Notícias do Mundo Motorizado

Range Rover Velar: Um design eletrificado requintado

Este galardoado SUV de luxo de dimensão média, posicionado entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, disponibiliza aos clientes o equilíbrio perfeito entre design e tecnologia. O híbrido plug-in P400e 2.0 de quatro cilindros permite desfrutar de uma condução fluida e requintada, dado que desenvolve 404 CV e 640 Nm de binário combinando o seu motor a gasolina de 300 CV com o motor elétrico de 105 kW, para disponibilizar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

A bateria de iões de lítio de 17,1 kWh, posicionada sob o piso da bagageira, atinge 80 % da sua carga em apenas 30 minutosΔ com o ponto de carga rápida CC, ou em 1 hora e 40 minutos com uma tomada de parede convencional de 7 kW. Sem emissões de escape em modo elétrico, pode proporcionar uma extraordinária autonomia elétrica em condições reais de até 53 km, um consumo de combustível desde 2,2 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 49 g/km*, valores que tornam o novo Range Rover Velar num modelo ainda mais sustentável por natureza.

A mais recente geração destes eficientes motores diesel e a gasolina inclui tecnologia Micro-Híbrida (MHEV) de 48 V para proporcionar um consumo de combustível inferior e maior fluidez. Os motores 3.0 de seis cilindros em linha, desenvolvidos nas nossas instalações, estão disponíveis na versão diesel D300 (300 CV) e nas versões a gasolina e tração integral P340 (340CV) e P400 (400 CV), todas equipadas com Sistema Dinâmico Adaptativo para manter o padrão de conforto que define a família Range Rover.

Os motores incorporam as tecnologias mais recentes para disponibilizar uma performance eficiente. O sistema MHEV utiliza um sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG), localizado no compartimento do motor, para recuperar a energia normalmente desperdiçada na desaceleração e travagem. Esta energia é armazenada numa bateria de iões de lítio de 48 V localizada sob o compartimento de carga traseiro. O sistema MHEV da Jaguar Land Rover é capaz de redistribuir a energia armazenada para auxiliar o motor a acelerar e disponibiliza também um sistema Stop/Start mais requintado.

Os motores de seis cilindros em linha P340 e P400 disponibilizam um binário de 480 Nm e 550 Nm, respetivamente, permitindo à versão P400 acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Incorporam ambos um compressor elétrico apoiado por um turbo compressor Twin Vortex e distribuição com elevação de válvulas continuamente variável (CVVL) que proporciona um desempenho mais requintado.

O motor diesel D300 disponibiliza um binário de 650 Nm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com um consumo de combustível desde 7,4 litros/100 km* e emissões de CO2 desde 193 g/km*. Os turbos sequenciais e o avançado sistema de pós-tratamento de gases transformam-no num dos motores diesel limpos mais notáveis do mundo.

Os motores Ingenium diesel em linha cumprem as normas Real Driving Emissions Step 2 (RDE2) e Euro 6d-final em condições reais de condução e incorporam a tecnologia de Veículo Micro-Híbrido Elétrico (MHEV) de 48 V, para otimizar a capacidade de resposta e os consumos de combustível. Como consequência, o motor diesel Ingenium, também disponível nos modelos Range Rover e Range Rover Sport, é um dos motores diesel limpos mais notáveis do mundo.

Em complemento, o Range Rover Velar pode ser equipado com o motor diesel D200 Ingenium de quatro cilindros de nova geração (204 CV), que disponibiliza mais potência, emissões de CO2 inferiores e consumo de combustível mais reduzido. Este motor integra a mesma tecnologia Micro-Híbrida de 48 V que as restantes versões da gama, com emissões de CO2 desde 165 g/km* e um consumo de combustível de 6,3 litros/100 km*.

INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO PIVI

O novo Range Rover Velar apresenta um design interior mais limpo, realçado pelos ecrãs digitais perfeitamente integrados no vanguardista sistema de informação e entretenimento da Land Rover, Pivi e Pivi Pro. Este sistema inteligente e intuitivo, incorporado de série como Pivi ProΔΔ no pack de acabamentos da versão S, transforma completamente a experiência digital no interior do Velar.

A interface simples e intuitiva do sistema Pivi reduz o número de interações para melhorar a segurança. Graças à avançada arquitetura elétrica e à fonte de alimentação independente, apresenta gráficos nítidos e uma capacidade de reação ultrarrápida para assegurar que os ecrãs e o sistema de navegação são carregados em segundos. Em complemento, os clientes poderão realizar as atualizações de software sem fios através do próprio sistema de conectividade do veículo, o que evita ter de visitar um Concessionário. A ligação de dados integrada permite aos utilizadores aceder aos mapas, aplicações e módulos de software do veículo□□ mais recentes e programar as atualizações a partir do ecrã táctil no momento mais conveniente.

Nunca foi tão fácil reproduzir música e conteúdo multimédia em streaming. Spotify é integrado como fonte de multimédia com dados ΔΔΔ no próprio menu do sistema de informação e entretenimento. Em complemento, é disponibilizada conectividade Bluetooth para dois telemóveis em simultâneo.

Em complemento a Alexa da Amazon encontra-se também disponível nos modelos Range Rover Velar que disponham do avançado sistema de informação e entretenimento Pivi Pro e do Online Pack. Esta integração perfeita disponibiliza nos veículos a conhecida experiência da Alexa e permite uma interação natural por voz com as funções de entretenimento e navegação do Pivi Pro. A Alexa pode ser utilizada para programar os destinos, encontrar locais de interesse durante a viagem, reproduzir conteúdo multimédia, criar listas e recordatórios, fazer chamadas ou controlar dispositivos de casa inteligente.○○

SAÚDE E BEM-ESTAR

Foi melhorada em toda a gama do Range Rover Velar para proporcionar a experiência de condução mais recompensadora e requintada possível. Inclui tecnologia de cancelamento ativo do ruído de estrada**, sistema de purificação do ar do habitáculo superior, capaz de otimizar a qualidade do ar interior, e ampliação dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que agora incluem uma câmara traseira de série e Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção.

Em complemento, a experiência no habitáculo do Range Rover Velar é mais tranquila e agradável graças ao sistema de cancelamento ativo do ruído de estrada**. A tecnologia inteligente, que funciona como um par de auscultadores com cancelamento do ruído, verifica continuamente as vibrações do piso da estrada e gera a onda sonora oposta, necessária para eliminar o ruído que os passageiros possam sentir. Apesar do seu efeito ser subtil, a redução mínima de quatro decibéis garante um interior mais requintado e tranquilo. Efetivamente, o sistema pode ajustar o nível e a posição dos sons reproduzidos no interior do habitáculo em função da quantidade de ocupantes e da sua posição no veículo, tudo graças aos sensores dos cintos de segurança. Este sistema avançado proporciona uma experiência ainda mais agradável com o novo Range Rover Velar e reduz o cansaço do condutor ao minimizar a exposição prolongada a sons de baixa frequência em viagens mais longas.

A purificação do ar do habitáculo superior da Land Rover proporciona uma qualidade de ar melhorada a todos os passageiros. O sistema é integrado na ionização do ar do habitáculo com a filtragem existente PM2.5 e otimiza a qualidade do ar ao introduzir automaticamente ar do exterior quando os sensores detetam que os níveis de CO2 se afastam dos níveis aceitáveis◊. Esta situação pode ocorrer, por exemplo, se a recirculação de ar estiver a ser utilizada durante um longo período de tempo em áreas contaminadas ou quando transporta vários passageiros. As concentrações elevadas de CO2 podem causar sonolência, o que reduz a atenção do condutor, por isso esta funcionalidade pretende ser útil para o bem-estar e proporcionar benefícios de segurança.

Uma outra novidade relativa à qualidade do ar é Purify, que permite aos utilizadores programarem um ciclo de limpeza de ar dentro do veículo. Isto é conseguido através dos ventiladores do sistema de ar condicionado automático e da função de recirculação, que funciona como parte do precondicionamento do ar condicionado automático. O condutor pode programar uma hora de saída na aplicação Land Rover Remote ou através do sistema de informação e entretenimento para programar automaticamente o precondicionamento do ar condicionado automático e o ciclo Purify. Desta forma, assegura que o ar do habitáculo está limpo e evita que esteja viciado antes de qualquer viagem.

Os clientes podem monitorizar a qualidade do ar interior e exterior a partir do ecrã táctil central, e ativar o modo Purify sempre que necessário.

O Range Rover Velar foi melhorado com uma gama ampliada de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), incluindo uma câmara traseira de série e Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção†.

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção maximiza o conforto do condutor, sobretudo em viagens longas em autoestrada, e proporciona assistência à direção, aceleração e travagem para manter o veículo centrado na faixa e a uma distância programada ao veículo da frente. A característica é incorporada de série nos modelos HSE e encontra-se disponível integrada no Driver Assist Pack.

A nova Activity Key de segunda geração, que pode substituir as chaves tradicionais quando necessário, também chegou ao Range Rover Velar. Este dispositivo, que pode ser utilizado no pulso, é resistente aos choques e à água, e inclui um relógio LCD que permite aos clientes ligar, desligar, trancar ou destrancar o veículo sem necessidade de utilizar a chave tradicional.

*Todos os valores de emissões, consumo de combustível e autonomia totalmente elétrica são EU – WLTP (TEL) Combinado.
** O cancelamento ativo do ruído de estrada é incorporado de série em modelos com sistemas de som Meridian, mas está sujeito às especificações do veículo.

† O Range Rover Velar HST encontra-se disponível apenas nos mercados do Reino Unido e América do Norte.

†† O Range Rover Velar Edition é baseado no modelo R-Dynamic SE no Reino Unido, Europa e Mercados Internacionais; e no R-Dynamic S para a China. Não se encontra disponível na América do Norte, Índia nem em alguns mercados do Médio Oriente/Norte de África. Não se encontra disponível em Arroios Grey; exclusivo para o Velar HST.

○ O veículo tem de integrar o sistema de informação e entretenimento Pivi Pro e o utilizador deve dispor de uma conta válida da Amazon. O Online Pack é incorporado de série nos acabamentos do modelo S e níveis de especificação superiores. Disponível apenas em mercados ligados. Para desfrutar das funcionalidades de casa inteligente são necessários produtos adicionais e deve ser realizada a configuração correspondente. É necessário um dispositivo de casa inteligente compatível com a Alexa.

○○ Os condutores devem utilizar as funcionalidades interiores do veículo apenas quando for seguro fazê-lo. Devem assegurar que têm sempre controlo total do veículo. Alexa da Amazon encontra-se disponível apenas em mercados selecionados. Amazon, Alexa, Amazon Music, Audible e todas as marcas relacionadas são marcas registradas da Amazon.com, Inc. ou suas filiais. Algumas funções da Alexa dependem da tecnologia smart home.

%d bloggers like this: