Notícias do Mundo Motorizado

Lamborghini Huracán STJ: “A última dança”

A Automobili Lamborghini apresenta o Huracán STJ, uma edição limitada a dez unidades, e a derradeira celebração do superdesportivo equipado com o motor V10, um ícone da engenharia do fabricante de automóveis de Sant’Agata Bolognese.

O motor V10 naturalmente aspirado é um símbolo da história de Automobili Lamborghini, que contribuiu para o sucesso da família Huracán, apresentada pela primeira vez em 2014, e que, em finais deste ano, será substituída por um superdesportivo totalmente novo, equipado com um sistema de propulsão híbrido.

Com um design baseado no do Huracán STO[1], o STJ representa o pináculo da performance alcançado na história da família Huracán, graças à introdução de um pacote exclusivo, concebido para melhorar ainda mais o espírito da competição do Huracán STO. STJ significa Super Trofeo Jota: Super Trofeo presta homenagem ao campeonato monomarca da Lamborghini, criado em 2009, enquanto que Jota refere-se ao Anexo J do Regulamento da FIA, que estabelece as especificações dos carros de corrida, e a uma longa tradição de modelos Lamborghini desenvolvidos para circuito, começando no Miura SVJ, e continuando com o Aventador SVJ.

O Huracán STJ destaca-se graças ao seu pacote aerodinâmico específico, desenvolvido pelos técnicos da Lamborghini Squadra Corse, aproveitando o know-how adquirido ao longo de dez anos no topo das competições de Gran Turismo. A sofisticada aerodinâmica do STJ foi ulteriormente melhorada com a incorporação do icónico “cofango”: dois apêndices aerodinâmicos (flicks) em fibra de carbono totalmente novos – ao passo que o ângulo da asa traseira foi aumentado em 3° por comparação com o modelo de série, para garantir um aumento de 10% da carga aerodinâmica, mantendo o veículo perfeitamente equilibrado.

Tal como o STO, o Huracán STJ oferece uma potência máxima de 640 cv às 8000 rpm, e um binário de 565 Nm (às 8000 rpm), geridos por uma caixa (LDF – Lamborghini Doppia Frizione) de dupla embraiagem e 7 velocidades, combinada unicamente com a tração traseira.

A aderência mecânica foi significativamente aumentada graças a um conjunto de quatro amortecedores ajustáveis derivados da competição, que substituem os amortecedores ativos incluídos de série. Os amortecedores são reguláveis em quatro vias, para otimizar a extensão e a compressão, tanto em altas como em baixas frequências, dando total liberdade de escolha na afinação, em função das características da pista. As características especiais dos amortecedores permitem utilizar uma menor firmeza da mola, ao mesmo tempo mantendo um ótimo controlo dinâmico do automóvel, e aumentando a precisão da direção. Para maximizar a dinâmica de condução, foram desenvolvidos pneus especiais Bridgestone Potenza Race, fabricados com um composto específico de alta aderência, e montados em jantes de 20″ com porca de fixação central.

Estes atributos técnicos permitiram uma melhoria de mais de um segundo no tempo por volta no Nardò Technical Center Handling Track, por comparação com o Huracán STO.

O carácter desportivo e a exclusividade do modelo estão refletidos também na estética, com duas diferentes opções de configuração e decoração, concebidas pelo Lamborghini Centro Stile. A primeira combina a cor de carroçaria Grigio Telesto (cinzento) com o tejadilho Nero Noctis (preto), e detalhes em Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco), enquanto que o habitáculo é caracterizado pelos bancos em Alcantara Nero Cosmus (preto), com detalhes em pele, e costuras contrastantes Rosso Alala (vermelho). A segunda configuração combina a cor de carroçaria Blu Eliadi (azul) com tejadilho Nero Noctis (preto), e detalhes em Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco). Ambas as versões contam, igualmente, com uma placa especial numerada em fibra de carbono com a inscrição “1 de 10”. Adicionalmente, existe a opção de adicionar uma placa personalizada no lado do passageiro, se assim for desejo do cliente.


[1] Valores de consumo y emisiones del Huracán STO; Consumo de combustible combinado: 13,9 l/100 km (WLTP); Emisiones de CO₂ combinadas: 331 g/km (WLTP)

%d bloggers like this: