Notícias do Mundo Motorizado

TOYOTA GAZOO Racing repete vitória no Rali Safari, com quatro GR Yaris Rally1 no Top 4

A dupla Sébastien Ogier e Vincent Landais venceu o Rali Safari, e a TOYOTA GAZOO Racing WRT fez história, ao repetir o resultado do ano passado, com quatro GR Yaris híbridos no Top 4 da classificação geral da mítica prova africana. Kalle Rovanperä e Elfyn Evans juntaram-se ao francês no pódio. Takamoto Katsuta terminou em quarto.

Após 30 anos (desde o resultado da Toyota com o Celica no Rali Safari em 1993) a Toyota volta a garantir o Top 4 na prova mais dura do mundial de ralis. Numa prova verdadeiramente desafiante, com terra, muito pó, pedras e lama, os quatro GR Yaris Rally1 eletrificados mostraram toda a sua fiabilidade e velocidade, aumentando a vantagem da Toyota no Campeonato Mundial de Ralis da FIA.

A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) permanece invicto na ronda mais difícil do Campeonato Mundial de Ralis da FIA desde que voltou ao calendário em 2021, com o recorde de todos os tempos da Toyota no Safari agora aumentado para 11 vitórias – 10 delas conquistadas já no formato WRC.

Conseguir a proeza de colocar 4 Toyota nas 4 primeiras posições ocorre precisamente 30 anos após a Toyota conseguir o mesmo resultado pela primeira vez no Quênia com o Celica ST185. O GR YARIS Rally1 HYBRID e a equipa têm conseguido bons resultados na prova africana, uma vez que conseguiu o mesmo resultado o ano passado. A Toyota faz história ao ser o primeiro fabricante a conseguir este feito na mesma prova do WRC em três ocasiões distintas, e por consegui-lo em duas edições sucessivas de um rali.

O segundo sucesso de Ogier no Safari em três anos, coincide com a sua terceira vitória em cinco provas em que competiu esta temporada, juntamente com o co-piloto Vincent Landais. A dupla liderou o sétimo rali da época, desde a primeira especial cronometrada na manhã de sexta-feira e chegaram ao domingo com uma vantagem de 16,7 segundos, sobre os vencedores do Safari do ano passado, Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen.

Tendo estabelecido o terceiro melhor tempo na Power Stage final do rali, o jovem Rovanperä conseguiu três pontos de bónus, aumentando a sua liderança no campeonato de 25 para 37 pontos. O Rali Safari marca o meio da época de 13 rondas.

Evans está agora em terceiro lugar na classificação do campeonato, a 41 pontos da liderança. O galês e o seu co-piloto Scott Martin subiram ao pódio do Safari pelo segundo ano consecutivo.

O jovem japonês, Takamoto Katsuta do programa de desafio da TGR, conseguiu o seu melhor resultado da temporada até agora.

Após a quinta vitória do ano, o TGR-WRT aumentou a liderança do campeonato de fabricantes para 42 pontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI SAFARI 2023
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h30m42.5s
2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +6.7s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m58.5s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m23.8s
5 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +5m05.4s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +9m14.4s
7 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +16m15.7s
8 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +24m47.0s
9 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia Rally2 evo) +26m33.4s
10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia Rally2 evo) +27m04.0s

%d bloggers like this: