Notícias do Mundo Motorizado

Ricardo Porém vence no Dakar em Etapa de dobradinha portuguesa

Depois de um início de segunda semana promissor, Ricardo Porém conseguiu hoje o seu primeiro triunfo em etapas no Dakar. A cumprir a quarta participação em provas organizadas pela ASO, o piloto de Leiria de 33 anos, duas vezes campeão nacional, fez uma etapa irrepreensível, superando toda a concorrência. Em segundo lugar, a 20 segundos, ficou o seu companheiro de equipa e Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2022, João Ferreira.

“Que felicidade! Vencer uma etapa do Dakar é um objetivo cumprido para o qual trabalhei imenso desde o início da minha carreira. Estou verdadeiramente contente com o resultado obtido e também pelo resultado conseguido pela equipa, uma vez que colocámos três carros nas três primeiras posições, com o João a ser segundo. Foi uma luta bonita e a melhor forma de levar mais longe a bandeira de Portugal, num dia marcado pelas lembranças que tivemos do falecimento do Paulo Gonçalves, que nos deixou neste dia, em 2020”, disse Ricardo Porém no final da tirada.

João Ferreira, por seu lado, mostrou-se satisfeito pelo seu quarto pódio em onze etapas, apesar de ter perdido a especial de hoje apenas por 20 segundos. “Hoje, ficar em segundo teve sabor a vitória! Este quarto pódio no Dakar teve a curiosidade de perdermos por 20 segundos para o Ricardo Porém, uma das pessoas que me apoiou em toda a carreira e um grande exemplo para mim. Uma dobradinha portuguesa, num dia em que a X-Raid garantiu um triplete com o terceiro lugar entregue ao nosso colega de equipa Ignacio Casale. Felizmente acabamos o dia sem problemas e estamos prontos para a segunda parte da etapa maratona”, explicou o Campeão Nacional.

Amanhã, a etapa trará para os pilotos e máquina um novo festival de Dunas. Depois de um dia em que não contaram com o apoio dos mecânicos no final da etapa, espera-se que exista alguma cautela entre o pelotão. Todas as respostas serão dadas na chegada  Sheybah, no final da etapa maratona.