Notícias do Mundo Motorizado

Toyota inicia produção do novo SUV compacto Yaris Cross

A Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) iniciou hoje, 6 de julho 2021, a produção do Yaris Cross, um SUV urbano compacto que já está disponível em Reserva Online e que será lançado em Portugal em Setembro. Um investimento adicional de 400 milhões de Euros passa a permitir a produção em França de dois modelos na mesma linha de produção – a 4ª geração do Toyota Yaris hatchback e o novo modelo SUV Yaris Cross – aumentando a capacidade de produção anual da TMMF para 300.000 veículos.

Projetado e desenvolvido para responder às necessidades dos clientes europeus no mercado SUV do segmento B, no caso do Yaris Cross a motorização eletrificada com a tecnologia “Full-Hybrid”, com baixas emissões CO2, deverá ser dominante, seguindo o caminho anunciado pela Toyota de vendas de 90% de veículos eletrificados até 2025.

O Yaris Cross é o segundo modelo baseado na plataforma Toyota para carros compactos GA-B e o 8º modelo TNGA (Toyota New Global Architecture) a ser produzido no continente Europeu*. O início da produção também marca um alargamento da estratégia de produção europeia da Toyota.

Marvin Cooke, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe afirma: “A introdução do Yaris Cross é importante, pois não só aumenta a competitividade da Toyota, como também reforça a nossa estratégia de produção europeia e maximização da capacidade de produção a caminho do objetivo Toyota de aumentar as vendas europeias para 1,5 milhões de unidades até 2025.”

A visão da Toyota para a produção europeia expandiu-se ainda mais este ano, quando a Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP) iniciou a produção na Polónia de transmissões híbridas, motores elétricos e o motor a gasolina TNGA de 1,5 litros, fornecendo assim a motorização híbrida completa para os dois modelos: Yaris e Yaris Cross.

A Toyota também investiu no aumento da capacidade e modernização da sua fábrica da Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) para produzir o Yaris na República Checa. O modelo hatchback foi nomeado Carro do Ano 2021 na Europa e este incremento de capacidade de produção permite responder ao aumento da procura.

O início de produção do Yaris Cross em França levou ao aumento do número de colaboradores na fábrica TMMF que é de quase 5.000 no total.

%d bloggers like this: