Notícias do Mundo Motorizado

João Ferreira vence etapa no Dakar em ano estreia

Chegar, ver e vencer! O Campeão Nacional Absoluto de Todo-o-Terreno e Campeão da Europa, triunfou hoje na oitava etapa do Dakar 2023. O Rookie na competição, que este ano já havia subido duas vezes ao pódio (segundo lugar na quarta etapa e terceiro lugar na sétima etapa), demonstrou toda a sua capacidade para se ambientar a grandes eventos, alcançando o seu primeiro triunfo na maior e mais dura prova de Todo-o-Terreno do Mundo, na última etapa antes do dia de descanso. Ricardo Porém, que também está a participar no evento ao volante de um X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS foi 14.º e é, neste momento, o melhor português à Geral, ocupando o 17.º lugar na categoria de veículos ligeiros protótipos.

“Esta etapa correu-nos bem desde o início, uma vez que depois do resultado obtido ontem acabámos por conseguir partir um bocadinho mais à frente, não apanhámos pó e foi uma etapa 100% limpa, onde impusemos um ritmo forte. Esta foi uma etapa dura, com muita pedra e areia no final, dunas muito grandes. Ultrapassamos todos os desafios e conseguimos a nossa primeira vitória no Dakar. É um orgulho enorme levar mais longe o nome de Portugal com esta vitória e agora vamos aproveitar bem o dia de descanso para preparar da melhor forma a segunda semana de corrida. O objetivo não se alterar apesar destes bons resultados. Queremos estar no final da prova e continuar a evoluir diariamente!”, explicou o vencedor da oitava etapa.

Ricardo Porém fez uma etapa em recuperação, depois de ter partido relativamente atrasado para a etapa de hoje. “Foi um dia de muitas ultrapassagens e onde conseguimos impor o nosso ritmo. Terminámos a especial na 17.ª posição, o que nos permite subir ao 17.º lugar da Geral, na qual somos figuramos como melhores portugueses”, explicou o piloto da X-RAID Yamaha Supported Team, antes de elogiar o companheiro de equipa e amigo: “Acompanhei a temporada 2022 completa do João e sabia que o dia dele neste Dakar ia chegar. Preparámos esta prova juntos e só fica surpreendido com este resultado quem não conhece o João, o seu empenho e qualidade. Acredito que será a primeira de muitas.”

Amanhã é dia de descanso no Dakar, momentos que antecedem a segunda etapamaratona da edição deste ano.A etapa inicial da segunda parte da prova não pretende criar dificuldades excessivas aos concorrentes que, no final do dia não vão ter assistência por parte das equipas e mecânicos.

%d bloggers like this: