Notícias do Mundo Motorizado

Treze horas de trabalho e know how português colocaram VW Polo de Solberg como novo

Oliver Solberg é apontado como uma das grandes promessas dos ralis mundiais, mas com apenas 19 anos, feitos em setembro, é natural que ainda existam alguns momentos de fogosidade excessiva. Um desses momentos podia ter acabado com a participação do jovem sueco no Rally Fafe Montelongo logo no Shakedown, onde Solberg e o navegador Aaron Johnston sofreram uma saída de estrada que ‘limpou’ a traseira do Volkswagen Polo GTi R5.

De imediato, a equipa de Petter Solberg começou a avaliar os estragos através das fotos que iam chegando ao Parque de Assistência, em Fafe, onde estava a equipa de mecânicos liderada por Marco Moreiras, português que esteve vários anos na equipa oficial da Volkswagen e que é um dos homens de confiança de Solberg nos ralis e ralicross.

“Quando vi o carro pela primeira vez, pensei que era missão impossível”, admite Marco Moreiras. “Mandámos o piloto e navegador para o hotel descansar, e começámos a tentar reconstruir toda a secção traseira do carro. Até o Petter (Solberg) e a esposa (Pernilla) trabalharam connosco durante a noite. Ao todo, foram 13 horas e 20 minutos de trabalho, muito tempo à marreta!”, afirmou o mecânico português.

O certo é que, quando acordaram, Oliver Solberg e Aaron Johnston tinham um carro praticamente imaculado à sua espera. O Polo GTi R5 foi depois alvo de uma inspeção dos comissários técnicos da FIA, que validaram as condições de segurança do carro alemão e permitiram à dupla alinhar no primeiro troço, às 09h00. Aí, Solberg fez o segundo melhor tempo, a apenas 0,1s do seu grande rival na luta pelo título, Alexey Lukyanuk, com uma estonteante média de 116.8 km/h… “Os mecânicos fizeram um trabalho fantástico! Trabalharam a noite toda sem descanso. Vamos tentar continuar a atacar”, afirmou o jovem piloto sueco, que vem de vitórias no Rali da Letónia para o Europeu e no Rali da Estónia para o WRC3.

Hoje o Eurosport vai transmitir duas classificativas em direto, Anjos (10h00) e Queimadela/Travassós (14h00), através das páginas oficiais do FIA ERC no YouTube e Facebook. A grelha de transmissões em direto para o fim de semana será a seguinte:

Sábado: PE2 Anjos – 10h00 | PE6 Queimadela / Travassós – 14h00 | Reagrupamento – 18h05

Domingo: PE11 Monte – 10h00 | PE18 Guilhofrei – 17h25

%d bloggers like this: