Notícias do Mundo Motorizado

Opel Ampera vence Troféu Auto

Opel Ampera, o carro eléctrico da Opel, foi o vencedor, pelo segundo ano consecutivo, do Troféu Auto na categoria de automóveis eléctricos, da revista alemã Auto Zeitung.

A marca distinguiu-se dos 17 concorrentes ao obter 42 por cento dos votos, num universo de 100 mil leitores. Com votação recorde e superior à do ano passado, a marca destacou-se de Fisker Karma (15,2 por cento) e de Tesla Roadster (10,6 por cento).

 O CEO da Opel, Karl-Friedrich Stracke, ao receber o troféu na cerimónia realizada no Fórum Meilenwerk, em Düsseldorf, destacou que “a votação tão expressiva no Ampera é um claro reconhecimento do nosso conceito revolucionário de motorização. O Ampera assume um papel de liderança em matéria de mobilidade eléctrica. A tecnologia de motorização eléctrica associada ao extensor de autonomia dá-nos a oportunidade de ganhar independência face a fontes de energia não-renováveis, sem termos que ceder a limitações na utilização diária e na autonomia.”

 O Opel Ampera, com lançamento em Portugal agendado para o próximo mês de Janeiro, possui uma bateria de 16 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia de 40 a 80 km sem emissões.

O motor-gerador do extensor de autonomia, a gasolina, é ligado automaticamente, quando a bateria atinge o mínimo de carga, de forma a produzir electricidade a bordo, alimentando o motor de tracção.

O extensor proporciona autonomia adicional superior a 500 quilómetros. A tracção do Opel Ampera é sempre eléctrica, recorrendo a um motor eléctrico de 111 kW (150 cv) de potência.

 

Fonte: Opel