Notícias do Mundo Motorizado

O primeiro Cupra elétrico, a 30ºc negativos

Tempo de inverno a poucos quilómetros do Círculo Polar Ártico. Uma terra completamente branca, onde cerca de 200 palavras são utilizadas para descrever a neve na cultura local, com temperaturas que atingem os 30 graus abaixo de zero e um circuito sobre um lago congelado de 6 km2. Os engenheiros da CUPRA passaram dois anos a testar o automóvel neste ambiente agreste, utilizando tecnologia de ponta para levar o desenvolvimento do CUPRA Born ao mais alto nível. Agora, na fase final de testes antes do seu lançamento, estão a levar o primeiro automóvel 100% elétrico da marca aos seus limites nas condições mais difíceis.

– Desempenho elétrico no frio extremo.  Esta é uma fase decisiva no desenvolvimento do CUPRA Born. A equipa da CUPRA está a submeter o carro elétrico a mais de 1.000 testes nas temperaturas mais frias do planeta. O teste de durabilidade consiste em conduzir 30.000 quilómetros dia e noite. O objetivo é assegurar que o CUPRA Born tenha o melhor desempenho em quaisquer condições.

– 100% de adrenalina CUPRA. O dinamismo do primeiro CUPRA 100% elétrico tem sido um aspeto crucial no seu desenvolvimento. O Controlo Dinâmico do Chassis e as diferentes opções de firmeza dos amortecedores são testados num circuito num lago congelado. A parte interior da pista está mais polida, a parte exterior menos, de modo a promover o deslize. Desta forma, os engenheiros asseguram o caráter desportivo sem impacto no ambiente.

– Precisão de travagem. O CUPRA Born é posto à prova em pistas que combinam, de diferentes maneiras, superfícies de gelo e asfalto, o que significa diferentes condições de aderência. A equipa da CUPRA recria as condições mais difíceis. Os sensores nas quatro rodas analisam cada tipo de terreno para encontrar o equilíbrio que proporciona a travagem mais estável.

– Conforto instantâneo. Por ser totalmente elétrico, a resposta do sistema de climatização do CUPRA Born é imediata. Mesmo a 30ºC negativos, o veículo fornece o nível máximo de potência de aquecimento desde o primeiro segundo. Apesar de estarem a quase 4.000 km do Centro Técnico de Martorell (Barcelona), os engenheiros utilizaram tecnologia de ponta, tais como impressoras 3D, para desenvolver o sistema de ar condicionado. Superaram vários desafios: por um lado, criar um sistema silencioso e, por outro, um sistema eficiente, a fim de obter a melhor sensação de conforto, mantendo o mais alto nível de autonomia.

– O CUPRA Born, muito em breve. O primeiro veículo 100% elétrico da CUPRA completou com sucesso cada um dos mais de 1.000 testes extremos. A sua tecnologia, desempenho, dinamismo, precisão de travagem e conforto não são adversários para os climas mais severos.

A apresentação mundial do primeiro modelo 100% elétrico da CUPRA terá lugar no início de maio.

%d bloggers like this: