Notícias do Mundo Motorizado

Hattrick do BMW da Schubert em Navarra

A estreia das GT Winter Series em Navarra foi perfeita para a Schubert Motorsport. A equipa de Oschersleben dominou o dia de corridas à vontade. Entretanto, a classe GT4 deu novamente espectáculo, com corridas altamente disputadas, que foram, no entanto, conduzidas de forma justa em todos os momentos.

Schubert Motorsport vence a primeira corrida
 

Como esperado, os carros GT3 lutaram pela vitória na geral na primeira corrida em Navarra, mas os rápidos Porsches Cup não ficariam muito atrás no sinuoso traçado do norte de Espanha.

Darren Leung venceu a primeira corrida no BMW M4 GT3 da Schubert Motorsport. Este foi o primeiro triunfo nas GT Winter Series para o piloto, para a equipa de Oschersleben e para o BMW. O veterano do GT3 partiu da pole position, mas nunca conseguiu sair do campo de visão de Jean Glorieux, que no Aston Martin Vantage GT3 da PROsport manteve a pressão, e de Michael Kampfinger, que fez uma corrida sensacional no Porsche de troféu da geração 991.2. No reinício da corrida, após um período de Safety-Car, a duas voltas antes do fim, Kapfinger conseguiu mesmo ultrapassar o belga Glorieux no Aston Martin GT3 nominalmente mais rápido, terminando assim a corrida em segundo lugar.

Alta tensão na classe GT4

Na primeira corrida de “sprint”, a classe GT4 voltou a entusiasmar os espectadores com duelos renhidos, que, no entanto, foram sempre travados de forma justa. Jan Philipp Springob venceu a corrida no Mercedes-AMG GT4 da CV Performance Group, depois de ter conseguido levar a melhor sobre Mike David Ortmann no Aston Martin GT4 da PROsport no reinício da corrida. Na primeira metade da corrida, os dois profissionais da GT4 tiveram um duelo aceso pela primeira posição. O actual campeão do ADAC GT4 Germany, Ortmann, acabou por ser ultrapassado mais tarde pela sua colega de equipa, Gabriela Jilkova, e só terminou a corrida na terceira posição da classe.

Darren Leung repete a vitória

O KTM X-BOW GT2 Thomas Andersen iniciou a segunda corrida de “sprint”, no início da tarde de domingo, a partir da melhor posição da grelha de partida, após o dinamarquês ter surpreendentemente estabelecido a volta mais rápida na qualificação da manhã. Mas Andersen não manteve o “lugar ao sol” durante muito tempo com o seu X-BOW GT2, uma vez que Darren Leung ultrapassou o escandinavo logo na volta inicial e levou para casa a sua segunda vitória do dia com o seu BMW M4 GT3. No final da distância da corrida, o carro da equipa de Oschersleben tinha uma vantagem de cerca de cinco segundos sobre o KTM.

Batalha animada para a posição final do pódio

Atrás dos dois carros superiores, assistiu-se a uma batalha a três para a posição final no pódio. Os dois irmãos Kapfinger, no Porsche de troféu da Huber Racing, e o belga Maxime Dumarey, no Aston Martin GT3 da PROsport Racing, estiveram envolvidos. Depois de Dumarey ter perdido algumas posições na fase inicial, o veterano da Aston Martin teve de lutar para ultrapassar os dois talentosos irmãos. Só depois de mais de 20 minutos é que o piloto do GT3 encontrou uma forma de ultrapassar o sensacional Johannes Kapfinger e foi assim capaz de terminar a corrida na terceira posição. Johannes conseguiu vencer o duelo interno da família Kapfinger e superar o seu irmão Michael na luta pela quarta posição.

Na classe GT4, a CV Performance obteve mais uma vitória. Simon Connor Primm venceu a segunda corrida de “sprint” de forma superior.

Vitória na corrida de “endurance” completa dia de corrida perfeito para a Schubert

Na corrida de “endurance”, no final da tarde de domingo, o recém-nomeado piloto de fábrica da BMW, Dan Harper, assumiu o volante do M4 GT3 de Torsten Schubert. Com “botas de sete milhas” calçadas, o britânico de 22 anos afastou-se do pelotão antes de entregar o carro a Darren Leung. Leung conseguiu defender a confortável vantagem e conduziu relaxado até à sua terceira vitória do dia. O domingo não poderia ter corrido melhor para o piloto e para a experiente equipa da BMW.

Tal como na segunda corrida de “sprint”, o KTM X-BOW GT2 de Thomas Andersen e Ronnie Bremer terminou na segunda posição. Após a mudança de piloto, o antigo piloto ChampCar World Series, Ronnie Bremer, mostrou a sua qualidade e reduziu a diferença para o BMW em mais de 20 segundos – um forte desempenho da dupla KTM em Navarra!

Jovens da Huber Racing convencem novamente

Os irmãos Kapfinger também sublinharam mais uma vez de forma impressionante o seu domínio na classe Cup 2 na pista de Los Arcos. Os dois coloridos 911 GT3 Cup terminaram em terceiro e quarto lugar na classificação geral, o que equivale a uma dupla vitória na classe Cup 2. Tal como na primeira corrida de “sprint”, Michael derrotou o seu irmão Johannes no carro teoricamente mais fraco. Na prova de “endurance”, ambos partilharam o seu carro com Dieter Svepes. Com o seu fabuloso desempenho ao longo do fim-de-semana de corrida, ambos realçaram, mais uma vez, o seu progresso na actual temporada da GT Winter Series e foram capazes de demonstrar de forma impressionante o seu talento. É certo que continuaremos a ouvir falar muito deles no futuro!

GT4 lutam de pára-choques com pára-choques

Durante a primeira metade da prova quente de resistência, os três primeiros da classe GT4 lutaram “roda com roda”. Mike David Ortmann andou no primeiro lugar, rodando à frente da sua colega de equipa checa Gabriela Jilkova e de Simon Connor Primm. Os numerosos espectadores que assistiram à corrida no piso superior do edifício das boxes ficaram tão encantados com o espectáculo dos GT4, correndo de um lado para o outro para não perderem um momento da acção em pista!

Durante a troca de pilotos, Jan Philipp Springob garantiu a liderança na classe GT4 e conduziu para a uma vitória com o Mercedes-AMG da equipa de Christian Voß. O segundo lugar foi para Jilkova e a sua companheira de equipa, Jessica Bäckman. Para a piloto sueca, esta foi uma grande estreia em corridas de GT4, tendo anteriormente corrido em carros de turismo.

Primm novo líder da classificação

As três vitórias na classe GT4 colocaram Simon Connor Primm da CV Performance AMG no topo da classificação da GT Winter Series. O jovem piloto alemão poderá conquistar um título que será decidido no próximo domingo no circuito do mundial de Fórmula 1 de Barcelona.

O piloto da Manthey Dustin Blattner também tem boas hipóteses de ganhar o título. O piloto que competiu sob licença dos EUA teve de terminar o seu programa nas GT Winter Series após o evento em Valência, mas devido ao facto que contam apenas os cinco melhores resultados, ainda tem uma boa hipótese de obter o título.

O dia de decisões, no qual cerca de 45 carros estarão na grelha de partida, será seguida por fãs em todo o mundo através de livestream.

%d bloggers like this: