Notícias do Mundo Motorizado

Novos Peugeot 308 E 308 SW

Desde a criação do PEUGEOT Type 1 em 1889 até à introdução dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW, a iluminação dos modelos da marca do Leão tem estado em constante evolução em termos de tecnologia, de funcionalidades e de design.

Os faróis e as luzes traseiras tornaram-se elementos-chave dos veículos. São o exemplo mais claro da tecnologia ao serviço do design e, vice-versa, do design ao serviço da tecnologia. Concebidos, antes de mais, para serem elementos de segurança (iluminação e sinalização), tornaram-se, também, essenciais para reafirmar a identidade dos modelos da marca PEUGEOT, e torná-los reconhecíveis à primeira vista.

A introdução da tecnologia LED em 2012 alterou completamente as capacidades de iluminação e o formato dos faróis. Devido à sua potência e compacidade, os LED oferecem aos designers uma maior liberdade na criação de elementos de iluminação: libertam-nos das restrições das tecnologias anteriores (halogéneo e xénon) em termos de forma e dimensão, e permitem-lhes, literalmente, brincar com a luz.

Em termos de tecnologia, a luz emitida por um LED parece ser de cor branca como a dos faróis de xénon. Na realidade, esta luz é azul. Ela passa por uma camada de fósforo que absorve uma grande parte do espectro azul e dá ao LED a sua tão particular cor branca.

Para além de terem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à das lâmpadas de halogéneo, os LED são dispositivos de baixo consumo de energia, reduzindo assim as emissões de CO2 dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.

Os novos PEUGEOT 308 e 308 SW também exibem a assinatura de luz característica da marca, utilizando tecnologia LED. Daí que todas as versões, a partir do primeiro nível de equipamento, recorrem a tecnologia LED.

Nos níveis de equipamento GT/GT Pack, os novos PEUGEOT 308 e 308 SW contam com faróis adaptativos full LED com a tecnologia matricial PEUGEOT Matrix LED. São compostos por três elementos:

A função de iluminação de circulação diurna é fornecida pela assinatura de luz LED em forma de presa, introduzida na gama PEUGEOT pelo PEUGEOT 508 em 2018.
As luzes de médios são compostas por quatro elementos LED combinados para formar um feixe de luz suficientemente potente.
A função de luzes de máximos é proporcionada pelo módulo matriz composto por vinte elementos LED que adicionam o seu feixe ao das luzes de médios. É aqui que se encontra a função adaptativa do sistema, uma vez que estes vinte módulos são ligados e desligados, ajustando-se individualmente e de forma contínua, dependendo das condições de circulação.
A câmara no topo do para-brisas analisa o ambiente envolvente a fim de adaptar a iluminação e a intensidade dos LED na matriz. Desta forma, o feixe de luz adapta-se automaticamente para proporcionar uma iluminação ótima, mantendo o feixe principal sempre aceso sem encandear os outros veículos.

Ao aproximar-se de um veículo (ultrapassagem ou seguimento) à noite, os novos PEUGEOT 308 e 308 SW analisam e acompanham o seu progresso. Os segmentos do feixe das luzes de máximos são desligados à volta do veículo identificado para criar um túnel de sombra, de modo a não encandear o condutor do outro veículo, mantendo ao mesmo tempo o ambiente brilhantemente iluminado.

Para além de assegurar uma iluminação ótima sem provocar encandeamento nos outros condutores, a nova tecnologia PEUGEOT Matrix LED dos 308 e 308 SW pode mudar automaticamente entre diferentes modos de iluminação dependendo das condições exteriores.

Modo cidade: assim que o veículo circule entre 0 e 50 km/h, os médios são ligados.

Modo de luzes de máximos: A velocidades entre os 50 e os 110 km/h, a iluminação nos faróis dianteiros é alternada para as luzes de máximos. Isto significa que passa a estar disponível toda a potência de iluminação.

Modo autoestrada: ao viajar a mais de 110 km/h durante pelo menos 5 segundos, os faróis PEUGEOT Matrix LED Technology variam o ângulo do feixe das luzes de máximos (+0,4%) de modo a iluminar até mais longe, obviamente sem encandear os outros condutores. Assim que o veículo circule durante mais de 5 segundos a menos de 90 km/h, o feixe de luz regressa ao seu ângulo original.

Os faróis dianteiros PEUGEOT Matrix LED estão ligados às luzes traseiras full LED de três garras distintivas dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.

Estas são parte integrante do design da secção traseira e o seu design único torna os novos PEUGEOT 308 e 308 SW inconfundíveis à primeira vista, tanto à frente como atrás.

%d bloggers like this: