Notícias do Mundo Motorizado

Sergi Pérez / Lorena Romero conquistam PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

Sergi Pérez e Lorena Romero conquistaram hoje o título de ‘Campeões’ de 2023 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, depois de vencerem o RACC Rally Catalunya / Costa Daurada – Rally de España, a última jornada da Temporada 6 da copa ibérica coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o apoio logístico e desportivo da Sports & You.

Com a dupla catalã a entrar em força, vencendo os dois troços do primeiro dia de rali, houve apenas que gerir o ritmo a partir da altura em que ambos souberam do abandono de Pedro Antunes, o único adversário ao título de Pilotos, logo no primeiro troço de hoje, segundo dia do rali.

Com este resultado, Pérez e Romero sucederam a Diego Ruiloba e a Andrés Blanco, garantindo o Grande Prémio Final da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, que lhes permitirá realizar, no próximo ano, uma época de ralis em Portugal ou em Espanha, num carro da categoria Rally2, ou mesmo no Campeonato da Europa de Ralis, com uma viatura Rally4.

Terminou, assim, uma luta que durou do primeiro ao último rali desta Temporada 6, composta por três provas em Portugal e outras tantas em Espanha, divididas em pisos de terra e asfalto, sempre assentes no competitivo PEUGEOT 208 Rally4, máquina saída dos ateliers da Stellantis Motorsport.

Pedro Antunes ou Sergi Pérez? O primeiro era, à partida desta derradeira jornada da copa ibérica de 2023, o líder provisório do ranking de Pilotos da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, mas com uns magros 4,4 pontos de vantagem sobre Sergi Pérez, aquele que era o seu único adversário ao título, situação que fazia antever um rali de enorme adrenalina na luta pelos melhores tempos, pela liderança e de expectativa face ao resultado final.

Ambos entraram, por isso, ao ataque logo no primeiro dia, uma etapa corrida ontem e composta por dois troços, em que Pérez registou os dois melhores tempos, cavando um fosso de 20 segundos para o piloto luso, em parte devido a um furo deste último.

Decidido a recuperar terreno, Antunes entrou na ES3 (o primeiro troço de hoje) claramente ao ataque, mas uma pancada mais violenta numa pedra quebrou um tirante da direção, colocando-o fora da prova, num final inglório para quem, durante toda a temporada, liderou a contenda. Aliás, essa mesma pedra provocaria outros estragos, também obrigando Joosep Nögene a abandonar com a transmissão partida, piloto estónio que estava em luta direta com Aleksandr Semenov, concorrente russo que entretanto abandonava depois de capotar nesse mesmo troço.

Pérez teve, a partir daí, de gerir os esforços, controlar a natural ansiedade que invadia o cockpit do PEUGEOT 208 Rally4 #24 e deixar o rali correr em sua vantagem, até atingir o pódio final montado em Salou, para, aí sim, festejar já sem qualquer pressão a conquista do tão desejado título.

“Eram enormes as expectativas, mas também os receios face ao andamento que o Pedro demonstrou ao longo do ano, mesmo nas provas feitas aqui em Espanha. Infelizmente essa luta não durou até final, mas estou naturalmente satisfeito como título agora alcançado, que era, afinal, o nosso objetivo último”, referiu no final da prova Sergi Pérez, o mais recente ‘Campeão’ da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. ”Quero dar os parabéns à Lorena, com quem divido esta conquista, e à minha equipa Mavisa Sport, que nos soube sempre preparar e entregar um 208 Rally4 fantástico, permitindo-nos chegar a este resultado final. Também aos meus patrocinadores, à minha família e aos meus fãs, que sempre me apoiaram e incitaram, nos troços de Portugal e Espanha”.

Para o palmarés do rali fica registada a vitória de Sergi Pérez / Lorena Romero na vertente da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, eles que terminaram os 123,39 quilómetros cronometrados, das 9 Especiais em terra deste RACC Rally Catalunya / Costa Daurada – Rally de España 2023, que se correram entre a tarde de ontem e todo o dia de hoje.

Este segundo sucesso do ano foi conseguido com uma vantagem de 12,1 segundos sobre o Alex ‘Sito’ Español / Patricia Saiz, dupla que esteve em alta num rali em que garantiram os cinco melhores tempos em troços, incluindo a pontuação extra com o melhor crono na Power Stage (ES6). Os mais rápidos nos restantes quatro troços foram os futuros / novos ‘Campeões’ da copa ibérica.

No pódio festejou-se, também, o terceiro lugar da dupla Luis Morais / Paulo Silva, o seu melhor resultado de sempre na copa, à frente dos rookies Oleg Fleganov / Aleksei Krylov, dupla russa que integrou o pelotão da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA neste último rali.

PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 – RACC Rally Catalunya / Costa Daurada – Rally de España 2023 – Classificação Geral (Final)*

1º Sergi Pérez (1º Júnior) / Lorena Romero, 1h31m50,0s – Mavisa Sport

2º Alex ‘Sito’ Español (2º Júnior) / Patricia Saiz Ruiloba, a 12,1s – Calm Competició

3º Luis Morais / Paulo Silva, a 9m55,03s – PT Racing

4º Oleg Fleganov / Aleksei Krylov, a 12m18,6s – Mavisa Sport

Desistências: Pedro Antunes / Mário Castro – PT Racing (na ES3); Aleksandr Semenov (Júnior) / Aleksei Ignatov – Mavisa Sport (na ES3); e Joosep Nogëne (Júnior) / Aleks Lesk – PT Racing (na ES3). Todos em PEUGEOT 208 Rally4

* Classificação provisória até à publicação dos resultados oficiais pela organização da prova.

PONTUAÇÕES FINAIS DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

Terminada esta Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA ficou assim o escalonamento final das diferentes categorias:

– PILOTOS – ‘Campeão 2023’: Sergi Pérez (122 pontos); 2ºPedro Antunes (94); 3º Alex ‘Sito’ Español (74); etc. Estão classificados mais 26 Pilotos.

– NAVEGADORES – ‘Campeã 2023’: Lorena Romero (122); 2º Vitor Hugo (94); 3º Adrián Varela (49,00) etc. Estão classificados mais 27 Navegadores.

– EQUIPAS – ‘Campeã 2023’: 1º Mavisa Sport (203,4 pontos); 2º PT Racing (149,6);3º Racing 4 You (42); etc. Estão classificadas mais 5 Equipas.


PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA
– GALERIA DE ‘CAMPEÕES’ 2018-2023

TemporadaPilotoNavegadorEquipa
#6: 2023Sergi PérezLorena RomeroMavisa Sport
#5: 2022Diego RuilobaAndrés BlancoTerraTraining
#4: 2021Alejandro CachónAlejandro ‘Jandrín’ LopezThe Racing Factory
#3: 2020Pedro AntunesPedro AlvesGC Motorsport
#2: 2019Daniel BerdomásDavid RiveroTRS Rally Team
#1: 2018Robert BlachJosé MuradoRaceSeven
TemporadaTaça JuniorTaça Ladies
#6: 2023Sergi Pérez
#5: 2022Diego Ruiloba
#4: 2021Alejandro Cachón
#3: 2020Alejandro Cachón
#2: 2019Josep BassasNabila Tejpar
#1: 2018Robert BlachNabila Tejpar
%d bloggers like this: