, mas seguro. Os sistemas são feridos pela unidade de controlo Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva (LDVA), que processa informação precisa e em tempo real relativa aos movimentos da carroçaria através de sensores, assim definindo a melhor resposta de todos os sistemas ativos para proporcionar a melhor dinâmica de condução em quaisquer condições.

Garantindo uma performance aerodinâmica de última geração, o splitter dianteiro e a “boca” aberta do LP 780-4 dirigem um fluxo de ar adicional para otimizar a eficiência aerodinâmica e a refrigeração do motor e do radiador. As condutas de ar do para-choques dianteiro, e a tomada de ar lateral, reduzem a interferência aerodinâmica dos pneus dianteiros e otimizam o fluxo de ar para o radiador traseiro, com o ligeiro para-choques traseiro do Ultimae a completar o dinâmico exterior e homenageando o legado orientado para circuito do SVJ.

A asa traseira do sistema aerodinâmico ativo move-se entre três posições – fechada, “máxima performance” e “máximo comportamento” –, dependendo da velocidadr e do modo de condução selecionado, otimizando o equilíbrio global do veículo e trabalhando com os geradores de vórtices instalados sob as secções dianteira e traseira do chassi, para maximizar o fluxo de ar e contribuir para a refrigeração dos travões. A transmissão está a cargo do ligeiro sistema Independent Shifting ROS (ISR) de 7 velocidades da Lamborghini, proporcionando trocas de mudança robotizadas em 50 milésimos de segundo.

Os modos de condução do Aventador LP 780-4 Ultimae permitem ao condutor selecionar não só as opções dinâmicas STRADA, SPORT e CORSA, como no modo EGO permitem configurar os seus próprios parâmetros, para uma configuração ótima da suspensão ativa (LMS) da Lamborghini, e do controlo de tração (interfere sobre o motor, caixa de velocidades e sistema de tração integral), assim como da direção.

Uma obra-prima de final de produção – Ultimae

O Aventador LP 780-4 Ultimae comemora as complexas, porém elegantes, linhas e superfícies do Lamborghini Aventador: o culminar da herança de design do Lamborghini com motor V12 atmosférico. Prestando homenagem à performance de referência do SVJ, e à intemporal elegância superdesportiva da versão S, combina os melhores componentes de ambos para criar um equilíbrio perfeito entre performance e dinamismo, com uma perene sofisticação.

Foi criada uma nova paleta de opções exteriores e interiores para os proprietários das edições numeradas de 350 coupés e 250 roadster do Ultimae, oferecendo uma refinada, porém dinâmica, elegante, porém distintiva, representação do Aventador. A sua silhueta, limpa e sem restrições, y sin obstáculos, é tão reconhecível e intemporal quanto a de outros clássicos Lamborghini V12, como o Countach, o Diablo e o Murciélago. A nova coleção de cores “tone-on-tone” é elegante, ao mesmo tempo que evoca os poderosos elementos de design originais do Aventador, provindos do mundo da aeronáutica. É oferecido de série com 18 cores, com uma gama de opções sem precedentes e mais de 300 cores disponíveis através do programa Lamborghini Ad Personam, permitindo aos proprietários criar a sua própria e exclusiva peça da história dos Lamborghini V12.

O Aventador LP 780-4 Ultimae Coupé é lançado numa configuração bicolor, cinzento sobre cinzento, com linhas e detalhes, como o contorno e os “dentes” do splitter dianteiro, pintados na cor vermelho mate Rosso Mimir, com a linha de destaque a prosseguir ao longo do veículo, com pormenores condicentes nas aletas traseiras do difusor em fibra de carbono à vista: performance de elite e pureza de design em perfeita harmonia. No Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, o tejadilho também está disponível em fibra de carbono à vista.

A elegante, porém, desportiva pintura exterior bitonal, nas cores Grigio Acheso e Grigio Teca, é replicada no interior: os materiais base, pele e Alcantara em preto, apresentam costuras e acabamentos num cinzento que se combina com o da carroçaria, com inserções em “Y” em Alcantara preta nos bancos. Um opcional motivo em “Y” repetido, cortado a laser, com cor de fundo contrastante, presente nos bancos e no painel frontal, distingue a edição especial Ultimae: uma caraterística dinâmica e estilística oferecida pela primeira vez. O confortável banco do LP 780-4 provém do Aventador S, com o nome “Ultimae” bordado no interior do apoio lateral exterior das costas dos bancos, ao passo que o pilar A do lado do condutor exibe a inscrição 001 de 350/250, alusiva ao número de cada unidade da edição limitada.

O cliente pode jogar com os destaques do acabamento “S” nos bancos, nas portas e no painel frontal, com três cores disponíveis de série (cinzento, bronze e branco), cinco cores opcionais, e, claro, o espectro de opções praticamente infinito oferecido através do programa Lamborghini Ad Personam. Um pack de fibra de carbono CFK incluído de série destaca os atributos exteriores e interiores, estando o exterior disponível num acabamento mate, para combinar com as cores exteriores com brilho reduzido.

As jantes em liga forjadas Silver Dyanthus de 20” e 21” são de série, opcionalmente podendo instalar-se os modelos Dianthus, Leiron e Nireo de 20” e 21”, em bronze, preto e titânio, revestidas por pneus Pirelli PZero Corsa. Para o exterior é proposta a extensão da cor de decoração de destaque em três tons: branco, prata e bronze, condicente com destaques no para-choques dianteiro e nas aletas do difusor traseiro. Às pinças de travão prateadas de série soma-se uma gama de cores opcionais para as mesmas, que são replicadas no centro monolock das jantes.

O Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster é lançado nas cores Blu Tawaret e Blu Nethuns, com os painéis do tejadilho em fibra de carbono em preto de alto brilho.

O ambiente envolvente do condutor e do passageiro é igualmente refinado: o painel de instrumentos digital TFT personalizável exibe os modos de condução, além de controlar a conectividade do automóvel. A ligação Apple CarPlay gere as funções comunicação e de entretenimento comandadas pelo assistente vocal, enquanto que o sistema de telemetria da Lamborghini está disponível como opção para os que pretendam prestar homenagem ao último Aventador em circuito.