Notícias do Mundo Motorizado

DS 4: A tecnologia transforma-se em requinte

Num contexto limitativo de saúde pública sem precedentes, a DS Automobiles é uma marca rentável, registando crescimentos constantes nas suas quotas de mercado a nível mundial. Continuando a acelerar o seu processo de desenvolvimento, apresenta agora o DS 4, com ‘savoir-faire’ reconhecido e um nível único de especialização no campo da eletrificação, numa nova proposta para o segmento C-Premium que aposta no requinte e na engenharia de vanguarda para conquistar novos clientes.

«O DS 4 foi concebido para redefinir as grandes linhas do segmento C-Premium. Destina-se a consumidores atraídos por dois tipos de silhuetas: os novos SUV-Coupé aspiracionais e as berlinas compactas tradicionais. Ao longo de cada etapa de desenvolvimento,a ideia de atrair nestes dois segmentos orientou as nossas decisões.»

Marion David – Diretora de Produto, DS Automobiles

‘Design’ carismático que abre caminho ao conceito AERO SPORT LOUNGE

O DS 4 apresenta-se com proporções excecionais. Com uma largura de referência de 1,83 metros e rodas de grandes dimensões de 720 milímetros (jantes até 20 polegadas), para um comprimento compacto de 4,40 metros e uma altura de 1,47 metros, as dimensões são imponentes e conferem uma presença marcante.

«Ainda antes de traçarmos o primeiro esboço, trabalhámos, ao longo de dois anos, com os nossos engenheiros na definição da plataforma técnica. Quando iniciámos o processo criativo, tínhamos uma margem de manobra excecional para desenvolver um novo conceito. Inspirada no ‘concept’ DS AERO SPORT LOUNGE, a silhueta é única no segmento, com proporções antes nunca vistas. A linha é atlética, acentuadamente musculada, compacta e assente em rodas de grandes dimensões. Este é um automóvel aerodinâmico, eficiente e carismático.»

Thierry Metroz – Diretor de Estilo, DS Automobiles

A secção frontal é marcada por uma nova assinatura luminosa. Os elegantes e sofisticados faróis contam com o sistema DS MATRIX LED VISION que combina iluminação matricial e direcional. São acompanhados por luzes diurnas compostas por duas filas de LED de cada lado (98 LED no total). As DS WINGS ligam os faróis à grelha do radiador. De acordo com as versões, a grelha consiste numa estrutura de duas peças, com motivos em pontas de diamante, de dimensões diferentes, que se destacam numa grelha tridimensional. Acima desta, o longo capô confere à silhueta um impulso dinâmico.

O perfil combina fluidez e linhas afiladas. Puxadores de porta embutidos acompanham as superfícies esculpidas nos flancos. A relação entre o volume do perfil da carroçaria e as rodas de grande diâmetro (incluindo uma opção de jantes de 20 polegadas com inserções ‘aero’) é herdada do ‘concept’ DS AERO SPORT LOUNGE, conferindo-lhe, assim, uma presença incomparável.

Na traseira, o tejadilho alonga-se acentuadamente para baixo até ao óculo traseiro particularmente inclinado, com película de esmalte que sublinha um exterior de reconhecida elegância. A silhueta ganha tanto em estilo como em eficiência aerodinâmica. Os guarda-lamas traseiros revelam volume generoso, com curvas e arestas vivas na carroçaria que destacam o pilar C, este marcado por um apontamento em preto brilhante, com o emblema DS Automobiles incrustado. A secção traseira apresenta uma assinatura luminosa de nova geração, com um efeito escamado progressivo, gravado a laser.

A partir da mesma silhueta, o DS 4 tem a capacidade de se transformar. Com o DS 4, no fulcro da gama, a elegância assume um papel dominante graças ao ‘design’ específico dos para-choques, detalhes subtis cromados e um tejadilho em preto contrastante, de forma a conferir-lhe uma presença marcante.

O DS 4 CROSS, por seu turno, joga na perceção visual de um SUV, com um tratamento da parte inferior dos para-choques, realçada por uma proteção específica e pintura em preto mate. Os rebordos superiores dos vidros laterais em preto brilhante, uma grelha em preto brilhante, as jantes específicas, as barras de tejadilho e o próprio tejadilho na cor da carroçaria completam o conjunto. Como opções exclusivas, o DS 4 CROSS pode ser equipado com o sistema Advanced Traction Control, o qual garante uma melhor motricidade com modos de funcionamento Areia, Neve e Lama, bem como o Hill Assist Descent Control.

De cariz mais dinâmico, o DS 4 PERFORMANCE LINE oferece um acabamento exterior em preto, com um Pack Black (DS WINGS, barra entre as luzes traseiras, grelha e rebordo dos vidros laterais) e jantes específicas em preto, para além de um interior igualmente exclusivo.

A pureza e a fluidez do ‘design’ interior: confeção “manual”

O DS 4 apresenta um interior digital, fluido e ergonómico com integração intuitiva de cada elemento, tanto em função como em estilo. Esta fluidez é apoiada por inovações concebidas para assegurar total tranquilidade a bordo do DS 4.

A arte de viajar é ilustrada por uma nova distribuição de comandos, agrupados em três zonas de interação, para facilitar a experiência de utilização. O guilhochado Clous de Paris, inspirado na alta relojoaria, identifica e valoriza as seguintes características:

  • A secção em forma de sabre no tabliê agrupa os controlos do ar condicionado e o DS AIR: as saídas de ar invisíveis.
  • Os comandos dos vidros alinhados com os ventiladores laterais integrados nas portas.
  • O conjunto DS SMART TOUCH, um touchscreen de 5 polegadas com ligação ao DS IRIS SYSTEM, e o DS E-TOGGLE, um comando compacto da caixa de velocidades automática, situado na consola central.

As saídas de ar invisíveis DS AIR constituem um sistema de ventilação inovador com ventiladores centrais muito compactos em altura e equipados com aletas invisíveis. O fluxo de ar é separado por um cone, que efetua a direccionalidade ideal, tanto para cima como para baixo. Tudo funciona como num ventilador convencional, mas com uma eficiência otimizada. Por ser compacto na vertical, tem uma aparência integrada e sóbria, que permite que o desenho do tablier seja estruturado de forma fluida e requintada.

O interior do DS 4 foi concebido com duas zonas integradas: uma zona de contactos, apontada ao conforto, e uma zona de interações para as diferentes interfaces. O acabamento bicolor dos comandos de abertura das janelas foi concebido para melhorar a interação cognitiva.

Graças à combinação de diversos materiais, com diferentes tipos de couro, Alcantara®, carbono forjado, madeira e novas técnicas de confeção, o interior do DS 4 combina requinte e tecnologia.

Os bancos, que podem integrar ventilação e função de massagem nas versões em couro, possuem uma nova morfologia particularmente elaborada. A sua conceção inspira-se numa concha que cria uma nova zona de conforto formada numa única peça única, curvilínea e sem separações. Uma nova confeção envolve toda a espuma de alta densidade para alcançar um nível excecional de conforto. Mais largos e com uma morfologia em concha, os bancos proporcionam uma amplitude sem precedentes e um estilo inovador.

No interior bicolor, os bancos em couro granulado Gris Galet são acompanhados por elementos claros e suaves nas zonas de conforto, decorrente do couro granulado e do guilhochado Clous de Paris. Na parte superior que forma a zona de interação, as decorações são adornadas com madeira Brown Ash e couro Nappa Criollo Brown, de elevadíssima qualidade.

Símbolo do melhor ‘savoir-faire’ da DS Automobiles, o interior do nível de equipamento OPERA compõe-se por bancos em couro Nappa Criollo Brown confecionados em forma de bracelete, de desenho elaborado. As decorações em madeira Frêne Brun (Freixo Castanho) e amplas superfícies em couro Nappa Criollo Brown (Criolo Castanho) completam este universo luxuoso.

Com esta composição interior, os mestres estofadores foram ainda mais longe na integração do ‘savoir-faire’ francês: as costuras fechadas, em que cada ponto se encontra na superfície do couro, realçam os contornos dos revestimentos em couro dos painéis das portas. Esta é uma das muitas intervenções “artesanais” dos interiores, tais como a escolha de decorações em madeira Frêne Brun (Freixo Castanho) ou a confeção dos volantes integralmente revestidos em couro.

A versão PERFORMANCE LINE acentua o dinamismo do DS 4. Vastas superfícies em Alcantara® cobrem o tabliê, painéis das portas e a consola central. Os bancos de alta densidade destacam-se pelo tecido trançado Basalte e Alcantara®, com costuras e pespontos específicos em dourado e carmesim. O braço inferior do volante integra uma peça única em carbono forjado.

A harmonia do interior vê-se também reforçada por uma iluminação ambiente indireta personalizável, concebida para valorizar os elementos laterais e contribuir para a serenidade do conjunto. O ambiente sonoro eleva-se por um sistema de alta-fidelidade FOCAL ELECTRA de 690 Watts e 14 altifalantes, complementado pela adoção de vidros laterais acústicos, naquela que é outra estreia no segmento.

Um sistema de purificação de ar garante uma proteção ativa do habitáculo, com sensores de partículas PM2.5 no interior e um detetor de poluição exterior. A gestão da entrada do ar é otimizada com a adição de um sistema de filtragem capaz de purificar o ar interior em apenas alguns minutos. A qualidade do ar é registada e exibida no ecrã central.

Tecnologia aumentada

Com base numa significativa evolução da plataforma EMP2, com 70% de peças novas ou exclusivas, o DS 4 oferece tecnologia híbrida ‘plug-in’ logo desde o lançamento do modelo, num sistema que debita 225 cavalos de potência e assegura mais de 50 quilómetros de autonomia em modo zero emissões (ciclo combinado WLTP). Além disso, o novo DS 4 destaca-se com um sistema de info-entretenimento de nova geração, ajudas à condução inéditas no segmento C-Premium e um inovador sistema de projeção de informação.

Eletrificação E-TENSE

Com um elevado nível modular, que permite acomodar diferentes soluções de motorização, a plataforma EMP2 apresenta-se numa nova evolução especificamente desenvolvida para o DS 4, com resultados positivos visíveis em matéria de desempenho e proporcionando, simultaneamente, mais liberdade criativa aos estilistas de forma a moldar uma silhueta de proporções inéditas.

Arquitetura

A arquitetura foi desenvolvida para atingir as proporções e o desempenho aerodinâmico desejados. A relação carroçaria/rodas, sem precedentes no segmento e no universo ‘premium’, deu origem a uma silhueta simultaneamente atlética e eficiente, onde se destacam um novo desenho de capô e o rebaixamento do conjunto capô/guarda-lamas, bem como do piso dos bancos traseiros.

Redução de peso

A nova evolução da plataforma EMP2 recorre a novos componentes em materiais compósitos, componentes estruturais estampados a quente e a elementos mais compactos, tais como a unidade de ar condicionado, o que liberta espaço para outros componentes. O volume da bagageira atinge os 430 litros, com acesso mãos-livres e abertura e fecho com comando elétrico.

Segurança

A nova evolução da plataforma EMP2 foi concebida para satisfazer as mais recentes e mais rigorosas normas regulamentares no domínio de colisões, sem comprometer o peso da estrutura.

Qualidades dinâmicas e acústicas

A noção de serenidade dinâmica, tão preciosa à DS Automobiles, é ainda mais acentuada no DS 4. A utilização de soluções técnicas avançadas como a soldadura e colagem (quase 34 metros de cordão de cola e pontos de soldadura aplicados na estrutura da carroçaria), bem como os elementos de ligação ao solo e os componentes da direção totalmente redesenhados, garantem um prazer de condução de referência, complementados pela otimização da resistência à torção da carroçaria e a um funcionamento exemplar da suspensão, tudo convidando a longas horas passadas ao volante.

Híbrido ‘plug-in’

Marca campeã de Fórmula E nas temporadas de 2019 e 2020, a DS Automobiles está na linha da frente em sistemas de motorização elétrica. A nova evolução da plataforma EMP2 foi desenvolvida para acomodar uma nova geração de motorizações híbridas ‘plug-in’ sem comprometer a habitabilidade ou o volume da bagageira. No DS 4, o sistema alia um motor sobrealimentado de quatro cilindros a gasolina, com 180 cv de potência, ao qual está acoplado um motor elétrico de 110 cv integrado na transmissão automática de oito velocidades e-EAT8, para uma potência total de 225 cv. Todo este conjunto é alimentado por uma bateria mais eficiente, com novas células mais compactas e de maior capacidade, conferindo ao novo DS 4 uma autonomia superior a 50 quilómetros em modo elétrico zero emissões (ciclo combinado WLTP).

O DS 4 será também proposto em versões a gasolina PureTech de 130, 180 e 225 cv e uma versão turbodiesel BlueHDi de 130 cv. Todos os motores possuem transmissões automáticas de oito velocidades. O DS 4 oferece, assim, uma vasta gama multi-energia com soluções particularmente eficientes, apoiadas por avançadas soluções aerodinâmicas.

Eficiência ao nível das rodas

Com medidas de rodas de 720 mm, o DS 4 oferece jantes até 20 polegadas. A principal oferta consistirá em jantes de 19 polegadas. Uma versão “Tall & Narrow” foi concebida especificamente para limitar as perturbações aerodinâmicas e reduzir as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, apresentar estilo e conforto excecionais. A elevada dinâmica é reforçada por uma redução de 10% no peso de cada jante (ou seja, 1,5 kg por roda) com inserções aerodinâmicas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Conectividade aplicada num interior fluido e digital

Em matéria de conectividade, a prioridade no novo DS 4 foi oferecer soluções que permitam que o condutor não tenha de desviar o olhar da estrada, o que se traduz numa inegável garantia de segurança acrescida. Designado DS EXTENDED HEAD-UP DISPLAY, este sistema de ‘head-up display’ estendido oferece uma experiência visual de vanguarda que constitui o primeiro passo para a realidade aumentada. Recorrendo a uma nova tecnologia imersiva, a informação indispensável à condução é projetada diretamente na estrada. Oticamente, os grafismos são exibidos quatro metros à frente do para-brisas, acompanhando o olhar do condutor numa diagonal de 21 polegadas, algo que é inédito no segmento. Informações essenciais, tais como velocidade, ajudas de condução, navegação e mensagens de alerta, ou mesmo a música que o condutor está a escutar ou a chamada telefónica que está a receber, são projetadas “na estrada”.

Esta tecnologia sensorial e experimental faz parte de uma oferta mais global, no núcleo de um sistema de informação e entretenimento de 10 polegadas totalmente redesenhado: o DS IRIS SYSTEM. O novo sistema utiliza ergonomia do tipo smartphone com uma interface táctil, fluida e reativa, com base em perfis e ferramentas (widgets) totalmente personalizáveis. As definições e preferências de visualização são automaticamente carregadas no arranque do veículo. A lógica de personalização permite a qualquer pessoa ajustar os conteúdos às suas preferências.

O DS IRIS SYSTEM pode ser controlado por comandos vocais e gestuais, integrando um assistente pessoal capaz de reconhecer o que é dito, para que o sistema execute os pedidos.

O conjunto é secundado por um novo sistema de controlo por gestos, DS SMART TOUCH, posicionado na consola central. Trata-se um ecrã para utilizar com a ponta dos dedos. Basta fazer um gesto para acionar uma das funções favoritas pré-registadas pelo utilizador. O ecrã também identifica movimentos comuns tais como o zoom-in e o zoom-out, bem com reconhecimento da escrita.

Para assegurar que o sistema e a sua cartografia estão sempre ao melhor nível, as atualizações serão feitas via cloud e em tempo real.

Dinâmica, conforto e tranquilidade – DS DRIVE ASSIST 2.0

Já disponibilizada nos modelos DS 3 CROSSBACK, DS 7 CROSSBACK e DS 9, a condução semiautónoma de nível 2 – o nível mais elevado atualmente permitido para circulação em estrada – recebe agora uma grande atualização no DS 4, sob a forma do DS DRIVE ASSIST 2.0.

O ‘cruise control’ adapta a velocidade de acordo com o trânsito, com a capacidade de parar e voltar a arrancar em situações de congestionamento de tráfego. O sistema também assegura o posicionamento preciso na faixa de rodagem escolhida pelo condutor.

O DS DRIVE ASSIST 2.0 do novo DS 4 está reforçado com novas funções: ultrapassagem semiautomática, adaptação da velocidade em curva e aviso antecipado da velocidade exibida nos sinais de trânsito.

O volante passa a contar com um sensor especial que deteta o nível de aderência das mãos do condutor no volante, para confirmar que este está atento, cabendo ao condutor o controlo permanente do veículo.

Os novos “Radar Corners” também permitem funções adicionais, tais como a monitorização do ângulo cego a longa distância (com um alcance de 75 metros) e o alerta de tráfego traseiro, para evitar uma colisão em situações de manobras de marcha-atrás.

Quando se fala de DS Automobiles fala-se, também, do conceito da serenidade dinâmica. No caso do DS 4, este conceito traduz-se em conforto de rolamento referencial. Um dos destaques vai para a suspensão pilotada DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, uma exclusividade no segmento graças à utilização de uma câmara. Colocada no topo do para-brisas, esta câmara visiona e antecipa as irregularidades da estrada, transmitindo dados a um microprocessador. Com quatro sensores de estabilidade e três acelerómetros, o sistema atua em cada roda de forma independente. Em função das informações recebidas, torna a suspensão mais firme ou mais suave, conforme as necessidades de amortecimento. O resultado é um conforto otimizado quaisquer sejam as condições do piso.

Outra tecnologia que permite à DS Automobiles destacar-se da concorrência é o sistema DS NIGHT VISION, proporcionando a melhor visibilidade da estrada e de eventuais perigos. Colocada na grelha do radiador, a câmara de infravermelhos deteta peões e animais até 200 metros, à noite e com pouca luz. O condutor visualiza os alertas no painel de instrumentos digital e no DS EXTENDED HEAD UP DISPLAY, o que lhe permite reagir atempadamente à situação.

Assinatura luminosa DS

Com uma nova geração de faróis DS MATRIX LED VISION, mais estreitos e de ‘design’ mais moderno, as tecnologias Matrix Beam e Dynamic Bending Light passam a estar combinadas no mesmo sistema, criando uma identidade mais distinta.

Os faróis DS MATRIX LED VISION são constituídos por três módulos LED, numa assinatura original da DS Automobiles:

  • O módulo interior do farol é utilizado para a função de luzes médias;
  • O módulo central consegue rodar num ângulo de 33,5 graus. O feixe de luz incide sobre as bermas da estrada e acompanha o olhar na descrição das curvas. Esta função é, simultaneamente, uma alusão aos faróis direcionais do DS de 1967;
  • O módulo exterior Matrix Beam funciona para a função de máximos, estando dividido em quinze segmentos que se ligam e desligam de forma independente, dependendo do tráfego que segue em sentido contrário e no mesmo sentido.

Estes faróis adaptam-se às condições de trânsito, ao ângulo do volante, à velocidade e às condições atmosféricas com cinco modos pré-definidos: Cidade, Estrada, Autoestrada, Chuva e Nevoeiro. O sistema permite conduzir permanentemente em luzes máximas sem provocar o encandeamento dos restantes utilizadores da estrada. Graças a uma câmara colocada na parte superior do para-brisas, estes faróis inteligentes adaptam automaticamente os feixes de luz, conseguindo alcançar quase 300 metros, sem provocar encandeamento.

Os faróis DS MATRIX LED VISION são acompanhados de novas luzes diurnas de maiores dimensões, compostas por um total de 98 LED. Para além da assinatura luminosa vertical facilmente identificável, estas luzes diurnas apresentam uma nova animação de boas-vindas quando o condutor aciona o fecho centralizado, de estilo mais tecnológico.

Ambiente

O DS 4 apresenta 95 por cento de materiais reutilizáveis e 85 por cento de peças recicláveis, pelo que 30 por cento do seu peso total é composto de materiais renováveis ou reciclados, divididos entre metais e polímeros. Na sua secção não visível, o tabliê é maioritariamente composto de cânhamo (20 por cento). Entre os materiais reciclados, o polipropileno, as fibras de poliéster e o elastómero são utilizados sob o chassis como deflectores, redutores de ruído ou apoios.

Sete cores

Estão disponíveis sete cores de carroçaria, incluindo dois tons novos – OURO CUIVRÉ, CINZENTO LAQUÉ – que se juntam às restantes cores: BRANCO PERLÉ, CINZENTO PLATINIUM, VERMELHO VELVET, BRANCO BRANQUISE e PRETO PERLA NERA.

O DS 4 está já a ser alvo de apresentações virtuais em todas as DS STORES da Europa, Ásia, América do Sul e África.

O lançamento comercial do DS 4 ocorrerá no quarto trimestre de 2021.