Notícias do Mundo Motorizado

VW ID.4 GTX: O modelo emblemático e desportivo da gama

Abra caminho para o primeiro modelo da Volkswagen com a sigla GTX: esta abreviatura representa um novo desportivismo na marca, continuando a tradição dos modelos de sucesso GTI, GTD e GTE. O ID.4 GTX é, portanto, o novo modelo desportivo e emblemático da gama ID.4, 100% elétrica. Os seus dois motores elétricos, um no eixo traseiro e outro no dianteiro, debitam, juntos, uma potência máxima de 220 kW (299 cv); e, com tração nas quatro rodas, cooperam como um motor elétrico duplo. Esta técnica oferece elevada estabilidade direcional e grandes reservas de potência, ou seja: mais prazer ao conduzir. O compacto ID.4 GTX é agora lançado em Portugal, com um preço a partir de 51.513 euros.

Sustentável e desportivo ao mesmo tempo. A sigla GTX designa o modelo mais desportivo da gama ID. Semelhante ao GTI, GTE e GTD, GTX é uma marca de produto do mundo da mobilidade elétrica da Volkswagen, com um novo e moderno desportivismo. As letras GT há muito que representam o prazer de conduzir, e agora o X preenche a lacuna para a mobilidade do futuro: sustentabilidade e desportivismo não são mutuamente exclusivas, mas complementam-se perfeitamente. Ao ID.4 GTX seguir-se-ão outros modelos com a nova sigla.

Marco da ofensiva elétrica. A gama ID.4 é lançada no maior segmento de mercado do mundo, o de SUVs compactos. Como tal, a gama cria um marco estratégico na ofensiva elétrica do grupo Volkswagen. Já no ano passado, o grupo mais do que triplicou as vendas dos seus modelos 100% elétricos; em 2025, quer tornar-se o líder mundial em mobilidade elétrica. Para isso, fará, nos próximos cinco anos, investimentos de aproximadamente 46.000 milhões de euros em mobilidade elétrica e hibridização da frota. Até 2030, espera-se que a parcela de veículos exclusivamente elétricos aumente para 70% na Europa.

Ecossistema de mobilidade elétrica sustentável. Em redor desses novos modelos, surge um sistema totalmente ecológico de mobilidade elétrica sustentável. Os clientes do ID.4 GTX receberão um veículo fabricado com um equilíbrio neutro em termos de emissões de CO2. Se for carregado com eletricidade gerada de forma sustentável, como no caso da eletricidade natural da Volkswagen, o balanço de emissões é sempre neutro, mesmo em funcionamento.

Motor duplo com tração nas quatro rodas

Tração elétrica nas quatro rodas. Um tipo completamente novo de trem de rodagem faz a sua estreia no ID.4 GTX: o SUV elétrico desportivo tem um motor elétrico no eixo traseiro e outro no eixo dianteiro, os quais trabalham juntos se necessário, tornando-se “num motor” extremamente rápido e altamente eficiente. Os dois motores elétricos não estão apenas intimamente interligados um ao outro, mas também acoplados aos sistemas de regulação dos travões e do trem de rodagem. Além disso, um dos destaques no novo ID.4 GTX é o Vehicle Dynamics Manager desenvolvido pela Volkswagen, que coordena e controla a monitorização complexa de vários sistemas individuais.

Aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Os motores elétricos do ID.4 GTX fornecem, em conjunto, uma potência máxima de 220 kW (299 cv). O motor traseiro está disponível com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, enquanto à frente é de 80 kW (109 cv) e 162 Nm. O carro mais desportivo da gama acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, um décimo de segundo mais rápido que o Golf GTI. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h e controlada eletronicamente. Os dois motores são alimentados por uma bateria de 77 kWh, que é a opção de maior capacidade da linha, garantindo uma autonomia máxima de até 480 km ao ID.4 GTX.

Ligação super-rápida. Num tipo de condução moderada, o motor elétrico traseiro assume a propulsão por conta própria, graças às suas vantagens em termos de eficiência e tração. Se o condutor pretender mais potência do que o motor traseiro pode fornecer, o motor elétrico do eixo dianteiro entra em ação em alguns centésimos de segundo. Neste caso, a distribuição da eficiência e a regulação da dinâmica de condução também desempenham um papel decisivo. Quando a situação de condução exige, por exemplo, ao circular rapidamente em curvas ou em superfícies escorregadias, o motor duplo de tração integral auxilia a distribuição de forma variável.

Gestão central de dinâmica de condução. A gestão eletrónica de dinâmica de condução, um desenvolvimento revolucionário da Volkswagen, monitoriza todos os movimentos do ID.4 GTX, sejam eles ao acelerar, ao travar ao quando transita em zonas sinuosas. Já é utilizado de forma semelhante nos novos Golf GTI e Golf R4, onde proporciona um claro aumento da performance, em termos gerais. O Driving Dynamics Manager trabalha em estreita colaboração com os controlos de estabilidade do Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP) e a regulação da tração nas quatro rodas. Esta interligação contribui para a máxima dinâmica de andamento, tração e estabilidade. O bloqueio transversal eletrónico XDS+, que também está ligado ao Driving Dynamics Manager, completa o manuseamento ao conduzir rapidamente em curvas: trava ligeiramente as rodas do lado interior sem carga, fazendo com que o carro vire ligeiramente para o raio da curva, conforme seja necessário.

200 vezes por segundo. O sistema também está conectado à regulação da suspensão adaptativa (DCC), cuja rigidez pode ser adaptada para um manuseamento ágil e preciso, até 200 vezes por segundo. A interação com a boa resposta da direção e a regulação de alta precisão permitem uma reação linear previsível do veículo, bem como um alto grau de conforto. Desta forma, o prazer de conduzir é garantido.

Regulação baseada no regime. Em comparação com um carro acionado de forma convencional, a precisão da regulação do ID.4 GTX atinge uma dimensão completamente nova. Uma razão para isso é que a regulação não se baseia nos binários do motor, mas nos regimes. O outro motivo é que os dois motores elétricos realizam os comandos de forma muito mais rápida do que qualquer motor de combustão. É controlado a cada milissegundo através dos seus módulos eletrónicos de potência e controlo para propulsão elétrica, tão rápida e suavemente que o condutor quase não se apercebe.

Até cinco perfis de condução. O condutor pode decidir sobre o grau de conforto ou estabilidade como quer conduzir o ID.4 GTX, selecionando o perfil de condução (de série), que utiliza a direção progressiva, os motores elétricos e a suspensão adaptativa (DCC). (apenas não opcional do pacote Sport “Plus”) e oferece uma seleção de cinco modos: Eco, Comfort, Sport, Individual (não pacote Sport “Plus”) e Traction. O modo Eco concentra-se na condução eficiente. O modo Comfort em alto grau de conforto de condução. O modo Individual oferece todas as opções adicionais de regulação do condutor: pode selecionar níveis intermédios entre conforto e desportivismo, ou tornar ambos os modos mais extremos. O modo Traction é especialmente concebido para conduzir em superfícies de gravilha ou escorregadias, e inclui tração permanente nas quatro rodas até, aproximadamente, 20 km/h; desta forma, todos os processos de regulação estão projetados para atingir a máxima aderência, os binários do motor são reduzidos e o amortecimento da suspensão adaptativo (DCC) é suavizado.

Manuseamento dinâmico no modo Sport. No modo Sport, no qual o motor elétrico dianteiro está sempre ativado, o ID.4 GTX torna-se um “verdadeiro artista”. Mesmo ao entrar na curva rapidamente, o condutor apercebe-se de uma reação precisa nos comandos da direção. Se a regulação dos amortecedores da suspensão adaptativa (DCC) faz parte do equipamento, eles agarram o carro à estrada e conferem mais estabilidade contra as forças centrífugas. Quando o condutor pisa no pedal direito ao sair da curva, experimenta a vigorosa tração nas quatro rodas com dois motores.

Modo desportivo também para o programa eletrónico de estabilidade (ESP). O manuseamento é ainda mais dinâmico quando o condutor pressiona o botão ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade) no grande ecrã tátil, que só está disponível no GTX. Desta forma, os controlos de estabilidade mudam para Sport, o que limita o uso de sistemas de regulação ao essencial. Um certo ângulo de variação é permitido, o que torna que o comportamento dinâmico nas curvas ainda mais ágil. Isso significa que a tendência de sobrevirar não é impedida diretamente pelas intervenções de controlo do Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), o qual garante ainda a estabilidade de condução dentro dos limites do sistema.

Caráter desportivo do trem de rodagem. O conceito base já oferece os melhores requisitos para o caráter desportivo do ID.4 GTX: a grande bateria de 77 kWh, localizada entre os eixos e pesando 486 kg, baixa o centro de gravidade e permite uma distribuição equilibrada das cargas. Em contraste com o ID.4 de tração traseira, a altura do veículo é reduzida em 15 mm, com o opcional pacote Sport. O eixo dianteiro tem a clássica geometria McPherson e a direção é desmultiplicada diretamente, de forma equilibrada. Na parte traseira, atua uma suspensão compacta de cinco braços. O modo Traction – que, com a sua tração integral permanente (até 20 km/h), proporciona a melhor tração possível, mesmo em estradas não asfaltadas – oferece outras capacidades. A distância ao solo de 17 cm do ID.4 GTX (versão com suspensão adaptativa DCC) ajuda a que tal aconteça.

Grandes rodas e travões potentes. O modelo mais desportivo da gama ID.4 está equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas com o design exclusivo Ystad. Pneus mistos opcionais de 21 polegadas nos formatos 235/45 R 21 (dianteiro) e 255/40 R 21 (traseiro) ajudam a proporcionar a melhor tração possível. As jantes no desenho Narvik são propostas no formato 8,5 x 21 ou 9 x 21. As jantes são aerodinamicamente otimizadas, graças ao seu desenho plano, e os pneus têm baixa resistência ao rolamento, sem comprometer o desempenho de condução e de travagem. Os discos de travão no eixo dianteiro têm um diâmetro de 358 mm. Os travões de tambor atuam nas rodas traseiras, com pastilhas desenhadas para durar toda a vida útil do carro. A corrosão é descartada aqui, embora os travões das rodas dificilmente sejam usados na condução diária, porque os motores elétricos encarregam-se da maioria das desacelerações.

Dois pacotes desportivos. A configuração ID.4 GTX tem, de série, uma configuração mais desportiva do que a dos modelos ID.4 de tração traseira. O opcional pacote Sport inclui uma suspensão desportiva que reduz a altura da carroçaria em 15 mm, e direção progressiva. A sua desmultiplicação torna-se cada vez mais direta quanto mais o volante é voltado (vai de 15,9:1 para 14,5:1). O pacote Sport “Plus” também inclui a suspensão adaptativa (DCC), a qual controla as características dos amortecedores de cada roda individualmente, entre um modo suave ou duro, com uma frequência de 5 milissegundos. Isso permite um alto nível de conforto de condução ou um manuseamento preciso e seguro.

Motor síncrono na parte traseira. Tal como acontece com os modelos com tração traseira do ID.4, o ID.4 GTX tem um motor síncrono de acionamento permanente (PSM) no eixo traseiro. O motor elétrico, com a transmissão e o módulo eletrónico de potência e controlo para propulsão elétrica, pesa apenas cerca de 90 kg. O ponto forte do motor PSM é a sua eficiência, que ultrapassa em muito os 90% na grande maioria das situações de condução.

Motor assíncrono no eixo dianteiro. As rodas dianteiras são acionadas por um motor assíncrono particularmente compacto (ASM). As suas vantagens são a capacidade de sobrecarga a curto prazo e perdas de arrasto mínimas durante a inatividade. A unidade completa pesa cerca de 60 quilos. Como o PSM no eixo traseiro, o ASM aciona as rodas através de uma caixa de uma velocidade e um diferencial.

Deslocamento por inércia ou recuperação? Um fator importante para uma condução eficiente no ID.4 GTX é a recuperação. O condutor utiliza o seletor de velocidades para decidir se o SUV elétrico deve continuar a rodar ou recuperar a energia libertada ao soltar o pedal direito, e assim iniciar uma fase de impulso. Se a relação de marcha D (Drive) estiver engrenada, na maioria das situações a propulsão muda para o modo de deslocamento por inércia, e ambos os motores elétricos funcionam livremente. O deslocamento por inércia tem prioridade porque é o mais eficiente.

Recuperação na relação de marcha B. Quando o condutor prefere a recuperação, o ID.4 GTX oferece várias opções. Na relação de marcha B (Brake), a propulsão quase sempre recupera o impulso, sendo o limite uma desaceleração de 0,15 g. Se o condutor desejar, o sistema de assistência para condução e coeficiente controla a desaceleração e a recuperação conforme o veículo se aproxima de uma zona em que é necessária uma velocidade mais lenta. Para o seu trabalho inteligente e eficiente, utiliza, entre outras coisas, dados de navegação e topografia.

Recuperação de travagem acima de 100 kW. A recuperação da energia de travagem é especialmente alta na travagem elétrica, que é feita principalmente pelo PSM na parte traseira. Cobre mais de 90% das desacelerações na condução do dia-a-dia. O seu limite é próximo a 0,3 g, o que corresponde a mais de 100 kW de potência de recuperação. Logo acima deste valor, o servofreio elétrico ativa adicionalmente, os travões hidráulicos das rodas. A transição é quase impercetível e a recuperação permanece ativa praticamente até à imobilização.

Oferta de bateria e carregamento

Bateria com 77 kWh. O ID.4 GTX é um SUV capaz de viajar longas distâncias sem problemas. A sua bateria tem uma energia de 77 kWh (líquidos) e pesa 486 kg. A sua armação de alumínio, protegida por uma robusta estrutura, aloja doze módulos da bateria, cada um dos quais integra 24 células com uma cobertura exterior flexível. Também incorpora uma placa base com condutas de água integradas, para regular a sua temperatura. Para isso, a Volkswagen garante que, após oito anos ou 160 mil km de distância percorrida, a bateria ainda tem pelo menos 70% da sua capacidade original.

Ecossistema de carregamento. A Volkswagen lança um pacote completo para um carregamento confortável, interligado e sustentável de carros elétricos, sob o conceito We Charge. O cliente tem ao seu dispor sempre a solução adequada, na estrada ou em casa. A app We Connect ID. proporciona um acesso fácil ao sistema de carregamento sustentável.

Carregamento rápido em corrente contínua. Com o cabo modo 3, de série, o ID.4 GTX carrega com corrente alternada (CA) com uma potência de até 11 kW. Num posto de carregamento rápido DC, o carro pode ser recarregado em cerca de 30 minutos com corrente contínua, para conduzir os próximos 300 km (de acordo com a norma WLTP), com uma potência de carregamento de até 125 kW. A Volkswagen está a investir fortemente na rede europeia de carregamento rápido e, em conjunto com os seus parceiros, quer criar uma rede de 18.000 pontos de carregamento deste tipo.

Carregador doméstico do ID. Os proprietários de um ID.4 GTX podem carregá-lo na garagem de sua casa com eletricidade natural da Volkswagen, proveniente de fontes certificadas. O carregamento pode ser feito confortavelmente com o carregador ID.

Em Portugal, está disponível a MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada pela SIVA, que desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). A MOON também propõe carregadores rápidos, com até 300 kW de capacidade.

Design, interior do veículo e manuseamento

Robusto e fluido ao mesmo tempo. O ID.4 GTX tem um comprimento de 4,58 metros e um caráter vigoroso e confiante na estrada. O seu design moderno combina o caráter de um SUV poderoso com uma aerodinâmica altamente desenvolvida, com um coeficiente com um valor Cx de apenas 0,29. Além da forma base fluida da carroçaria, possui muitos detalhes que contribuem para esse resultado de qualidade superior, incluindo desde a persiana elétrica da grelha do radiador na frente do veículo até ao conjunto de luzes traseiras em plástico, ou aos manípulos integrados nas portas.

Nova assinatura luminosa à noite. As aberturas na frente do ID.4 GTX são pintadas em preto brilhante. Três LED estão localizados uns acima dos outro nas entradas exteriores estreitas, exibindo uma assinatura de luz exclusiva à noite. Os faróis LED Matrix são de série e são ainda mais atraentes. Cada um deles é composto por 18 LED individuais, dos quais onze podem ser desligados e regulados separadamente. Em conjunto com um foco adicional, irradiam a IQ.Light, que ilumina a estrada sem encandear os outros utilizadores. Quando as luzes de condução estão acesas, a faixa de luz une os faróis entre si.

Inovadoras luzes traseiras LED 3D. Na parte traseira do ID.4 GTX, os nove cabos de fibra ótica de área, que estão posicionados livremente no espaço que ocupam, geram uma luz traseira em forma de arco, numa potente tonalidade em vermelho. A luz de travão brilha em forma de X e o indicador dinâmico vai desde o interior para o exterior. Uma faixa de luz vermelha estende-se entre os conjuntos de luzes traseiras. Para dar as boas-vindas e despedir-se do condutor, animações dinâmicas são ativadas nas luzes.

Detalhes de design desportivo. Muitos detalhes destacam o status especial do ID.4 GTX, tanto no seu design atlético quanto no seu corpo de uma só peça. A cor do veículo domina, destacando o dinamismo das linhas e o possante posicionamento do carro na estrada. Assim, as molduras das portas são da cor do veículo, e apenas os alguns acessórios na parte inferior da carroçaria são pretos. O tejadilho e o spoiler traseiro também são pretos e a moldura do para brisas é antracite brilhante. As aberturas na frente são pintadas em preto brilhante. O para-choques traseiro tem um novo e marcante design, e o difusor é pintado em cinzento Galvano. As siglas GTX estão posicionadas nas partes laterais, por baixo dos espelhos retrovisores e no portão traseiro. As cores do modelo são Branco Glaciar metalizado, Cinzento Mangan metalizado, Cinzento Moonstone sólido, Prata Scale metalizado, Azul Stonewashed metalizado e Vermelho Kings metalizado, um tom novo e desportivo.

Habitáculo com uma grande amplitude. A arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB) da Volkswagen, na qual os modelos ID.4 são baseados, distribui o espaço de uma forma completamente nova. Os componentes técnicos requerem pouco espaço, a distância entre eixos mede 2,77 metros. Assim, o habitáculo é tão espaçoso quanto um SUV convencional de um segmento superior, e forma o conceito “Open Space”. O seu design suave intensifica a sensação de um espaço arejado: o painel de instrumentos parece flutuar, com a consola central separada. O airbag central entre os bancos dianteiros, que entra em ação em caso de colisão lateral, aumenta ainda mais o já elevado nível de segurança passiva.

Porta-bagagens de grande dimensão: até 1575 litros de volumetria. O porta-bagagens do ID.4 GTX tem uma capacidade de 543 litros, e pode ser ampliado para 1575 litros rebatendo os bancos traseiros (carregado até o teto). Com um engate para reboque dobrável eletricamente, o modelo pode rebocar um peso até 1400 quilos (travão, 8% de inclinação). Quando a superfície é escorregadia – na neve ou em chuva, por exemplo –, o motor elétrico duplo com tração nas quatro rodas oferece uma grande aderência, especialmente no modo Traction.

Ótimo equipamento. Iluminação ambiente de 30 cores, volante de couro aquecido e encostos dos bancos traseiros rebatíveis em separado são algumas das características de série do ID.4 GTX. Bancos feitos de materiais não animais combinam estofos de tecido com costuras vermelhas e inserções de couro sintético nas partes laterais do banco e na parte superior do encosto. Os dois bancos dianteiros têm apoios de braços ajustáveis individualmente.

Bancos certificados AGR. Como opção, a Volkswagen pode equipar bancos desportivos de superior qualidade com apoios elevados, encostos de cabeça integrados, elementos decorativos e debrum. São equipados com regulação elétrica, suporte lombar e função de memória e massagem, e são certificados pelos especialistas da Aktion Gesunder Rücken (AGR). Os bancos desportivos superiores também são feitos de materiais não animais: os lancis do banco são de pele sintética e as zonas centrais são forradas com ArtVelours, que é um tecido de microfibra com uma parte de aproximadamente 20% de material reciclado, obtido, por exemplo, de velhas garrafas de plástico PET. Os encostos dos bancos dianteiros apresentam logotipos “ID” perfurados.

Extras para um maior conforto. Tal como acontece com o resto da gama ID.4, a Volkswagen oferece uma escolha de pacotes diferentes para o GTX: Design, Comfort, Infotainment, Assistance e Sport; também estão disponíveis na variante “Plus”. Os pacotes Design e Comfort incluem, entre outros elementos, amplo spoiler e tejadilho panorâmico, vidros escurecidos para manter a privacidade na parte traseira, bancos dianteiros aquecidos, sistema de ar condicionado Climatronic com regulação de duas ou três zonas, assim como uma consola central particularmente versátil. No compartimento de bagagem, há uma superfície de carga dupla, uma rede de separação e uma rede para bagagem.

Conceito de operacionalidade com dois ecrãs. O conceito operacional do ID.4 GTX é simples e intuitivo. O painel de instrumentos não tem teclas físicas ou controlos, o que lhe dá uma aparência limpa e muito moderna. Usando o volante multifunções, o condutor controla um ecrã compacto com diagonal de 5,3 polegadas, onde são exibidos os indicadores mais importantes. Na parte direita do volante, há um botão giratório que é usado para selecionar as relações de transmissão. No centro do painel está o grande ecrã tátil para navegação, rádio, media, sistemas de assistência e configurações do veículo. De série, possui uma diagonal de 10 polegadas; no pacote Infotainment “Plus”, de 12 polegadas. O controlo de voz natural “Olá ID”, de série, composto por muitas frases do dia-a-dia, constitui outro nível operacional. Graças à sua ligação online, pode usar o conhecimento concentrado na nuvem (cloud).

Ecrãs com tecnologias inovadoras. As tecnologias inovadoras de ecrã complementam o conceito operacional. A ID. Light (de série) é uma faixa estreita de LED sob o para-brisa: em várias situações, como ao virar e travar, ou com as indicações da assistência à condução ecoeficiente, apoia o condutor com efeitos luminosos intuitivamente compreensíveis.

Head-up Display com realidade aumentada. No pacote Infotainment “Plus” está incluído o Head-up Display com realidade aumentada, que funde os seus indicadores em 3D com o ambiente real: os marcadores de faixa dos sistemas de assistência e as setas de viragem da navegação “flutuam” no campo de visão do condutor, a uma distância simulada de 10 metros. Todos os símbolos estão em conformidade com o mundo exterior real e são representados dinamicamente. O sistema é complementado por uma segunda janela plana para indicações convencionais. Com o Head-up Display com realidade aumentada, a Volkswagen está a transferir tecnologia de ponta para o segmento de SUV elétricos compactos pela primeira vez no mundo.

Conectividade

Sistema de infoentretenimento de grande utilidade. O ID.4 GTX vem equipado com o pacote de infotainment que inclui o sistema de navegação “Discover Pro”, cujo cálculo de rota online integrado planeia as paragens de carregamento para chegar ao destino o mais rápido possível. A função App Connect (também de série) permite streaming de multimedia via smartphone, bem como ligação ao seu ambiente nativo através do Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link. Outro destaque do pacote de infoentretenimento é a interface de telefone “Comfort”, que liga o smartphone com a eletrónica do carro e permite- lhe ser carregado por indução.

Os serviços online do We Connect Start. Os serviços We Connect Start ligam o veículo ao smartphone do proprietário e à infraestrutura de trânsito. O pacote inclui serviços de navegação, com informações de trânsito online, atualizações de mapas online, e o serviço de posto de carregamento, com o qual pode encontrar rapidamente as estações de recarga mais próximas. Com o serviço “Importar destinos online”, o condutor transmite os destinos especiais através da app gratuita We Connect ID. do smartphone para o carro. O cálculo da rota online fornece orientação proativa do destino, incorporando permanentemente a situação do tráfego e as respetivas previsões. Com a rádio online, encontrar e reproduzir estações e podcasts é extremamente fácil. Serviços relacionados com os veículos. Os proprietários do ID.4 GTX podem controlar o carregamento e o controlo da climatização elétrica independente para um horário de partida específico, para o que também usam a app We Connect ID. Também podem verificar o status da carga da bateria e a autonomia do veículo.

Nova plataforma eletrónica. O software e o hardware do ID.4 GTX são desenhados com uma arquitetura completamente nova. Em termos de hardware, dois processadores de alto desempenho com a denominação ICAS (In Car Application Server) constituem o núcleo do sistema. A arquitetura do software segue o princípio dos servidores estacionários: é desenhada como uma plataforma de serviço abrangente e simplifica muito a troca de dados e funções entre os sistemas. Desta forma, o cliente pode descarregar atualizações para o carro após a compra. Essas atualizações estarão disponíveis no futuro para os proprietários de veículos ID.

Os sistemas de assistência IQ.Drive. Os sistemas de assistência para o ID.4 GTX estão agrupados sob o conceito IQ.Drive. O auxílio de estacionamento acústico, de série, integra uma função de manobra de travagem automática. A assistência para aviso de saída da faixa de rodagem e a assistência à travagem de emergência, que inclui travagem de emergência ao virar e um sistema de assistência para evitar obstáculos, também estão incluídas de série. A tecnologia Car2X é outra tecnologia de série, que permite ao veículo trocar informações sobre pontos de perigo próximos com outros veículos, bem como com a infraestrutura de tráfego, através do padrão de rádio WLANp.

Os pacotes Assistance e Assistance “Plus”. O pacote Assistance inclui um sistema de marcha atrás, um sistema de alarme anti-roubo e o sistema de arranque e fechadura sem chave “Keyless Access”. A proteção proativa do ocupante fecha o vidro da porta antes de uma potencial colisão e aperta os cintos de segurança. O pacote Assistance “Plus” inclui o controlo de cruzeiro adaptativo ACC Stop & Go, que regula a distância até ao veículo da frente e avalia os sinais de trânsito e os dados de navegação. O assistente de condução alivia, em grande parte, as tarefas do condutor em termos de aceleração e travagem, dentro dos limites do sistema, e ajuda a mantê-lo na faixa de rodagem, intervindo na direção. O Lane Change Assist observa o tráfego atrás e ao lado do ID.4 GTX. O assistente de emergência pode parar o carro quando a pessoa ao volante não for capaz de fazê-lo. As câmaras no sistema de visão periférica Area View fornecem uma imagem detalhada do ambiente próximo a partir de uma perspetiva aérea, facilitando, assim, as manobras.

%d bloggers like this: