Notícias do Mundo Motorizado

Tiago Monteiro com o melhor fim-de-semana da época no Japão

Os resultados conseguidos este fim-de-semana em Suzuka, no Japão, em mais uma jornada do FIA WTCR by Oscaro foram os melhores da presente época para Tiago Monteiro. Competitivo desde o início do evento, o piloto português conseguiu estar constantemente na frente, conseguido uma ‘pole position’, uma subida ao pódio com o terceiro lugar, um sexto posto e poderia ter voltado a subir ao pódio, não fosse um desentedimento o ter arredado desse lugar.

Desta forma, Tiago está ciente que ao longo da época nunca esteve tão competitivo: “Apesar do fim-de-semana não ter acabado como esperava, tenho de me focar no que correu bem e correu muita coisa bem. Somámos muitos pontos, estivemos sempre entre os pilotos da frente, ajudámos a Honda a seguir o seu caminho rumo ao título e conseguimos ter o Honda Civic Type R TCR competitivo ao longo da jornada. Foi sem dúvida o fim-de-semana mais produtivo do ano”, começou por dizer.

Depois da subida a pódio ontem, Tiago teve hoje pela frente mais duas provas. Na primeira a largar da oitava posição, conseguiu recuperar dois lugares logo após o arranque e assim se manteve até ao cruzar da linha de meta. Na última corrida do dia, o piloto português estava na linha da frente e passou para o comando logo após a partida: “Fiz um bom arranque e passei para a frente. Mas depois fui empurrado e fui obrigado a ceder essa posição. Não me pareceu justa a manobra. Mantive o segundo posto até perto do final da prova. Nessa altura facilitei a ultrapassagem a um dos pilotos da Honda na luta pelo título num momento de interajuda no seio da estrutura. O pódio, adivinhava-se o resultado final e no fundo aquilo que parecia justo”, continuou o piloto português.

Mas, um desentendimento na última volta com o ‘safety-car’ em pista, entre piloto e equipa, fez Tiago precipitar-se para a entrada das boxes: “Quando ainda faltava uma volta entrei, mesmo que por escassos metros, na linha das boxes. Assim, que me apercebi do erro, tentei regressar, perdi uma posição, fiz uma ultrapassagem em situação de bandeiras amarelas e fui penalizado. Caí de terceiro para 15º. Uma enorme frustração. Em 22 anos de carreira, nunca nada parecido me tinha acontecido. Mas é a velha máxima, que os homens também erram”, concluiu Tiago Monteiro focado já na próxima corrida em Macau, onde habitualmente é bem sucedido e onde espera estar tão competitivo como no Japão.

Macau recebe a caravana do FIA WTCR by Oscaro de 14 a 17 de Novembro.

%d bloggers like this: