Notícias do Mundo Motorizado

Ford Anuncia Lançamento Na Noruega: O Icónico F-150 Lightning Életrico Ganha Estatuto Global

O Ford F-150 Lightning 1 – a versão elétrica da icónica pickup mais vendida na América – prepara-se para chegar à Europa, depois de a Ford ter selecionado a Noruega como o primeiro país a conferir à multi-premiada pick-up um estatuto mundial.  

Os clientes do mercado mais desenvolvido do mundo no que respeita à adoção de Veículos Elétricos (VE), são os primeiros, depois dos EUA e do Canadá, a poderem candidatar-se à aquisição de um número estritamente limitado de versões especiais F-150 Lightning Lariat Launch Edition, na sequência de uma expressiva procura por parte dos consumidores. 

A combinação sem precedentes em termos de desempenho em estrada e fora de estrada, versatilidade e condução sem emissões do F-150 Lightning ajusta-se, na perfeição, ao trabalho e à vida ao ar livre, num país onde aproximadamente dois terços de todos os veículos novos estão equipados com tração integral, de modo a enfrentar as mais exigentes condições de utilização; as autoridades estão a avançar no sentido de que o total das vendas de veículos novos (automóveis e veículos comerciais ligeiros) atinjam os 100% elétricos até 2025; além disso, o conceito “friluftsliv” – cultura de liberdade de movimentos na natureza – está fortemente enraizada na filosofia norueguesa. 

“Ao longo dos meus 25 anos na Ford, nunca vi nada como a paixão e a procura que estou, neste momento, a constatar por parte dos condutores que desejam sentar-se ao volante do nosso F-150 Lightning. Tive, literalmente, clientes a bater à minha porta a pedir a introdução da ‘pickup’ elétrica na Noruega”, disse Per Gunnar Berg, Diretor Geral da Ford Noruega. “O F-150 Lightning é o parceiro ideal para muitos clientes na Noruega, graças à sua capacidade em satisfazer o nosso desejo de aventura, ao mesmo tempo que desenvolvemos a nossa paixão pela proteção ambiental”.  

A Ford possui uma fortíssima aposta em veículos elétricos, tendo, no ano passado, anunciado que, a partir de 2030, apenas irá oferecer veículos de passageiros 100% elétricos, e que a sua gama de veículos comerciais tornar-se-á 100% elétrica a partir de 2035. Também até 2035, a Ford aponta para a obtenção da neutralidade de carbono em toda a sua pegada europeia, em termos das suas instalações, logística e fornecedores diretos. A empresa está a investir 50 mil milhões de dólares a nível mundial, até 2026, para atingir uma taxa de exploração orientada superior a 2 milhões de veículos 100% elétricos até ao final desse ano. A Ford prevê que, até 2030, mais de metade da sua produção global seja dedicada exclusivamente a VE, e visa a neutralidade de carbono a nível mundial o mais tardar até 2050. 

No mês passado, a Ford revelou também a disponibilidade do novo crossover médio Explorer 100% elétrico 2 para os clientes europeus, um dos dez veículos elétricos que a companhia irá introduzir no mercado até 2024, lote onde se inclui, também, o Mustang Mach-E, 3 modelo que regista na Noruega 22 por cento das vendas europeias. 

“A Ford está a proceder ao alargamento dos limites dos veículos elétricos como só a marca pode fazer”, referiu Martin Sander, Diretor Geral da Ford Model e, Ford Europa. “Robusta e competente como as versões da Série F que há décadas lideram as vendas, mas injetada com tecnologias do futuro, o F-150 Lightning é o F-150 mais inteligente de sempre e a demonstração perfeita de como uma aposta total em veículos elétricos contribui para tornar os nossos veículos genuinamente mais Ford do que nunca”.  

Performance eletrificada com potência de reserva 

Em maio de 2022, ainda antes do seu bem-sucedido lançamento nos EUA, o Ford F-150 Lightning registou, de imediato, perto de 200.000 reservas por parte dos clientes. Integrando a gama Ford F-Series – a pick-up mais vendida na América ao longo de 46 anos consecutivos e o veículo mais vendido, em absoluto, ao longo de 41 anos consecutivos, nesse mesmo mercado – o F150 Lightning tornou-se rapidamente na pick-up elétrica mais vendida nos EUA. 

O volume estritamente limitado de veículos disponíveis para os clientes na Noruega será produzido no Rouge Electric Vehicle Center, em Dearborn (EUA), infraestrutura que está em grande expansão, para que já este ano possa aumentar a sua produção para um volume anual planeado de 150.000 unidades F-150 Lightning. 

Os consumidores noruegueses são os mais fervorosos adeptos de VE do mundo, já representando 21% dos 2,9 milhões de veículos em circulação nas estradas do país. Em 2020, perto de 80% das vendas de veículos de passageiros novos, na Noruega, referiam-se a viaturas elétricas, com uma quota superior a 20% nas vendas de veículos comerciais, um número que se prevê atingir os 40% este ano, graças ao crescimento da procura por parte das empresas e pelo aumento da oferta.  

Quer seja para transportar equipamento de esqui, pesca ou rafting, no domínio da natureza, ou no apoio às empresas norueguesas, as estimativas de autonomia do F-150 Lightning apontam para 386 km de condução zero emissões, segundo as estimativas da EPA, 1 3.493 kg de capacidade de reboque 4 e 805 kg de carga útil. 5,6 

A pickup elétrica é animada por um motor elétrico duplo, com tração integral, o qual gera 458 CV de potência e 1.050 Nm de binário, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h inferior a 5 segundos, oferecendo, também, o apoio dos modos de condução Normal, Sport, Off-Road, 7 e Tow/Haul 8 , os quais inspiram ainda maior confiança numa grande variedade de situações e pisos. 

A bateria de iões de lítio de nova geração, com 98 kWh (utilizáveis) pode ser carregada entre 15% a 80% em 39 minutos, num carregamento rápido DC de 150 kW, 9 permitindo aos clientes beneficiar da rede de 20.000 carregadores públicos existente na Noruega, 6.000 deles rápidos. 

Diversas funcionalidades práticas utilizam a bateria do F-150 Lightning para transformar a pick-up numa fonte de energia móvel. O sistema Pro Power Onboard pode fornecer até 2,3 kW e foi concebido para alimentar ferramentas, dispositivos eletrónicos e aparelhos eletrodomésticos, num local de trabalho ou quando se pretende acampar na natureza, disponibilizando, para o efeito, tomadas elétricas incorporadas. 

Além disso, o seu espaço de arrumação Mega Power Frunk de 400 litros, com 181 kg de capacidade, 5 resistente à água e drenável, proporciona uma versatilidade única para trabalhar e em atividades ao ar livre.  

No habitáculo de cinco lugares, o sistema de infotainment Ford SYNC 4A 10 é apoiado por um ecrã táctil central digital de 15,5 polegadas e por um sistema de compatibilidade wireless com Apple CarPlay 11 e Android Auto. 11 O painel de instrumentos digital de 12 polegadas utiliza uma interface personalizável para permitir ao condutor selecionar as informações mais importantes.  

As tecnologias também ajudam os proprietários a tirar o máximo partido das potencialidades de transporte da pick-up. A câmara traseira torna mais simples o alinhamento e acoplagem de um reboque. Balanças de Bordo e Smart Hitch utilizam o ecrã central para apresentar uma estimativa do peso da carga útil da plataforma de carga e da distribuição do peso do reboque. Por sua vez, o Pro Trailer Backup Assist 6 torna mais simples as manobras de marcha-atrás com reboque, permitindo aos condutores monitorizar o progresso da manobra através do ecrã táctil de 15,5 polegadas e manobrar utilizando um controlador dedicado. 

Na Noruega, o F-150 Lightning Lariat Launch Edition é apenas proposto aos clientes na versão de carroçaria Super Crew Cab, com a exclusiva pintura metalizada Antimatter Blue, ampliando, assim, o forte visual da carroçaria em liga de alumínio de nível militar, contribuindo para conter o peso e aumentar a eficiência energética e o desempenho. 

“Tudo o que aprendemos ao longo de quase meio século de produção da ‘pick-up’ mais vendida na América, ajudou-nos a fazer do F-150 Lightning a ‘pick-up’ do futuro. Trata-se, realmente, de um enorme grande elogio para a equipa do Lightning ter clientes que procuram este veículo tanto no mercado doméstico como no exterior”, declarou Darren Palmer, Vice-Presidente de Programas de Veículos Elétricos, Ford Model. “Nesta ‘pickup’, a excelência de engenharia está presente por dentro e por fora. Encorajo, vivamente, os nossos futuros clientes noruegueses a pôr esta ‘pick-up’ à prova em todas as suas aventuras ao ar livre”.  

%d bloggers like this: