Notícias do Mundo Motorizado

Mais de 40 Mazda MX-5 evoluem pelo Alentejo

A demonstração de um gradual regresso à normalidade viu-se expressa no passado Sábado (16 de Outubro) naquele que foi o terceiro encontro do Club MX-5 Portugal no presente ano, com o número de participantes e viaturas a retomar os volumes pré-pandemia, concentrando-se, desta feita, mais de quatro dezenas do roadster mais vendido do mundo. Depois da Beira Alta, em Junho, e da Zona Centro, no passado mês de Setembro, coube agora ao Alentejo receber uma mais extensa caravana de Mazda MX-5, reunindo um grupo composto por mais de 80 pessoas, entre participantes e membros da organização.

Coube à centenária cidade de Évora receber os convivas e as diferentes gerações do Mazda MX-5 neste “Passeio Pelo Alentejo”, grupo que se concentrou no Hotel Vila Gale Évora para a habitual sessão de briefing, entregando-se o necessário roadbook com as indicações principais do percurso que os haveria de levar até Moura, para o almoço, e depois à icónica região do Alqueva.

O primeiro percurso por estrada levou o grupo até ao Santuário de Nossa Senhora de Aires, espaço de culto e de devoção do Séc. XVIII, situado nos arredores de Viana do Alentejo e um dos conjuntos de maior visibilidade do barroco alentejano. Completa a visita guiada a este local classificado, desde 2012, como Monumento Nacional, regressou-se à estrada, apontando agulha ao Restaurante O Celeiro, em Moura, para desfrutar da típica gastronomia alentejana. Findo o repasto, fez-se uma visita pelo Castelo de Moura, estrutura edificada no início do Séc. XIV, aproveitando fortificações deixadas pelos árabes, conjunto de que se destaca a torre de menagem rectangular e a torre circular à qual, no Séc. XIX, seria acrescentado um relógio.

Aproveitando um dia de Outono de céu límpido e tempo quente, os múltiplos e coloridos Mazda MX-5 regressaram à estrada, para um percurso até à nova Praia Fluvial de Alqueva, o mais recente dos areais nas margens do enorme lago artificial. Dali o grupo rumou ao Museu do Medronho, para uma visita que culminou com a indispensável prova da aguardente feita a partir desse fruto tão típico da região. Depois, no habitual lanche, anunciou-se que o último encontro de 2021 do Club MX-5 Portugal acontecerá a 4 de Dezembro, na região de Abrantes. Mais informações serão dadas nas plataformas oficiais – portal www.clubmx-5.com e página de Facebook (nota: Grupo Fechado) – podendo os interessados também contactar a organização pelo email [email protected] ou pelo telefone (+351) 218 258 625.

%d bloggers like this: