Notícias do Mundo Motorizado

Elfyn Evans vence na Croácia e coloca campeonato ao rubro

Com Craig Breen sempre no pensamento, a 4ª prova do WRC 2023 contou com mais um domínio da Toyota, mas desta vez com Elfyn Evans a triunfar saltando para a liderança do campeonato em conjunto com o seu colega de equipa Sébastien Ogier que, desta vez, ficou longe de poder lutar pelo pódio, devido a um furo sofrido demasiado cedo. Também o campeão Kalle Rovanpera perdeu demasiado tempo com um furo, acabando por gerir com Ogier quem seria o 4º classificado na prova croata. Já o pódio, foi preenchido por três marcas diferentes, com um competitivo Ott Tanak a chegar ao 2º lugar a 27,0 segundos de Evans e Esapekka Lappi a fazer as honras para a Hyundai ao conquistar a 3ª posição a 58,6 segundos do vencedor. A consternação na Hyundai foi evidente e até Thierry Neuville que pretendia dedicar uma vitória à memória do seu colega Craig Breen, acabou por abandonar devido a uma saída de estrada, na altura precisa em que comandava a prova, embora seguido de perto por Evans e Tanak.

Elfyn Evans já não vencia há cerca de ano e meio, um resultado que o relança na luta pelo título. Esta vitória contou também com um toque português, uma vez que o engenheiro responsável pelo Yaris Rally1 de Evans é Rui Soares. A Toyota acabou por preencher os três lugares seguintes ao pódio, conquistando importantes pontos para o campeonato de construtores. O campeão do mundo Kalle Rovanpera e Sébastien Ogier, ambos em Toyota Yaris GR Rally1, só não lutaram pela vitória porque perderam cerca de dois minutos com furos, logo no primeiro dia de prova. Apesar disso, Rovanpera conquistou a 4ª posição a 1m18,3 de Evans, enquanto Ogier foi 5º classificado a 1m28,0 do vencedor e a menos de 10 segundos do seu colega de equipa, o que poderá ter dado a entender alguma contenção do veterano Ogier em relação ao jovem campeão do mundo Kalle Rovanpera. A marca nipónica alcançou ainda o 6º lugar com Takamoto Katsuta mas já a 2m22,5 do vencedor, conseguindo assim quatro lugares entre os seis primeiros classificados. A M-Sport Ford, para além do excelente 2º lugar de Ott Tanak, alcançou o 7º lugar com Pierre-Louis Loubet a longínquos 4m22,6 do grande vencedor Elfyn Evans.


FRA Yohann Rossel FRA Dunand Arnaud  C3 Rally2

Entre os WRC2 o domínio completo pertenceu ao Citroen C3 Rally2 de Yohann Rossel, que liderou do princípio ao fim e desta vez bateu os Skoda Fabia RS Rally2 de Nicolay Gryazin, Oliver Solberg e Emil Lindholm. Rossel que já não participava no WRC2 desde Monte Carlo, construiu a sua vantagem no primeiro dia de prova, aguentando depois a pressão constante do russo Gryazin, que viria a terminar a prova apenas a 16,1 segundos de Rossel que estreou no Citroen C3 Rally2 evoluções bastante positivas.

Na Power Stage o belga Thierry Neuville foi o mais rápido para compensar a falta de pontos da classificação geral, seguido por Rovanpera, Ogier, Katsuta e Lappi. Antes do Vodafone Rally de Portugal, a próxima prova do WRC 2023 que se realiza de 11 a 14 de maio, Ogier conquistou dois triunfos (Monte Carlo e México), Tanak venceu na Suécia e agora Evans triunfa na Croácia, com três vitórias para a Toyota e uma para a M-Sport Ford. A classificação do WRC não podia estar mais emotiva antes da chegada a Portugal. O comando do campeonato de pilotos é repartido por Sébastien Ogier e por Elfyn Evans, ambos com 69 pontos, com Kalle Rovanpera a ocupar a 3ª posição a apenas 1 ponto, totalizando 68. Muito perto estão também Ott Tanak com 65 pontos e Thierry Neuville com 58 pontos. Entre os construtores a Toyota domina com 161 pontos, a Hyundai soma 132 e a M-Sport Ford 108 pontos.

%d bloggers like this: