Notícias do Mundo Motorizado

6 Horas de Spa-Francorchamps: uma nova estreia
para o Team Peugeot TotalEnergies

As 6 Horas de Spa-Francorchamps TotalEnergies, terceira jornada do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) terão lugar nos próximos dias 28 e 29 de abril. O circuito belga, no coração da Floresta das Ardenas, é considerado um dos mais exigentes do mundo, sendo famoso pelas suas curvas rápidas e pelo seu mítico Raidillon.

Será a primeira aparição do PEUGEOT 9X8 no traçado de Spa-Francorchamps e, como explica Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport, “Trata-se de um circuito único, sem comparação com qualquer outro. Os treinos livres serão a nossa estreia nesta pista, não a conhecemos e nunca testámos lá. Teremos de apostar na antecipação para identificar rapidamente os pontos mais vantajosos num traçado novo e com condições diferentes das de Portimão. Em Spa, as condições meteorológicas são geralmente instáveis e mais complicadas de gerir. É um circuito fantástico e estamos todos muito motivados para ver o nosso PEUGEOT 9X8 a evoluir no traçado belga.”

Após um primeiro resultado entre o top-5 na jornada anterior, o objetivo do Team PEUGEOT TotalEnergies para Spa-Francorchamps, o último evento antes do Centenário das 24 Horas de Le Mans, em junho, será manter o mesmo nível de fiabilidade que os 9X8, com os números 93 e 94, demonstraram em Portimão.

Stoffel Vandoorne, piloto de reserva da Peugeot Sport, estará presente em Spa-Francorchamps para apoiar o Team PEUGEOT TotalEnergies e proporcionar à equipa toda a sua experiência no seu “circuito caseiro”.

Os dois PEUGEOT 9X8 estarão de regresso às pistas no dia 27 de abril para as duas primeiras sessões de treinos livres. A sessão de qualificação terá lugar no dia 28 de abril pelas 17h50 para a categoria Hypercar, e o início da corrida será dado às 12h45 do sábado, 29 de abril. Nota: horas locais, menos 1 hora em Portugal Continental.

Declarações

Christian Deltombes, Diretor de Equipa do Team PEUGEOT TotalEnergies

“Para muitos de nós, Spa é, naturalmente, uma jornada muito especial. Trata-se um circuito icónico com algumas particularidades que alguns adoram e outros nem por isso. O ambiente que se vive em Spa torna, igualmente, a corrida muito excitante. O fim-de-semana em Portimão trouxe alguma serenidade à equipa. Sebring foi uma espécie de onda de choque, mas com impacto positivo para a equipa, e orgulhamo-nos de ter reagido bem depois desta corrida. Os ‘pitstops’ foram especialmente eficientes, registando o 2º e 3º melhores ‘pitstops’ de toda a grelha. Em Spa daremos o nosso melhor para confirmar esta dinâmica, mesmo sabendo que ainda temos muito trabalho pela frente. O desafio é também maior tendo em conta o curto espaço de tempo entre Portimão e Spa”.

Jean-Éric Vergne, Piloto do PEUGEOT Nº93

“Em termos de fiabilidade, penso que demos um grande passo entre Sebring e Portimão. À parte do contratempo inicial, não tivemos quaisquer problemas até ao final da corrida. Em Spa precisamos de melhorar o nosso desempenho, e desde que sejamos capazes de manter o nosso nível de fiabilidade, corrida após corrida, as perspetivas são boas. Spa é, provavelmente, o meu circuito preferido de toda a temporada. Já lá competi com diversos carros, é uma pista espantosa e tenho boas recordações, por isso espero poder manter a boa dinâmica com a Peugeot Sport. Como é hábito, as condições meteorológicas devem ser complicadas e instáveis. O frio não vai facilitar a escolha dos pneus, pelo que a estratégia de pneus será um elemento-chave para esta corrida. Spa é também a última prova antes de Le Mans, pelo que será uma boa preparação, graças à sua longa reta, e poderemos avaliar o nosso desempenho face aos outros concorrentes em termos de velocidade pura em reta, caso haja alterações a fazer antes das 24 Horas de Le Mans. Vai ser uma corrida muito importante.”

Gustavo Menezes, Piloto do PEUGEOT Nº94

“Saímos de Portimão muito satisfeitos com as melhorias que fizemos. Obviamente, ainda não estamos nos nossos objetivos, mas, em última análise, é necessário tempo para dar os passos mais importantes, e o mais relevante é que estamos a progredir. Temos bem definido onde queremos chegar, e o que mais importa é que, corrida após corrida, estamos a avançar na direção certa. Em Portimão alcançámos um nível de fiabilidade muito bom, apesar de termos um problema técnico com um sensor de binário defeituoso. A equipa executou a corrida na perfeição e, após Sebring, os mecânicos têm trabalhado exaustivamente, como demonstra o nosso desempenho nos ‘pitstops’.

Para Spa, o nosso trabalho continuará focado no desempenho e na fiabilidade e, em última análise, para Le Mans. Aguardamos com expectativa, os trabalhos já arrancaram, e estaremos em Spa dentro de poucos dias. Até lá”.

%d bloggers like this: