
Nenhum adversário pôs em causa os resultados, mas o certo é que as vitórias dos portugueses nesta 41ª Baja Aragón foram postos em causa pelos Comissários Técnicos…
Após a chegada, e conforme é regra, as viaturas vencedoras foram sujeitas a uma nova verificação, por parte dos Comissários Técnicos. E nessa inspecção, foram detectados apenas não conforme os regulamentos quer na Toyota Hilux de João Ferreira/Filipe Palmeiro, quer no Polaris de Gonçalo Guerreiro/Joel Lutas. Conforme os documentos emitidos pelo Colégio de Comissários Desportivos, que aqui reproduzimos, ambas as irregularidades eram passíveis de desclassificação e até sair o veredicto final, não temos dúvidas que a festa dos portugueses foi tensa.
No caso da Toyota de João Ferreira, estava em causa um curso de suspensão traseira que ultrapassava os 350 mm estabelecidos como máximo. Os Comissários Técnicos realizaram diversas medições, utilizando três aparelhos diversos, encontrando sempre variações entre 0 e 4 mm. De acordo com o relatório, “em princípio, estes desvios resultam na desclassificação”, mas conforme é escrito no mesmo relatório, “como as flutuações entre as várias medições foram muito óbvias, os Comissários decidiram suspender a desclassificação até ao final” desta temporada de 2025 do Campeonato do Mundo de Rali-Raids e das Taças FIA de Bajas. Ou seja, se esta situação voltar a ocorrer, a pena suspensa é desactivada e a desclassificação torna-se efectiva. Temos a certeza de que isso não sucederá, já que o aviso está feito!…
Quanto ao Polaris de Gonçalo Guerreiro, verificou-se que os cilindros da travagem são provenientes de fornecedores diversos e um deles não está sequer registado no catálogo das peças da homologação apresentada à FIA pela Polaris. Neste caso, contudo, uma vez que esta disparidade não implicava qualquer vantagem, a decisão ficou-se pela aplicação de uma multa de 2500€ à Polaris, responsabilizando o fabricante por esta infracção e deixando o piloto totalmente ilibado desta situação! Foi, pois, um desfecho tenso, mas feliz, o desta Baja Aragón…