Notícias do Mundo Motorizado

Lexus RZ 450e: Estreia mundial do inovador SUV com plataforma dedicada para 100% elétricos

O RZ 450e é um SUV 100% elétrico totalmente novo, o primeiro veículo da Lexus desenvolvido de raiz para ser um elétrico a bateria. Não se limita a substituir o motor convencional pelo motor elétrico e a energia elétrica das baterias; vai muito mais longe. Fiel à filosofia Lexus Electrified, o RZ 450e concretiza o enorme potencial das novas tecnologias que melhoram o desempenho e o prazer de condução.

O Engenheiro-Chefe Takashi Watanabe explica: “A nossa visão é recorrer à tecnologia de eletrificação de forma a melhorar o desempenho básico do veículo, para que possamos continuar a proporcionar o prazer de condução a todas as gerações futuras”.

Em primeiro lugar, o RZ é um Lexus, e por isso mantém todas as qualidades de desempenho e qualidade artesanal associadas à marca. A empresa aproveitou a sua vasta experiência em eletrificação de veículos para proporcionar os benefícios de um BEV com o aperfeiçoamento e a experiência de condução exclusivos da marca. Isto reflete-se, por exemplo, no avançado sistema de direção, com o opcional volante tipo manche de avião, One Motion Grip, e E-Axle dianteiro e traseiro que funcionam em conjunto com o novo controlo de binário de tração às quatro rodas DIRECT4 da Lexus. As bases da direção e a capacidade de resposta foram garantidas pela nova plataforma dedicada, que confere uma excelente robustez à carroçaria, um baixo centro de gravidade e uma grande distância entre eixos. Por baixo do piso do habitáculo encontramos uma potente bateria de iões de lítio totalmente integrada no chassis, com qualidade e controlo minucioso que garante o melhor desempenho durante muitos anos de utilização.

A plataforma e o sistema de propulsão elétrico a bateria abrem novas portas ao design. O exterior reinterpreta, na carroçaria, o formato de fuso da Lexus, ao passo que o interior é um espaço leve e amplo, simples e luxuoso, uma expressão do Omotenashi (hospitalidade) e da perícia Takumi.
Com zero emissões, o RZ ajudará a Lexus a trilhar o caminho para a neutralidade carbónica e contribuirá para a construção de uma sociedade de mobilidade sustentável. Aqui, o foco não está apenas no desempenho do automóvel na estrada; abrange todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição de peças, o fabrico e utilização, até ao abate. Na fábrica de Motomachi da Lexus, no centro de produção do RZ, já foram implementadas novas metodologias nos processos para reduzir emissões.

O RZ é o próximo passo da Lexus para se tornar numa marca 100% elétrica na Europa Ocidental e Central, até 2030. Em Portugal, o novo modelo vai estar disponível para reserva online em outubro, com a chegada das primeiras viaturas, a partir do início de 2023.