Notícias do Mundo Motorizado

Raid COP|2023 na estrada de 1 a 4 de novembro

O Raid COP 2023, uma iniciativa do Classic Overland Portugal, realiza-se de 1 a 4 de novembro e ligará o Minho ao Algarve, em ritmo de passeio, por troços de terra, muitos deles, exigentes classificativas que compõem o mítico Rali de Portugal.

Destinado a veículos com mais de 20 anos com um nível de preparação obrigatório devidamente descrito em regulamento, o Raid COP 2023 é uma iniciativa que visa promover o espírito de aventura e companheirismo entre os participantes desta inédita atividade que se estreia em Portugal este ano.

Para todo o tipo de aficionados dos automóveis e aventuras em ambiente fora de estrada, o percurso do evento – com a duração de cinco dias – prevê, igualmente, a realização de duas provas de regularidade em circuito fechado, nomeadamente nas pistas de Ralicross de Lousada e Mação. As equipas serão obrigatoriamente constituídas por duas pessoas, um condutor e um segundo condutor/navegador.

  • De  Lousada a Quarteira pelos melhores trilhos de Portugal

O evento terá início com as verificações técnicas e documentais, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, a realizarem-se no Circuito de Lousada, às quais se seguirá o Briefing de presença obrigatória para todos os participantes do Raid COP.

A primeira etapa terá início no dia 1 de novembro às 8h com a primeira das duas provas especiais de regularidade histórica, a qual se realizará, como acima descrito, no traçado do circuito de Ralicross. A caravana apontará, de seguida, à Cidade Berço, Guimarães, onde está previsto chegar pelas 18h para pernoitar.

No dia seguinte, a segunda Etapa  terá início às 6h e levará a caravana de Guimarães até Penela, com chegada prevista, tal como no dia anterior, para as 18h. Nesta Etapa as equipas vão cumprir aquelas que são algumas das míticas especiais do Rali de Portugal, nomeadamente da zona de Fafe e Arganil.

 Já no dia 3, a terceira etapa inicia-se às 7h e conduzirá a caravana até ao Alentejo, até à cidade de Évora, tendo esta tirada uma paragem na pista de Autocross de Mação para mais uma prova de regularidade.

 A quarta e última etapa tem partida agendada para as 7h de Évora e chegada prevista a Quarteira, no Algarve, às 18h, onde decorrerá o jantar de encerramento e de entrega de prémios às 20h30

Além do convívio que se pretende promover em todo o evento, culminando com um jantar com todos os participantes no final do mesmo, todas etapas fora delineadas de forma que as equipas possam, no final de cada dia, fazer alguns ajustes que considerem necessários nos carros, com ou sem o apoio de equipa de assistência. Assim, o programa do evento foi ajusta no sentido de no final de etapa, em zona de parque (“tipo” ZA), cada formação possa rever a mecânica e prepara a Etapa seguinte.

  • Preparação simples, mas essencial

O regulamento da prova admite apenas a inscrição de veículos com 25 anos ou mais, contados a partir da data da primeira matrícula, e obriga à presença a bordo de equipamento Terratrip mecânico (conta metros) ou digital, tipo smartphone ou tablet, bem como de proteções de cárter e de depósito de gasolina.

A organização aconselha, também, que a suspensão da viatura seja elevada, no mínimo, em cinco centímetros. Para mais informação, não deixe de consultar o regulamento do Raid COP.

  • Programa Classic Overland Portugal – Raid COP 2023

1 de novembro – Verificações técnicas e Prova de Regularidade em Lousada

2 de novembro – Etapa 1 (Guimarães/Penela)

3 de novembro – Etapa 2 (Penela/Évora) – Com prova de regularidade em Mação

4 de novembro – Etapa 3 (Évora/Quarteira)

O evento termina com a entrega de prémios aos participantes (Classificação das provas de Regularidade) e com o jantar de encerramento.

Todas as informações disponíveis em: www.classicoverlandportugal.pt

ou através do Email: [email protected]

Contactos:

Frederico Gomes: 934 850 065 – [email protected]

Tito Morão: 918 400 001 – [email protected]

Arlindo Duarte: 916 184 520 –  [email protected]

%d bloggers like this: