Notícias do Mundo Motorizado

WRC Sardenha: Finalmente uma vitória da Hyundai e de Neuville

Muita chuva, pisos enlameados e escorregadios foram determinantes para a dobradinha da Hyundai, que viu Thierry Neuville vencer e Esapekka Lappi terminar no 2º lugar, na frente do campeão Kalle Rovanpera, que voltou a vencer uma Power Stage e comanda isolado o Campeonato do Mundo de Ralis.

Parecia que Sébastien Ogier tinha a prova italiana na mão, mas uma saída de estrada na 14ª especial de classificação impediu o piloto francês e a Toyota alcançarem mais um triunfo. Era tempo da Hyundai vencer uma prova em 2023, depois de 4 triunfos da Toyota e 1 da M-Sport Ford e também do candidato Thierry Neuville sublinhar os seus argumentos para poder ser campeão esta temporada. Se a dobradinha da Hyundai foi essencial para equilibrar o campeonato de construtores, a Toyota e o campeão Kalle Rovanpera também saíram da Sardenha com razões sólidas para lutar pelos títulos de 2023. O 3º lugar de Kalle e a fantástica vitória na Power Stage, junto à 4ª posição de Elfyn Evans, embora a considerável distância do vencedor, continua a manter intacta a ambição na revalidação dos títulos.

Quanto maiores são as dificuldades do terreno, melhor anda Kalle Rovanpera, como demonstrou na Power Stage ao conquistar os cinco preciosos pontos extra, batendo categoricamente Ott Tanak e Seb Ogier que, teoricamente pretendiam conquistar a vitória para minimizar os estragos da falta de pontos na classificação geral. Mas foi precisamente a chegada de muita chuva que causou danos na caravana e inundou os pisos dos troços da Sardenha. Que o diga Adrien Fourmaux, o líder incontestado do WRC2 até à derradeira especial, quando se despistou e danificou irremediavelmente o Ford Fiesta Rally2, depois de uma fabulosa exibição, onde trocou as contas ao muito experiente Andreas Mikkelsen, que acabou por herdar a vitória na categoria e o 5º lugar da classificação geral, aos comandos do Skoda Fabia. Entre os WRC2, que conquistaram cinco lugares entre os 10 primeiros classificados, Teemu Suninen em Hyundai foi o 2º, mas já a longa distância de Mikkelsen e Kajetan Kajetanowicz em Skoda o 3º, na frente do Citroen C3 de Yohan Rossel.

Depois da prova italiana, o campeão do mundo comanda o WRC 2023. Kalle Rovanpera soma 118 pontos, seguido por Thierry Neuville com 93 e por Ott Tanak com 85. Perto está Elfyn Evans com 83 pontos na 4ª posição, seguido por Ogier com 70 e por Lappi agora com 67 pontos. Entre os construtores, a Toyota continua a dominar com 235 pontos, mas agora com a Hyundai mais perto com 212. A M-Sport Ford soma 148 pontos. A próxima prova será no Quénia entre 22 e 25 de junho, um rali reconhecidamente duro, onde se esperam reações de Ott Tanak à liderança de Rovanpera, também ele um especialista em provas deste tipo.

%d bloggers like this: