Notícias do Mundo Motorizado

Peugeot 3008 E 5008 Hybrid: peugeot apresenta a sua nova tecnologia Hybrid 48v

O sistema PEUGEOT HYBRID 48V compõe-se de um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração, acoplado a uma inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com 6 relações, que incorpora um motor elétrico. Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008). Em condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema HYBRID poderá, assim, ser conduzido em mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico, com zero emissões.

FUNCIONAMENTO SIMPLES E TRANSPARENTE

O condutor é informado sobre o funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos do PEUGEOT i-Cockpit®, enquanto a ativação dos vários modos é totalmente automática.

Na condução diária, os motores de combustão e elétrico trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia.

Durante uma aceleração forte, o motor elétrico fornece binário adicional ao motor a gasolina, a baixas rotações.

Durante as desacelerações, o motor a gasolina é desligado e o motor elétrico assume as funções de gerador, para recarregar a bateria de 48V.

Em meio urbano, em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é propulsionado unicamente pelo motor elétrico, portanto, em modo de zero emissões.

BENEFÍCIOS INQUESTIONÁVEIS

Até 15% de poupança de combustível e emissões de CO2, de 126 g/km no caso do 3008 e de 128 g/km no 5008. Em comparação com um motor a gasolina não eletrificado de características equivalentes, o bloco HYBRID oferece uma economia média de combustível de cerca de 1 litro aos 100 km num SUV do segmento C (ciclo combinado WLTP).

Esta poupança é conseguida, principalmente, em ambiente urbano (menos 2,5 l/100 km) e em estrada (menos 0,7 l/100 km), enquanto o consumo em autoestrada permanece inalterado. Este desempenho traduz-se numa redução média de 20 g/km nas emissões de CO2 (ciclo combinado WLTP) nos modelos 3008 e 5008.

Quando a carga da bateria o permite, o sistema HYBRID torna possível arrancar, manobrar (estacionar, por exemplo) e conduzir a baixa velocidade em tráfego intenso em modo 100% elétrico. Em condução urbana, os PEUGEOT 3008 e 5008 HYBRID podem, assim, funcionar em mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com zero emissões.

A velocidades superiores (até 145 km/h), o motor de combustão é desligado quando o condutor solta o pedal do acelerador a uma velocidade constante e ao abrandar.

Após solicitação do condutor e a baixos regimes, o motor elétrico fornece um binário adicional com um impulso extra que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando quebras na entrega de potência e oferecendo maior conforto e dinamismo de condução. Quando o condutor pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência suplementar de 9 kW (aproximadamente 12 cv).

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA HYBRID 48V

Todas os elementos que compõem este novo motor estão localizados debaixo do capô, com exceção da bateria de 48V, instalada por debaixo do banco esquerdo dianteiro dos PEUGEOT 3008 e 5008.

O motor a gasolina PureTech de 1,2 litros

Esta é uma nova geração do motor PureTech, a gasolina, especialmente desenvolvida para se integrar de forma ótima com o sistema híbrido:

  • 3 cilindros e 1.199 cm3 de cilindrada,
  • Potência de 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm,
  • Binário de 230 Nm às 1.750 rpm,
  • Turbocompressor de geometria variável para um melhor desempenho do motor,
  • Corrente de distribuição (baixos custos de manutenção),
  • Funcionamento segundo o ciclo Miller para uma melhor eficiência térmica da combustão,
  • Norma Euro 6.e.

A caixa de velocidades e-DCS6 (Dual Clutch System)

O motor PEUGEOT HYBRID 48V incorpora uma nova caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com 6 relações, sem quebras de binário, especialmente concebida para sistemas híbridos. A caixa de velocidades também incorpora o motor elétrico, o inversor e a ECU, o que otimiza o tamanho e o peso do veículo e garante um excelente desempenho de condução.

O motor elétrico

O motor elétrico síncrono de íman permanente, integrado na caixa de velocidades, desenvolve uma potência de pico de 21 kW (28 cv) e um binário de 55 Nm. Permite que o veículo seja conduzido em modo 100% elétrico em cenários de baixos requisitos de binário e auxilia o motor de combustão a limitar os consumos. Durante as desacelerações, o motor atua como gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. Fornece também o binário de arranque principal do motor de combustão através de uma correia.

O motor de arranque acionado por correia

Este motor de arranque de 48V assegura que o motor de combustão interna é reiniciado através de uma correia, permitindo arranques rápidos e fluídos.

A bateria híbrida de 48V

A bateria de iões de lítio de 48V tem uma capacidade bruta de 898 Wh e uma capacidade útil de 432 Wh. Foi concebida para manter o seu nível de desempenho durante toda a vida do veículo e beneficia de uma garantia de 8 anos / 160.000 km.

A bateria de 48V é instalada sob o banco dianteiro esquerdo, configuração que oferece muitas vantagens em relação a uma instalação no banco traseiro, permitindo:

  • Preservar todo o espaço interior,
  • Preservar o volume total da bagageira,
  • Otimizar as perdas de energia relacionadas com o comprimento dos cabos,
  • Preservar as sensações de condução graças a uma boa distribuição das massas (bateria no centro do veículo).

Duas redes elétricas distintas

Os PEUGEOT 3008 e 5008 integram duas redes elétricas. Uma rede de baixa tensão de 12V para alimentar o equipamento do automóvel e uma rede de alta tensão de 48V para alimentar o sistema híbrido. A eletricidade é gerada exclusivamente pelo motor elétrico de 48V. Um conversor de tensão contínua é utilizado para transferir a energia produzida para a rede de 12V do automóvel.

Equipamento específico

Os modelos PEUGEOT equipados com o novo motor HYBRID dispõem de visores específicos. O painel de instrumentos digital informa sobre a condução 100% elétrica (tacómetro em tom azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, o seu estado de funcionamento através de um contador de potência (Charge, Eco e Power) e a percentagem da distância percorrida em modo elétrico em qualquer altura ou no final da viagem.

Além disso, estes modelos serão equipados com um sistema AVAS (Approaching Vehicle System Alert) que emite um som exterior até aos 30 km/h para avisar os peões e ciclistas da aproximação do veículo.

Este motor substitui o bloco PureTech 130 EAT8 e estará, em breve, disponível noutros modelos da gama PEUGEOT, tais como: 208, 2008, 308, 308 SW e 408. Os PEUGEOT 3008 e 5008 HYBRID são produzidos na fábrica de Sochaux e serão comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023.

%d bloggers like this: