Notícias do Mundo Motorizado

Mazda inova na travagem com ‘i-ELOOP’

Mazda ‘i-ELOOP’, O Primeiro Sistema de Travagem Regenerativa para Veículos de Passageiros Baseado num Capacitor

A Mazda Motor Corporation desenvolveu aquele que é o primeiro sistema de travagem regenerativa para um automóvel de passageiros do mundo que recorre a um capacitor (ou condensador). O inédito sistema, que a Mazda denomina de ‘i-ELOOP’, irá surgir nos modelos Mazda’s em 2012. Em condições reais de utilização, com travagens e acelerações frequentes, o ‘i-ELOOP’ permite uma diminuição dos consumos na ordem dos 10 por cento.

O sistema de travagem regenerativa da Mazda é único porque se baseia num capacitor (também referido como condensador), traduzido num componente eléctrico que armazena temporariamente grandes volumes de electricidade. Em comparação com as tradicionais baterias, os capacitores podem ser carregados e descarregados de um modo rápido e são mais resistentes à deterioração derivada do seu uso prolongado. O ‘i-ELOOP’ converte eficientemente a energia cinética do veículo em electricidade à medida que o mesmo desacelera, usando depois a electricidade para alimentar os sistemas de climatização, de áudio e numerosos outros componentes eléctricos.

 Os sistemas de travagem regenerativa tendem a popularizar-se como uma tecnologia que permite diminuir os consumos. Eles utilizam um motor eléctrico ou um alternador para gerar electricidade à medida que o veículo desacelera, recuperando, desse modo, parte da energia cinética do veículo. Os sistemas de travagem regenerativa presentes em veículos híbridos geralmente contam com um grande motor eléctrico e baterias de suporte.

 A Mazda examinou os mecanismos de aceleração e desaceleração de um automóvel e desenvolveu um eficiente sistema de travagem regenerativa que recupera rapidamente uma grande quantidade de electricidade sempre que o veículo desacelera. Ao contrário dos híbridos, o sistema da Mazda dispensa o uso do motor eléctrico e das baterias.


‘i-ELOOP’, o sistema de travagem regenerativa da Mazda

O ‘i-ELOOP’ integra um novo alternador de voltagem variável (de 12 a 25V), um capacitor eléctrico de dupla camada e baixa resistência e um conversor DC/DC. O ‘i-ELOOP’ inicia a recuperação da energia cinética no momento em que o condutor levanta o pé do acelerador e o veículo começa a desacelerar. O alternador de voltagem variável gera electricidade até 25V para uma máxima eficiência, antes de a enviar para o Capacitor Eléctrico de Dupla Camada (EDLC) paraarmazenamento. Especialmente desenvolvido para utilização num veículo, o capacitor pode ser carregado em alguns segundos. O conversor DC/DC diminui a electricidade dos 25V para os 12V antes de ser enviada para alimentação dos vários componentes eléctricos do veículo. Se necessário, o sistema também recarrega a bateria do veículo. O ‘i-ELOOP’ opera sempre que o veículo desacelera, reduzindo a necessidade do motor queimar mais combustível para gerar electricidade. Como tal, em condições de condução do tipo “pára-arranca”, os consumos diminuem em aproximadamente 10 por cento.

A denominação ’i-ELOOP’ resulta de uma adaptação de “Intelligent Energy Loop” e representa a intenção da Mazda de maximizar a eficiência do ciclo energético, fazendo-o de um modo inteligente.

 O ‘i-ELOOP’ opera também em conjunto com a tecnologia única ‘i-stop’ de gestão do motor sob tráfego intenso, no aumento do período de tempo em que o motor pode ser desligado.

 A Mazda está a trabalhar com vista à maximização da eficiência dos motores de combustão interna com a sua inovadora SKYACTIV TECHNOLOGY. Combinando-a com os sistemas ‘i-stop’, ‘i-ELOOP’ e outras soluções eléctricas que incrementem a economia, através da eliminação dos consumos excedentes, a Mazda esforça-se por disponibilizar veículos com uma excelente performance ambiental, bem como uma condução ‘Zoom-Zoom’ a todos os seus clientes. Por ocasião do 42º Salão Automóvel de Tóquio, a Mazda irá estrear o sistema ‘i-ELOOP’ no protótipo TAKERI, uma berlina do segmento médio superior que integra a SKYACTIV TECHNOLOGY e a temática de design KODO – A Alma do Movimento.

%d bloggers like this: