Notícias do Mundo Motorizado

Suzuki entra numa nova dimensão com o ACROSS

O Suzuki ACROSS chega ao mercado Português para marcar um antes e um depois na história da empresa japonesa no nosso país. À estética desportiva, ao design sofisticado e elevado conforto de condução, adiciona-se o desenvolvimento tecnológico para reduzir à mínima expressão o consumo de combustível e as emissões de poluentes e alcançar um desempenho de elevado nível.

Os 225 kW (306 CV) de potência máxima combinada do novo ACROSS deixam claro que a Suzuki está preparada para enfrentar as mudanças que se vão sucedendo no mundo automóvel, onde a eletrificação se tornou o próximo passo. No modo cem por cento elétrico, o ACROSS oferece uma autonomia de 75 quilômetros e atinge os 135 km/h; tudo isso sem consumir uma única gota de combustível e com a possibilidade de poder usufruir de alguns benefícios fiscais, comparando com a aquisição de viaturas movidas a combustíveis convencionais.

Estética diferenciadora

O novo Suzuki ACROSS possui uma imagem elegante, reafirmada pelas formas compactas da sua carroçaria. A dianteira incorpora uma grelha hexagonal de generosas dimensões, onde os sofisticados faróis com tecnologia LED, o emblema da marca e as luzes de nevoeiro estão integrados na perfeição. O protetor inferior, em tom cinza, percorre o pára- hoques e realça o seu design desportivo.

De perfil, a acentuada elevação da cintura flui para trás. As formas angulares das cavas das rodas, reforçadas pelas proteções laterais que percorrem todo o veículo, conferem personalidade e elegância ao conjunto. Na traseira, o teto termina num spolier, beneficiando a sua aerodinâmica. Outro elemento chave são as jantes de liga leve de 19 polegadas, disponíveis de série. O ACROSS oferece seis tons de pintura da carroçaria: Branco Cristal Pérola, Prata Metalizado, Preto Mica, Vermelho Mica, Cinza Metalizado e Azul Dark Mica. 

Tecnologia Plug-in Hybrid

O sistema de propulsão do novo Suzuki ACROSS é composto por uma mecânica atmosférica a gasolina, de 2,5 litros de cilindrada e dois motores elétricos, alojados de forma independente em cada eixo. Em conjunto, oferecem uma potência máxima combinada de 225 kW (306 CV), o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

O motor térmico de injeção dupla possui 2.487 cm3 e desenvolve uma potência de 136 kW (185 CV) às 6.000 rpm e um binário de 227 Nm entre as 3.200 e 3.700 rpm. A sua principal missão consiste em carregar a bateria e auxiliar o motor elétrico dianteiro quando se conduz a elevada velocidade.

A bateria de íon-lítio, com capacidade de 18,1 kWh, fornece energia aos motores elétricos e é arrefecida pelo mesmo líquido que arrefece o sistema de ar condicionado. Localiza-se sob o piso, no centro do veículo, de forma reduzir o centro de gravidade, conseguir uma melhor distribuição dos pesos entre os eixos e melhorar a estabilidade de condução.

O motor elétrico no eixo dianteiro desenvolve uma potência de 134 kW (182 CV) e 270 Nm de binário. Principalmente, alimenta o veículo quando ele circula em modo totalmente elétrico, embora também se sobreponha à mecânica a gasolina para oferecer o nível de potência mais elevado.

De outra forma, o motor traseiro oferece 40 kW (54 CV) e um binário de 121 Nm. É automaticamente ligado quando distintos sensores detetam a menor diferença de rotação entre as rodas, para permitir funcionar a tração 4×4 e garantir a
transmissão da potência do motor ao solo.

Gestão de energia

O novo Suzuki ACROSS permite selecionar um dos três modos funcionamento, EV, Auto EV/HV y Charge Hold, mediante uns botões alojados na consola central, junto ao seletor de mudanças. Em condições normais de utilização, quando o condutor coloca o veículo em andamento, ativa-se por defeito o modo EV (Eletric vehicle) e apenas os motores elétricos dão energia ao veículo, mesmo em aceleração total. Neste modo, o ACROSS atinge até 75 km de autonomia apenas com energia elétrica e pode atingir a velocidade máxima de 135 km/h.

Se a função Auto EV/HV estiver ativada, a gestão eletrônica do motor decide, de forma autônoma, como utilizar todo o conjunto mecânico, de acordo com as necessidades do condutor.

O modo Charge Hold preserva a carga da bateria para utilizar posteriormente e otimiza a regeneração de energia, ao levantar o pé do acelerador, para recarregar a bateria.

Controle de condução

O sistema de tração 4WD E-Four é gerido pelo controle eletrônico integrado AWD Integrated Management (AIM) que distribui a potência entre os dois eixos, na proporção de 100% para o eixo dianteiro ou até 80% para o traseiro, se necessário. Para desfrutar em todos os tipos de superfícies, o novo Suzuki ACROSS incorpora um seletor circular para escolher um dos modos de condução: ECO, NORMAL, SPORT e TRAIL. Em todos eles a gestão eletrônica controla a resposta do acelerador e a transmissão automática, a sensação da direção assistida e a
travagem.

No modo TRAIL, a eletrônica também controla o diferencial para garantir a máxima capacidade de tração e o controle total do veículo em superfícies de baixa aderência, para além de ativar os travões, de forma seletiva, nas rodas que
patinam.

Em definitivo o ACROSS combina as prestações de um veículo 4×4 com uma extraordinária dinâmica de condução e um excelente conforto de andamento.

Equipamento Premium

No interior do Suzuki ACROSS, foi prestada especial atenção a todos os detalhes de forma a transmitir luxo, conforto e habitabilidade. A posição de condução é dominada pelo volante multifunções, aquecido, com acabamento em pele e costuras de linha vermelha. À sua direita, pode ver o ecrã de 9 polegadas, com controlo táctil, do sistema de infotainment, compatível com os protocolos dos smartphones Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.

Os bancos com ar desportivo suportam o corpo dos ocupantes na perfeição. São forrados em pele com costuras vermelhas, assim como o painel de instrumentos, e tanto a frente como a traseira são aquecidas. Para além disso, o banco do condutor inclui regulação elétrica. Todos os materiais usados e a qualidade da montagem deixam claro quais são as reivindicações da Suzuki e do novo ACROSS.

Mesmo com bancos dianteiros e traseiros espaçosos e confortáveis, a bagageira oferece uma capacidade de 490 litros, espaço suficiente para transportar toda a bagagem, sem problemas. No lado direito, estão incluídas ligações elétricas para conexão de distintos dispositivos.

Segurança avançada 

Para finalizar, o Suzuki ACROSS está equipado com as mais recentes ajudas eletrônicas à condução, de onde se destaca, entre outros, os sistemas de PréColisão (PCS), Reconhecimento de sinais de trânsito (RSA) a manutenção de trajetória (LTA), o controle de velocidade dinâmico (DRCC), o alerta de tráfego posterior (RCTA) ou a deteção de ângulo morto (BSM).

Preço e data de lançamento

O preço do novo Suzuki ACROSS 2.5L PHEV GLX AWD, incluindo campanha de lançamento é de 56.822 euros. O início de comercialização será no próximo mês de outubro.

%d bloggers like this: