Notícias do Mundo Motorizado

Tavascan: O primeiro coupé SUV totalmente elétrico da CUPRA

A CUPRA divulgou a fase seguinte da sua evolução no evento Exponential Impulse em Berlim, mesmo antes do fim de semana da Fórmula E. Ao assinalar o seu quinto aniversário este ano, a marca apresenta mundialmente o seu primeiro SUV coupé todo elétrico, o CUPRA Tavascan, que será lançado no mercado em 2024.

A CUPRA lançou também o CUPRA DarkRebel, um carro desportivo virtual concebido para o panorama citadino do futuro, pensado sem limites físicos, que pode ser configurado pela Tribo CUPRA.

A CUPRA vai também lançar o Metahype, o espaço de entrada da marca no metaverso.

Finalmente, a marca lançou a Exponential Experience – uma experiência única ao volante da CUPRA UrbanRebel Racing Concept, onde os universos físico e digital colidem.

“Hoje focamo-nos na paixão da CUPRA em transformar sonhos em realidade”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “A CUPRA ainda é uma marca jovem. Ainda assim, alcançamos recordes um atrás do outro, em apenas cinco anos e a um ritmo extraordinário, tudo graças à nossa garra e determinação. Desde o seu lançamento, a CUPRA já vendeu mais de 300.000 veículos e é a marca de crescimento mais rápido na Europa. Atingimos um recorde de vendas no 1º trimestre de 2023 com mais de 46.500, impulsionando a rentabilidade da SEAT.”

Estreia mundial do CUPRA Tavascan

O grande destaque do evento Exponential Impulse foi o lançamento mundial do CUPRA Tavascan, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca e o seu segundo veículo 100% elétrico depois do CUPRA Born. Incorpora a visão eletrificada da CUPRA permanecendo fiel ao concept car de 2019, comprovando que o Tavascan não é uma resposta à mudança, mas um veículo que a cria.

“Quando apresentámos o concept do Tavascan na IAA em Frankfurt em 2019, era o nosso carro de sonho – um manifesto para tudo o que queríamos que a CUPRA se tornasse como marca”, disse Wayne Griffiths. “Desde então, continuamos a acreditar que tudo o que sonhamos, podemos criar. Bem, hoje é o dia em que esse sonho se torna realidade.”

O CUPRA Tavascan é o impulso para uma nova e marcante linguagem de design: o design exterior proporciona proporções atléticas e desportivas. A partir da frente, a iluminação de matriz LED com a assinatura visual de três triângulos é imediatamente reconhecível. O interior é uma peça de arquitetura graças ao caráter da espinha dorsal central, em conjunto com as finas saídas de ar, quase invisíveis.

Como um SUV emocional e orientado para a condução, o CUPRA Tavascan apresenta a tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva. Estes atributos e a adição de pneus de elevada performance instalados em jantes de liga leve forjadas de 21”, proporcionam uma experiência de condução desportiva única.

Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca vai estar disponível com duas potências: 210kW (286cv) e 250kW (340cv); a versão de maior potência dispõe de tração integral ao contar com dois motores, proporcionando elevada performance com a máxima tração. O CUPRA Tavascan VZ pode atingir 50km/h em apenas 2,4 segundos (de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos).

Também tem capacidade suficiente para uma autonomia de cerca de 550 km graças ao conjunto de baterias de 77kWh de capacidade. O CUPRA Tavascan pode alcançar 100km de autonomia em apenas 7 minutos. Quando a bateria desce para apenas 10%, pode ser reabastecida para 80% em pouco menos de meia hora, ao utilizar um posto de carregamento de 135kW.

O CUPRA Tavascan apresenta um sistema de infotainment de 15″ – o maior até ao momento num modelo CUPRA – com uma Human Machine Interface (HMI) recentemente concebida. O CUPRA Tavascan integra também pela primeira vez um sistema áudio high-fidelity com 12 colunas, desenvolvido em parceria com a empresa de áudio Sennheiser.

Concebido e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Tavascan vai ser desenvolvido na fábrica Anhui do Grupo Volkswagen na China, um centro de inovação de última geração para a mobilidade elétrica e será lançado em 2024, com um target anual de mais de 70.000 automóveis vendidos.

%d bloggers like this: