Notícias do Mundo Motorizado

Defender V8 Works regressa à aventura!

Ainda não tem data definida, mas o cenário, esse sim, não há dúvidas: serão os trilhos lamacentos de Eastnor Castle. Na propriedade onde há mais de meio século que são ensaiados todos os novos Land Rover, a marca vai organizar uma competição singular, que recupera o espírito do Camel Trophy. E para isso, serão fabricadas 25 unidades muito especiais do Land Rover Defender V8 Works, seja na versão 90, de três portas, seja mesmo na versão 110, de carroçaria longa e cinco portas. Para aumentar a semelhança com a lendária aventura que desapareceu em 2000, estas viaturas serão pintadas em ‘Eastnor Yellow’, com detalhes em ‘Narvik Black’. Mas o sonho tem um preço: a condição para participar é comprar um destes carros!…

Tudo tem um preço na vida. Já dizia um dos nossos antigos Primeiro-Ministro, que foi longe, muito longe, na vida: “Não há almoços grátis!” Partindo deste princípio, quem quiser participar na nova aventura que a Land Rover vai promover, não precisa de mais do que uma conta bancária recheada. Porque condição indispensável será adquirir uma das 25 unidades especiais do Defender V8 Works, que serão produzidas para dar corpo ao Land Rover Trophy.

lenda_defender
O LENDÁRIO DEFENDER VAI VOLTAR A EASTNOR CASTLE PARA A REALIZAÇÃO DO LAND ROVER TROPHY. ESTA SERÁ A MAIOR HOMENAGEM QUE PODÍAMOS ESPERAR, PARA CELEBRAR O ANTIGO CAMEL TROHPY

Land Rover Trophy é desafio para os Defender V8 Works

Construídas em Solihull, nas instalações da Land Rover Classic, as 25 unidades do Defender V8 Works ‘Trophy’ são animadas pelo motor V8 de 5,0 litros a gasolina, com 405 cv de potência. Apresentado em Janeiro de 2018, o Defender V8 Works foi proposto como uma ‘peça de colecção’ extraordinária, com produção limitada a 150 unidades, nas carroçarias 90 e 110. Com este motor atmosférico, a gasolina, de oito cilindros em V com 4999 cm3, o Defender V8 Works acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. E atinge uma velocidade máxima respeitável: 171 km/h reais.

Dotado de uma caixa automática ZF de oito velocidades, o Defender Works V8 monta uma suspensão com amortecedores e barras estabilizadoras específicas. Tal como os travões foram desenvolvidos especialmente para assegurar que também consegue parar com rapidez. Para isso, conta com discos de pinças com quatro pistões, sendo os dianteiros maiores (335 mm de diâmetro). A versão original deste modelo especial era proposta com jantes em liga leve exclusivas, de 18 polegadas de diâmetro, com pneus todo terreno 265/65R18. Mas a versão criada para o Land Rover Trophy recebe umas jantes em aço de elevada resistência e pneus 235/85R16.

Exteriormente, a carroçaria remete imediatamente a nossa imaginação para as viaturas que durante longos anos foram utilizadas no Camel Trophy. Além das jantes em aço, a pintura exterior é idêntica, numa combinação em que domina o amarelo ‘Eastnor’, com apontamentos em preto ‘Narvik’. O porta-bagagens no tejadilho, o guincho instalado à frente, as protecções inferiores, o arco de segurança exterior, a tomada de ar elevada e os pneus de lama são alguns detalhes do equipamento exterior.

Mas se é pensado para a aventura, isso não quer dizer que o Defender V8 Works prescinda do equipamento que faz desta uma das versões mais ricas do antigo Defender. Por exemplo, todos os revestimentos do interior são em couro ‘Windsor’ preto. Os bancos, de desenho desportivo, são fornecidos pela Recaro. E o relógio, no centro do tablier, foi especialmente desenhado por Elliot Brown.

Três dias de competição nas pistas de Eastnor Castle

pistas_de_eastnor_castle
POR DIVERSAS VEZES, A PROPRIEDADE DE EASTNOR CASTLE ABRIU OS PORTÕES PARA ACOLHER AS SELECÇÕES DOS PARTICIPANTES NO CAMEL TROPHY. AGORA, VÃO RECEBER AS 25 EQUIPAS DO NOVO LAND ROVER TROPHY

O Land Rover Trophy terá três dias de duração, que serão integralmente vividos em Eastnor Castle, recuperando o espírito do mítico Camel Trophy. Segundo explica o director da Land Rover Classic, Dan Pink, “o Land Rover Defender sempre foi mais do que um veículo. Celebrizou-se por conseguir superar qualquer obstáculo graças às suas capacidades (…) e compatibilidade para expedições e competições todo terreno. O novo Land Rover Trophy irá voltar a
disponibilizar tudo isto a outra geração de aventureiros”. E é importante sublinhar a palavra ‘outros’, porque a ideia não é propriamente captar os antigos participantes e entusiastas.

Todo o programa está pensado para a realidade dos nossos dias. Promete uma experiência marcante, seja do ponto de vista da condução em todo terreno, seja sobretudo pelo convívio e ambiente que será criado. Mas nada voltará a ser como dantes…

O primeiro e principal factor de selecção é o dinheiro: a inscrição no Land Rover Trophy implica a compra de um Defender V8 Works desta série especial e a versão 90, a mais acessível, custará 195.000 Libras. Este valor representa mais 45.000 Libras que o V8 Works ‘normal’ e convém referir que se trata do preço à saída da fábrica, sem impostos, nem matrícula. Caberá a cada proprietário encarregar-se do processo de homologação individual e da matrícula do seu carro. Em Portugal, se pensarmos só no adicional dos impostos a pagar, o valor final facilmente poderia ascender aos 300 mil euros. Mas, como dizia o nosso ‘P.M.’, “não há almoços grátis” e só pelo preço, o Land Rover Trophy arrisca-se a ser uma das aventuras mais exclusivas de sempre. E bem ‘picante’!…

Texto: Alexandre Correia Fotos:D.R.

%d bloggers like this: