Notícias do Mundo Motorizado

Mazda confirma nomes dos novos modelos de uma gama SUV alargada para a Europa

A Mazda Motor Corporation anunciou hoje os planos para expandir a sua linha de modelos SUV a partir de 2022. Dois novos modelos do grupo de Grandes Produtos[1] – o Mazda CX-60 e o Mazda CX-80 – serão introduzidos em toda a Europa durante os próximos dois anos.

Para satisfazer as crescentes necessidades do segmento, a Mazda irá proporcionar aos clientes europeus uma escolha mais alargada de propostas SUV, combinando a mais recente performance ambiental com o prazer de condução inerente a cada modelo Mazda.

Entretanto serão lançados nos EUA e em outros mercados não europeus dois novos modelos de maiores dimensões – CX-70 e CX-90 – bem como o CX-50, do grupo das Pequenas Plataformas.

Relativamente aos novos modelos a lançar na Europa – Mazda CX-60 e Mazda CX-80 – ambos irão gerar um crescimento positivo do negócio a médio e a longo prazo. Aproveitando, em pleno, a estratégia de desenvolvimento e produção “Building Block” da Mazda[2], na qual se incorpora a tecnologia Skyactiv, o planeamento agregado e a produção flexível, a Mazda irá expandir a sua gama de modelos SUV com recurso às mais recentes tecnologias.

Com duas e três filas de bancos, respectivamente, o CX-60 e o CX-80 irão liderar a introdução na Europa de modelos híbridos plug-in, com motores a gasolina de 4 cilindros em linha combinados com um motor eléctrico. Serão, também, lançadas novas gerações do motor a gasolina Skyactiv-X e do motor diesel Skyactiv-D em combinação com um sistema mild hybrid de 48V, combinando elevada potência com uma excelente performance ambiental.

Em complemento, durante o primeiro semestre de 2022, irá chegar ao mercado uma nova versão do MX-30, o primeiro EV de produção em massa da Mazda, que irá incorporar múltiplas tecnologias de electrificação, utilizando o motor rotativo, exclusivo da Mazda, como gerador.

A partir de 2025, a Mazda irá introduzir uma série de novos produtos assentes numa nova plataforma dedicada a propostas EV. Com a introdução destes modelos, a Mazda está no caminho certo para completar o processo de electrificação da totalidade da sua gama até 2030.

A par destes novos lançamentos, o SUV CX-5, que se viu recentemente actualizado, continua a ser um dos modelos fulcrais da Mazda, que impulsionam o negócio da empresa a nível global. O CX-5, em conjunto com outros modelos, como o CX-30, irá continuar a desempenhar um papel fundamental na oferta de SUV crossovers da Mazda; as evoluções ao nível do design e de produto, junto com a introdução das mais recentes tecnologias de segurança e funcionalidades de conectividade estão, continuamente, a melhorar essa oferta de modelos, mantendo todo o seu apelo.

[1] Modelos no grupo dos Grandes Produtos: CX-60, CX-70, CX-80 e CX-90

[2] Estratégia esclusiva da Mazda para o desenvolvimento eficiente e lançamento de tecnologias de topo, com vista à construção de um conjunto de tecnologias fundamentais como “blocos”.