Notícias do Mundo Motorizado

Programa da Goodyear no WTCR inicia-se com a corrida da Bélgica

Mais um emocionante programa internacional de corridas para a Goodyear tem início este fim de semana, com a primeira ronda do WTCR – Taça do Mundo de Turismos da FIA. A Goodyear foi nomeada fornecedor exclusivo de pneus para este prestigiante campeonato, acrescentando outra competição motorizada de topo a nível mundial ao seu portfólio, do qual também constam o WEC ou as ELMS, entre outros.

A temporada do WTCR tem início com a corrida da Bélgica, que compreende duas corridas no Circuito de Zolder, a 12 e 13 de setembro, dando o tiro de partida de um calendário de 2020 condensado e reprogramado, e que agora estará centrado na Europa. Normalmente, a temporada do WTCR inclui corridas em todo o mundo, que terão que esperar pelo próximo ano, e que continuarão a incluir a Goodyear como fornecedor exclusivo de pneus e parceiro oficial.

Depois de Zolder, as equipas do WTCR visitarão Nürburgring, na Alemanha, para as corridas nos desafiantes 25,4 km do Nordschleife, seguindo-se p Slovakiaring, na Eslováquia; o Hungaroring, na Hungria; Aragão, em Espanha; e Adria, em Itália. Os dois primeiros eventos consistirão em duas corridas cada, antes do aumento para três corridas por fim de semana a partir do Slovakiaring. Os seis eventos serão realizados num período de dois meses, que culminará a 14 e 15 de novembro, em Adria.

Todas as equipas do WTCR utilizarão, em condições de piso seco, uma única especificação dos pneus de competição slick Goodyear Eagle F1 SuperSport, e terão acesso a uma única especificação adicional para piso molhado. A decisão de utilizar um só pneu slick versátil, ao invés de vários compostos, é importante para a parceria da Goodyear com o WTCR e com o promotor do campeonato, a Eurosport Events. As corridas do WTCR são sprints a toda a velocidade, sem trocas de pneus a meio da prova.

Sebastian Trinks, Sales Account Manager, é o líder de eventos da Goodyear para o WTCR e o PURE ETCR, o campeonato de turismos totalmente elétricos, igualmente promovido pela Eurosport Events. Sebastian Trinks explica as razões por detrás da especificação única de pneus: “É importante fazer com que tudo seja rentável e acessível, pelo que a Goodyear colocou muito esforço na criação de um composto de pneu altamente versátil, que possa lidar com uma ampla gama de condições e de tipos de automóveis. Ter apenas uma especificação de pneus, a que se junta o composto para piso molhado, reduz significativamente os custos e os volumes de transporte de cargas, o que é de suprema importância para um campeonato que percorre todo o globo, como o WTCR”.

“Para criar o versátil composto que aqui temos, tivemos que levar em linha de conta as condições variáveis das pistas do WTCR. Se bem que não existam circuitos urbanos no calendário de 2020, esperamos que regressem em temporadas futuras. As ruas de Marraquexe, de Vila Real ou de Macau são completamente diferentes das pistas de competição, como Zolder ou Aragão, e Nürburgring também coloca uma série de desafios completamente diferente. Também existe muita variedade nos carros utilizados no WTCR. Com sete construtores representados – Hyundai, Honda, CUPRA, Lynk & Co, Audi, Renault e Alfa Romeo –, necessitávamos de conceber um pneu que permitisse a cada equipa e a cada condutor maximizar a performance do seu automóvel”.

Cada equipa disporá de 16 pneus slick em Zolder, e de 12 em Nürburgring. Esta atribuição aumenta novamente para 16 nas restantes rondas com três corridas cada. De Nürburgring em diante, as equipas também podem levar pneus de rondas anteriores se assim o desejarem.

Para além da sua posição enquanto fornecedor exclusivo de pneus, a Goodyear também é um orgulhoso parceiro oficial do WTCR. O que sublinha a importância deste programa para a Goodyear, estabelecendo-o como um pilar determinante no regresso da empresa às competições internacionais. A partir deste ano, a Goodyear também é o fornecedor exclusivo de pneus do PURE ETCR e do Campeonato Britânico de Turismos, trazendo para o seu reduto três dos campeonatos de turismos mais importantes do mundo.

As versões de estrada da gama Goodyear Eagle F1 SuperSport foram recentemente apresentadas e incluem versões de equipamento de origem, por forma a se adaptarem às versões de estrada de muitos dos carros do WTCR, o que sublinha o maior foco da Goodyear no mercado automóvel de ultraelevadas prestações (UHP) e de ultra ultraelevadas prestações (UUHP).

%d bloggers like this: