Notícias do Mundo Motorizado

Lamborghini SCV12: Hiperdesportivo da Squadra Corse pronto para entrar em pista

O hiperdesportivo de utilização exclusiva em circuito da Lamborghini Squadra Corse, o Lamborghini SCV12, completou o seu programa de desenvolvimento e está agora pronto para entrar em pista para a sua estreia mundial, agendada para o verão de 2020.

Animado pelo motor V12 aspirado mais potente de sempre da Lamborghini, o SCV12 – desenhado pelo próprio Lamborghini Centro Stile – é capaz de superar os 830 cv, graças à sobrealimentação aerodinâmica a alta velocidade.

O SCV12 beneficia da competência da Lamborghini Squadra Corse nas corrridas de GT, que fez uso da sua experiência na competição para alcançar uma eficácia aerodinâmica e níveis de downforce mais elevados do que num carro de GT3. O capot dianteiro do SCV12 possui uma dupla tomada de ar, e uma nervura central que direciona o fluxo de ar para a conduta de admissão de ar forçado localizada no tejadilho. Uma solução que direciona a pressão de ar dinâmica, criada pelo movimento do veículo, de modo aumentar a pressão de ar estática no coletor de admissão do motor, assim criando um maior fluxo de ar no propulsor e aumentando a potência. Os claros propósitos do modelo, em termos de utilização exclusiva em pista e de eficácia aerodinâmica, são reforçados pelo proeminente repartidor dianteiro, pelas aletas laterais e pelas aletas verticais nas saias laterais, ao passo que na secção posterior encontra-se uma exclusiva asa traseira em fibra de carbono

and a central rib directing airflow to the ram-air intake scoop located on the roof. This directs dynamic air pressure created by the car’s movement to increase static air pressure in the engine’s intake manifold, creating greater airflow through the engine and increasing power. The car’s clear track intent and aerodynamic efficiency is further enhanced by the prominent splitter at the front, lateral flicks and vertical fins on the side sills, while at the rear is a custom-built carbon fibre rear wing.

Diversas particularidades do SCV12 foram especialmente desenvolvidas para este hiperdesportivo, que conta com soluções específicas oriundas da competição, idealizadas pelos engenheiros da Squadra Corse, incluindo um novo châssis integralmente em fibra de carbono, que permite obter uma mais favorável relação peso/potência, bem como o melhor comportamento e a melhor experiência de condução em circuito.

O ligeiro chassis de tração traseira incorpora uma caixa sequencial de seis velocidades enquanto elemento estrutural do mesmo, assim reduzindo o peso e favorecendo a repartição de massas. A suspensão traseira com sistema pushrod está diretamente instalada na caixa de velocidades, sendo a potência transmitida à pista através de pneus slick Pirelli especialmente desenvolvidos para o efeito, montados em jantes de magnésio (de 19” na frente, e de 20” atrás).

O SCV12 será integralmente montado na fábrica da Lamborghini Squadra Corse em Sant’Agata Bolognese, enquanto edição limitada. Os seus clientes tornar-se-ão membros de um clube muito exclusivo: irão participar em programas de pilotagem avançada em alguns dos mais prestigiados circuitos do mundo, com a assistência técnica dos engenheiros da Squadra Corse e a especial monitorização de Emanuele Pirro, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e Consultor de Projetos Especiais da Lamborghini Squadra Corse.

%d bloggers like this: