Notícias do Mundo Motorizado

Fernando Barreiros à conquista da Europa

Arranca dentro de duas semanas a Taça da Europa FIA de Bajas. E também o programa desportivo delineado por Fernando Barreiros para esta temporada desportiva, que parte à conquista da Europa. O piloto, que este ano terá como navegador Paulo Torres, irá levar a Isuzu D-Max preparada pela Prolama às cinco provas do ‘Europeu’, bem como a mais três ‘extra’. E o objectivo é claro: “Pontuar o mais possível e procurar conquistar o título europeu!” – como nos contou o próprio piloto, na sessão de apresentação dos seus planos…

“Sempre competi em todo terreno ao volante de viaturas praticamente de série, como aquelas que hoje estão homologadas em T2, mas a FIA tinha retirado este grupo das suas taças internacionais, seja mundial, ou europeia. Felizmente, este ano tudo isso foi alterado e o regresso dos T2 às competições mais importantes da FIA fizeram-me imediatamente pensar que era esta a oportunidade que procurava para alargar as minhas participações a um nível ainda mais internacional” – são palavras de Fernando Barreiros, sem dúvidas que um dos pilotos mais fieis à categoria que faz correr fora da estrada viaturas que mantêm uma forte ligação com os modelos de série.

Vice-Campeão de Portugal e vencedor da Taça Ibérica de T.T. em 2022, sempre na categoria T2, Fernando Barreiros renova o seu projecto “para partir à conquista da Europa”, como sublinhou ao apresentar estes planos, numa sessão que reuniu toda a equipa com patrocinadores e alguma imprensa. Foi ontem à noite, num jantar bem animado, a condizer com o nome do restaurante de Loures que abriu as portas para este evento: o Salero, “que é também um dos patrocinadores da equipa, juntamente com os lubrificantes polacos da Orlen Oil, a Isuzu Portugal, a Prolama, a Oli, a Autozitânia, a Consilcar, a Assistoeste Reboques e a Daylight”, enalteceu o piloto, salientando que “sem patrocinadores, mas também sem o suporte da imprensa, fundamental para a divulgação, nada disto poderia acontecer…” E o que vai acontecer é um passo ainda mais largo na carreira de Fernando Barreiros, que já soma mais de…três décadas de todo terreno.

“Como se diz no futebol, em equipa que vence não se mexe, pelo que mantemos a Isuzu D-Max T2 com que corremos nos últimos anos e o apoio técnico da Prolama”, adianta o piloto, explicando que “ambos conhecemos como ninguém os segredos desta pick-up, o que nos transmite a maior confiança perante o novo desafio europeu. Correr em T2 implica algo mais do que conduzir: não podemos nunca ignorar que uma viatura directamente derivada do modelo de produção em série tem limitações que um protótipo construído especificamente para a competição não tem, daí que teremos sempre de levar em conta os limites da resistência e acelerar de acordo com este compromisso.”

Acompanhado por um novo navegador, Paulo Torres, que nos confessou que só precisou “de uns minutos para responder afirmativamente ao convite” de Fernando Barreiros, o piloto da Isuzu começará a sua temporada na Baja Dehesa Extremadura, a meio de Abril. Será a prova de abertura da Taça da Europa FIA de Bajas, mas no início de Maio prosseguirá o seu plano com a presença na Baja TT Norte de Portugal, “que será a segunda prova do Troféu Ibérico”, a que também se candidata. Ainda em Maio, a 19 e 20, Barreiros e Torres irão até à Baja da Grécia, “uma prova que nos desperta a maior curiosidade e onde pensamos ir encontrar pisos mais suaves, pois dizem-nos que o percurso tem muitos troços de ralis, o que nos deverá permitir andar mais rápido, menos preocupados com a resistência”. No início de Julho a equipa irá aos ‘Guarda Racing Days’, iniciativa do Clube Escape Livre que sempre tem contado com Fernando Barreiros, que a meio de Agosto retoma o ‘Europeu’, com a terceira prova, na Hungria. “Talvez seja a prova mais dura da época, pois sabemos que se disputa num campo de treino militar, para carros de combate e embora a Isuzu seja robusta, está longe de ser um ‘tanque de guerra’, daí que teremos de estar preparados para superar as dificuldades sem desmontar o carro, nem comprometer o resultado”. Setembro vai começar com a terceira prova da Taça Ibérica, em Saragoça, para quase no final voltarem a correr em Portugal, de novo numa prova pontuável para as taças europeia e ibérica. A Baja TT Sharish Reguengos Mourão “é uma das provas que mais aprecio” – considera Fernando Barreiros – “e este ano a presença é ainda mais essencial, pois vai estrear-se no calendário europeu”. A temporada terminará a 20 de Outubro com “mais outra prova totalmente desconhecida” para o piloto: trata-se da Baja da Turquia, país que depois de 20 anos de ausência, volta a ter uma prova de todo terreno integrada no ‘europeu’. E quando chegarmos a Outubro, logo veremos o que resultou deste plano à conquista da Europa…

Texto: Alexandre Correia   Fotos: AIFA/Jorge Cunha

%d bloggers like this: