Notícias do Mundo Motorizado

Luís Portela Morais estreia-se na categoria Ultimate na Baja Aragón

O bp Ultimate Adventure Team ruma este mês a Teruel, em Espanha, para disputar a 42ª edição da Baja Aragón, uma das provas mais duras do calendário internacional de todo-o-terreno e etapa pontuável para a FIA World Cup e para a FIA European Baja Cup for Cross-Country Bajas. A prova, inicialmente marcada para julho, teve de ser adiada devido à alerta máxima de incêndios florestais que, na altura, colocou em risco a região aragonesa, tendo a organização conseguido reagendar o evento, mantendo o mesmo formato e sede, para os dias 11 a 13 de setembro.

Luis Portela Morais

Luís Portela Morais é a grande novidade da equipa. O piloto vai estrear-se na categoria Ultimate, ao volante de uma Toyota T1+, deixando para trás os buggys com que tem competido para se sentar pela primeira vez em competição numa das viaturas mais rápidas e tecnológicas do rally-raid mundial. Ao seu lado estará o experiente navegador Carlos Jorge Mendes.

“É com muito entusiasmo que anuncio que me vou estrear na Categoria Ultimate na Baja Aragón, numa corrida onde irei seguramente aprender muito, mas onde também me quero divertir e desfrutar desta oportunidade de pilotar uma carrinha que é um autêntico Fórmula Um”, afirma Luís Portela Morais, que sublinha o esforço feito para reunir os apoios necessários ao projeto. “Depois de vários meses parado consegui reunir os apoios para este desafio, acrescentando um novo patrocinador ao importantíssimo apoio da bp Ultimate. Para a semana vou para Espanha fazer um dia completo de testes com a Toyota para me habituar a um mundo completamente novo para mim. Apesar de já ter guiado esta carrinha por duas vezes, será a primeira vez que o farei em competição.” O piloto deixa ainda uma nota sobre o que poderá vir a seguir: “Estou super entusiasmado por ter esta oportunidade e depois de Aragón e em função de como as coisas correrem, se verá que novos planos poderão ser equacionados.”

Goncalo Guerreiro

A acompanhar Portela Morais estará Gonçalo Guerreiro, que chega a Teruel pela terceira vez consecutiva, mas com um novo desafio pela frente. Depois de duas vitórias seguidas na categoria SSV, o piloto sobe agora à exigente Challenger, ao comando de um Taurus T3 Evo Max, integrado na estrutura da Nasser Racing Team, com o qual poderá lutar tanto pelos lugares cimeiros da sua categoria como, eventualmente, por um lugar de destaque na classificação geral. Guerreiro terá como navegador Pablo Moreno.

“Estou muito entusiasmado por voltar a Espanha, onde nas últimas duas edições fui muito feliz, pois consegui vencer na categoria SSV em ambas as vezes. Desta vez surgiu a oportunidade de competir na categoria Challenger integrado na estrutura da Nasser Racing Team, tal como aconteceu no ano passado. É uma aposta da Taurus, da Webers e da Nasser Racing Team, e estou muito feliz por fazer parte deste projeto para esta prova. O Taurus é um carro que conheço muito bem, já competi com ele anteriormente e sei exatamente o que posso esperar”, declara Gonçalo Guerreiro.

A Baja Aragón é reconhecida pela exigência dos seus troços, que combinam pistas por vezes demolidoras com secções de alta velocidade, sendo um dos eventos mais prestigiados do rally-raid europeu desde a sua criação, em 1983. A prova já coroou nomes como Ari Vatanen, Jacky Ickx, Stéphane Peterhansel ou Nasser Al-Attiyah, e, na edição de 2025, foi a dupla portuguesa João Ferreira e Filipe Palmeiro que subiu ao lugar mais alto do pódio, um resultado que reforça o interesse português por esta prova espanhola.

A edição de 2026 arranca a 11 de setembro com o prólogo, um troço de 6,46 km que definirá a ordem de partida para a primeira etapa, disputada no dia seguinte e que soma 375,90 km cronometrados pelas pistas da Sierra de Albarracín e de Jiloca. A prova encerra a 13 de setembro com uma segunda etapa de 162 km, perfazendo um total de 544,36 km cronometrados ao longo dos três dias de competição, com Teruel como epicentro de toda a ação.

Para o bp Ultimate Adventure Team, esta é assim uma dupla oportunidade: a estreia de Luís Portela Morais na elite do todo-o-terreno, na categoria Ultimate, e a consolidação de Gonçalo Guerreiro num novo patamar de exigência, na categoria Challenger, ambos em representação de Portugal numa das provas mais respeitadas do rally-raid internacional.