Notícias do Mundo Motorizado

Kris Meeke vence o Rali de Castelo Branco

Kris Meeke e James Fulton venceram, de forma convincente, a edição de 2023 do Rali de Castelo Branco. A dupla do Hyundai i20 Rally 2 foi a única líder da competição e fechou esta participação com uma vantagem de 36,9s sobre Bernardo Sousa, que terminou no segundo lugar, e de 37,8s sobre José Pedro Fontes, que fechou no pódio.

Depois de ter ganho todos os troços no primeiro dia do Rali de Castelo Branco, Kris Meeke voltou a entrar com um excelente andamento na derradeira etapa da prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis. O piloto da Hyundai Portugal ganhou seis das oito classificativas do dia, entre as quais a Power Stage, e cimentou a posição que ocupou desde a especial inaugural do Rali de Castelo Branco.

Com a superioridade do norte-irlandês, as atenções viraram-se para a discussão do primeiro lugar. Aí, Ricardo Teodósio (Hyundai), Bernardo Sousa (Citroën) e José Pedro Fontes (Citroën) foram os protagonistas com especial destaque para o madeirense que segurou o lugar intermédio do pódio com uma vantagem de 0,9 segundos sobre Fontes. Teodósio, que tinha começado a derradeira etapa do rali da Escuderia Castelo Branco no segundo posto, teve um final para esquecer. Em dois troços, caiu para quarto lugar, posição em que fechou a sua participação.

Ainda sem conseguir tirar o melhor partido do Skoda Fabia Rally2, o campeão nacional em título, Armindo Araújo, não foi além do quinto lugar mas conseguiu, ainda assim, recuperar alguns pontos para o líder do campeonato, Miguel Correia. O jovem que corre com um Skoda Fabia Rally 2 evo teve um fim-de-semana difícil e não foi além do sexto posto. Com este resultado, Correia cedeu terreno para todos os adversários directos, mas deixa a Beira Baixa na frente da classificação do campeonato.

“O rali correu muito bem. Foram dias longos. Gostei do final à noite, mas faz com que as etapas sejam ainda mais longas. Talvez esteja a ficar velho (risos), mas correu tudo bem. Os travões nunca funcionaram na perfeição, mas hoje senti menos esse problema e o resultado é muito positivo”, afirmou o vencedor do Rali de Castelo Branco, Kris Meeke.

“O rali é bom. Foi difícil. Foi a primeira vez que aqui corri com o Citroën C3. Não fazia esta prova há dois anos e acabar no segundo lugar é bastante positivo”, explicou Bernardo Sousa.

José Pedro Fontes mostrou-se resignado com a terceira posição, depois do início menos positivo. “Entrámos mal e hoje fizemos um excelente segundo dia. Mas na última especial acabámos por perder tudo aquilo que tínhamos amealhada. É o que é”, disse.

No Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, Hugo Lopes garantiu o triunfo com o seu Peugeot 208 Rally4. A equipa entrou no segundo dia de prova apostada em lutar pela vitória e logo no troço que abriu a etapa, chegou à liderança da classificação. Lopes esteve num aceso despique com Ricardo Sousa, mas acabou por levar a melhor quando o seu adversário teve um acidente que o levou à desistência. Além do triunfo nas duas rodas motrizes, Hugo Lopes ainda garantiu o primeiro lugar no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis.

Entre os Clássicos, Nuno Mateus ditou a sua lei. No Campeonato Promo de Ralis, Adruzilo Lopes foi o mais forte em Castelo Branco, enquanto no Promo Centro, o triunfo foi para Fernando Teotónio e Fábio Santos impôs-se no Start Centro.

%d bloggers like this: