Notícias do Mundo Motorizado

Estreia mundial do LF-Z Electrified: uma visão da nova era Lexus

A estreia global online do conceito LF-Z Electrified, a 30 de março 2021, marca futuras iniciativas e o início de uma nova era na evolução da marca.

A Lexus conquistou uma posição única no mercado, graças ao desenvolvimento da mais extensa gama premium do mundo de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, com a produção do super-desportivo LFA e do lançamento de outros modelos de alto desempenho da submarca “F”. A sua estratégia de eletrificação híbrida atingiu quase dois milhões de vendas a nível global, desde a introdução do RX 400h em 2005. Atualmente, disponibiliza nove modelos híbridos e elétricos a bateria em cerca de 90 países, em todo o mundo. O seu histórico único em inovação tecnológica e a liderança mundial que detém em motorizações eletrificadas são a base ideal para enfrentar novos desafios.

A indústria automóvel está a passar por um período de transformação que ocorre uma vez a cada cem anos. Deparamo-nos com mudanças sem precedentes no estilo de vida e nos valores individuais, num período em que se favorece a mobilidade e se cumprem as urgentes missões sociais da neutralidade carbónica e a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).



Com base na sua experiência e recorrendo à inovação através da visão Lexus Electrified, a Lexus aplicará as suas ferramentas de investigação e desenvolvimento ao máximo, de forma a atingir esses objetivos, enquanto continua a exceder as expectativas do cliente com automóveis premium que permitem um enorme envolvimento na condução e uma construção de luxo.

O novo protótipo LF-Z Electrified incorpora o desempenho de condução, o estilo e a tecnologia que a Lexus pretende materializar em 2025. Vai aperfeiçoar ainda mais a assinatura de condução da marca (Lexus Driving Signature), juntando a experiência adquirida no desenvolvimento de automóveis de alto desempenho às novas oportunidades oferecidas por motorizações eletrificadas, conferindo ao condutor uma capacidade de resposta excecional e uma sensação de estar totalmente ligado ao seu automóvel.

O concept LF-Z Electrified permite-o graças ao recurso a tecnologias avançadas e a uma plataforma EV dedicada. Alcança um desempenho dinâmico superior ao colocar a bateria e propulsão elétrica na localização ideal, utilizando tecnologia de tração às quatro rodas DIRECT4 e recorrendo a outras características que garantem um elevado grau de liberdade na mobilidade que o diferencia dos veículos convencionais. Também oferece funções avançadas de info-entretenimento, elementos que estarão disponíveis para clientes Lexus num futuro próximo.

Em 2025, a Lexus apresentará 20 modelos, entre novos lançamentos e atualizações, incluindo mais de 10 veículos elétricos a baterias (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV), de forma a responder às necessidades de diferentes países e regiões em todo o mundo. Vai reforçar as suas gamas principais de sedans e SUV e vai explorar a possibilidade de introduzir novos tipos de veículos, como modelos desportivos, modelos adequados a clientes com motorista e modelos em categorias totalmente novas.
Durante todo o processo, a Lexus estará à altura do desafio, de entregar novos valores premium, ao mesmo tempo que supera as múltiplas expetativas dos seus clientes em todo o mundo.

A Lexus pretende disponibilizar versões eletrificadas de todos os seus modelos até 2025, altura em que espera que os veículos eletrificados representem mais de metade das suas vendas globais. Tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica ao longo de todo o ciclo de vida de todos os seus modelos até 2050, incluindo o fabrico de materiais, peças e logística de veículos, no tratamento do resíduos e reciclagem. Para além da cuidadosa seleção dos materiais utilizados nos seus modelos, também levará em consideração o impacto ambiental da sua produção.

Em março de 2024, a Lexus vai inaugurar um novo centro de negócios e tecnologia em Shimoyama, na prefeitura de Aichi, no Japão, para acelerar o planeamento e o desenvolvimento de novos produtos.
Reunirá as equipas envolvidas no design, no desenvolvimento e no planeamento da próxima geração de veículos e irá promover uma valiosa colaboração aberta a parceiros externos. Focada no trabalho de equipa, esta abordagem ajudará a aumentar a satisfação do cliente e a perceção de todo o potencial da assinatura de condução Lexus.

Koji Sato, Presidente e Chief Branding Officer da Lexus Internacional

“Gostaria de expressar o meu sincero respeito por todas as pessoas que trabalham arduamente e enfrentam diferentes dificuldades, um pouco por todo o mundo.

“Enquanto cumprimos a nossa missão social de contribuir para uma sociedade neutra em carbono, continuaremos a proporcionar o prazer e a felicidade através dos automóveis, contribuindo para a alegria e para o sorriso dos nossos clientes e ao de todos os que a nós estão ligados.

“Vamos começar com dois novos modelos, que lançaremos este ano, e continuaremos a desenvolver produtos inovadores que irão adicionar cor aos diversificados estilos de vida dos nossos clientes.

“Esperamos que o futuro da Lexus espelhe a sua forte vontade de contribuir para a construção de uma sociedade assente na mobilidade”

LEXUS LF-Z ELECTRIFIED – RECURSOS PRINCIPAIS

O LF-Z Electrified faz a antevisão do futuro da Lexus no que toca ao design, à condução e às tecnologias avançadas que vão integrar os novos modelos de 2025.

O recurso a uma plataforma 100% elétrica dedicada é um passo fundamental para alcançar o objetivo Lexus Electrified de “utilizar a tecnologia de eletrificação para alcançar uma evolução significativa no desempenho básico do veículo”. O novo sistema de controlo de tração às quatro rodas DIRECT4 também diferencia o conceito dos veículos convencionais.

Ao combinar as tecnologias de eletrificação, com o controlo de movimento que desenvolveu ao longo dos anos, a Lexus procura que a “Assinatura de Condução Lexus” incorpore uma experiência de condução que reforça e melhora a ligação direta ao condutor.

A carroçaria exterior foi esculpida de forma acentuada, realçando o apelo emocional intrínseco à Lexus, e a colocação do motor elétrico de alta potência na parte traseira contribui para um desempenho dinâmico e ágil.

O interior é um espaço amplo e minimalista. Apresenta um design de cabine Tazuna, (palavra japonesa para rédeas de um cavalo) adaptado às qualidades específicas da condução de um veículo elétrico a baterias e abraça a filosofia centrada no ser humano, o foco da Lexus ao longo da história da marca.

A inteligência artificial (IA) do veículo serve-se do diálogo com o condutor para aprender as suas preferências pessoais e detetar comportamentos, permitindo que faça sugestões úteis, como o fornecimento de pormenores sobre a orientação da rota e informações sobre o destino. Irá reforçar, também, a tranquilidade do condutor ao considerar questões de segurança durante a viagem.

UMA APRIMORADA LIGAÇÃO ENTRE O SER HUMANO E A MÁQUINA

A assinatura de conução Lexsu (Lexus Driving Signature) confere ao condutor a sensação de estar perfeitamente ligado à aceleração, desaceleração e condução do carro, em todos os momentos, com respostas lineares imediatas, fiéis às suas solicitações e intenções.

A combinação do design e da engenharia do LF-Z Electrified permitem atingir esta qualidade de condução, com características de inércia ideais, graças à localização perfeita da bateria e do motor.
Eletrificação significa que a colocação dos elementos do modelo não está limitada pela direção das rodas através do motor e da transmissão, uma evolução na operação básica do veículo que ajuda a concretizar o Lexus Driving Signature.

O posicionamento da bateria longitudinalmente de baixo do piso torna a estrutura do veículo mais rígida, reduz o centro de gravidade e ajuda a absorver o ruído e as vibrações da superfície da estrada. Esta abordagem aumenta ainda mais o nível de silêncio e o conforto da condução – marcos de longa data dos veículos Lexus – e também contribui para um habitáculo mais espaçoso e confortável.

O novo sistema DIRECT4 da Lexus permite o controlo livre e independente do binário do motor para as quatro rodas. O sistema adapta-se e fornece tração dianteira, traseira ou às quatro rodas conforme o necessário para qualquer situação de condução, ajudando a controlar a postura do veículo. Responde às solicitações do condutor no acelerador e no volante para fornecer uma aceleração poderosa e desempenho em curva, ambos perfeitamente alinhados com as intenções do condutor.

Na condução by-wire não há ligação mecânica com as rodas, o que permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz. O veículo pode virar com menor rotação do volante. O condutor terá os benefícios desta tecnologia avançada obtendo uma maior precisão da direção.
Totalmente eletrónico, o sistema também filtra vibrações indesejadas da superfície da estrada, ao mesmo tempo que transmite a sensação de condução necessária para que esta seja estimulante.

UMA FUTURA DIREÇÃO PARA O DESIGN LEXUS

O conceito LF-Z Electrified mostra como o design Lexus vai evoluir, procurando um formato simples e apelativo, baseado em proporções fortes e numa aparência distinta. O design geral é composto por um habitáculo com contornos suaves com uma frente baixa e um pico na parte traseira – uma característica de design exclusiva dos EV. As rodas de grande diâmetro foram empurradas para os cantos do veículo, contribuindo para a diminuição do centro de gravidade e para uma aparência mais larga.

Os designers aceitaram o desafio: transformar o icónico formato da grelha fusiforme da Lexus para chegar a um novo “corpo fusiforme”, e construir uma nova expressão de arquitetura para o modelo. O design também faz referência ao desempenho do sistema DIRECT4 com alterações dinâmicas e contínuas na superfície das portas da frente para a traseira, e os arcos das rodas arrojados.

A leveza e a simplicidade do design horizontal combinam com um formato que enfatiza as rodas e confere uma postura poderosa ao automóvel. As luzes traseiras combinadas são estreitas e horizontais e apresentam um novo logotipo Lexus, um símbolo de uma nova geração de design da marca.

NOVO COCKPIT TAZUNA E O CONCEITO DE INTERIOR ABERTO

O novo conceito Tazuna para o cockpit eleva a abordagem de centralização no ser humano da Lexus a um nível superior. Inspira-se na relação entre cavalo e cavaleiro, em que os comandos são comunicados pelo uso das rédeas, interpretado aqui pela estreita coordenação de interruptores no volante e um head-up display, que permite que o condutor aceda às funções e a informações do veículo de forma intuitiva, sem precisar de alterar a sua linha de visão, mantendo a atenção na estrada.



O cockpit é o centro do veículo, ao passo que o painel de instrumentos e os outros elementos estão relativamente baixos face aos ocupantes, o que confere uma sensação refrescante de abertura. A filosofia omotenashi dá as boas-vindas num espaço hospitaleiro onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado.

A ligação perfeita do capot às portas dianteiras e traseiras confere ao espaço uma sensação ampla e de alta qualidade. O teto panorâmico em vidro aumenta a sensação de abertura em todo o haibtáculo.

As fontes de informação do condutor, como o head-up display de realidade aumentada (AR) e o ecrã multimédia touch, bem como outros elementos, estão compreendidos num único módulo, enquanto os controlos do sistema de condução estão agrupados à volta do volante. Este layout sugere a direção que o design de interiores da Lexus da próxima geração vai tomar, com uma dianteira expandida e a linha de visão do condutor puxada para a frente, de forma natural.

RECURSOS AVANÇADOS PARA APERFEIÇOAR A EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO

A inteligência artificial (IA) do LF-Z Electrified é um apoio constante e desempenha um papel ativo na apreensão das preferências e comportamentos do condutor. A comunicação por voz contribui para facilitar a condução. A função de reconhecimento de voz utiliza a mais recente IA para reconhecer, aprender e se adaptar aos hábitos e preferências do condutor, dando suporte em tarefas como o planeamento de rotas e o fornecimento de informação sobre o destino. Essa interatividade criará um diálogo entre a IA e o condutor, irá melhorar a experiência de condução e funcionará como suporte, um assistente ao seu estilo de vida.

Uma chave digital dará à família e aos amigos acesso ao carro sem ser necessária a partilha de uma chave física. As funções do veículo também podem ser operadas através de um smartphone, como o trancar e o destrancar de portas. Ao permitir o acesso ao veículo por meio da chave digital, os condutores podem ativar serviços como entrega de encomendas no carro ou a partilha do próprio automóvel.

As portas usam um sistema E-Latch. Quando o condutor ou passageiro se aproximam do carro com uma chave, o puxador retrátil da porta apresenta-se automaticamente; a porta pode então ser destrancada e aberta suavemente, com um simples toque no sensor, dentro do puxador. Para sair do carro, a porta pode ser aberta através da pressão do botão de abertura. No veículo há sensores que monitorizam o seu redor e alertam o condutor e passageiros para a aproximação de um veículo ou ciclista, reduzindo o risco de acidente ao sair do carro.

O teto panorâmico de vidro electrocromático, pode ser escurecido quando necessário e possui funções de privacidade e iluminação que refletem o céu noturno. Um painel tátil no centro do tejadilho permite que os ocupantes dianteiros e traseiros comuniquem uns com os outros, e os bancos traseiros têm funções de massagem e reclinação.

O sistema de áudio Mark Levinson de última geração reproduz a qualidade do som de salas de concerto internacionais, dentro do espaço acústico do carro. O controlo preciso das colunas permite que a música seja ouvida tanto pelo condutor, como pelos ocupantes, nas melhores condições. Está disponível uma função de gestão de som, com cancelamento de ruído que pode filtrar os ruídos ambiente na cabine, tornando a conversa entre os passageiros mais fácil.

%d bloggers like this: