Notícias do Mundo Motorizado

Novo Volkswagen Golf GTI: Uma nova dimensão de dinâmica

O Golf GTI é um ícone em todo o mundo. As suas funções de condução são extraordinariamente dinâmicas e o seu design é inconfundível. O primeiro Golf GTI foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em setembro de 1975. Jovem e selvagem, iniciou a comercialização no verão de 1976, numa categoria de mercado que ainda não existia: o desportivo compacto com tração dianteira. Inicialmente, as previsões eram de produzir apenas 5000 unidades, mas rapidamente esse número foi superado e o novo Golf tornou-se um objeto de culto.

Com um preço acessível, o Golf GTI depressa passou a ser “cabeça de cartaz” na liga dos modelos mais desportivos, tendo também democratizado a dinâmica de condução. No total, saíram da linha de montagem 461.690 unidades da primeira geração do Golf GTI, modelo que, com o tempo, se tornou um clássico sublime.

É o carro desportivo compacto de maior sucesso em todo o mundo: até ao final de 2019, foram fabricados mais de 2,3 milhões de Golf GTI. Um autêntico fenómeno.

Uma ideia revolucionária e um desenvolvimento evolutivo que se reflete no ADN do design do primeiro Golf GTI – tração dianteira e agilidade, chassis desportivo, ergonomia perfeita, design elegante – e que perdura até hoje. Quase 45 anos após a estreia mundial do primeiro GTI, a Volkswagen lança agora em Portugal a oitava geração: um carro desportivo novo, autêntico e interconectado – o primeiro Golf GTI da era digital.

Exterior com uma aparência desportiva e elegante. Se a dianteira é delineada por uma faixa vermelha e a grelha do radiador exibe uma estrutura de favo de mel e entradas de ar em preto, então só pode ser GTI. Faróis LED estreitos, para-choques marcadamente dinâmico e embaladeiras laterais alargadas radicalizam ainda mais a aparência desportiva deste automóvel lendário. Na secção traseira não faltam o spoiler do tejadilho e os tubos de escape cromados, enquanto os faróis traseiros em LED completam o seu aspeto único. Por sua vez, as dinâmicas jantes de liga leve sublinham a natureza desportiva do modelo.

O Golf GTI já vem equipado de série com IQ.Light, com os potentes faróis LED Matrix “Dynamic Light Assist”, com controlo dinâmico da luz dos máximos a iluminarem o caminho. Além disso, o pacote inclui os inovadores indicadores dinâmicos de mudança de direção. Já os faróis de nevoeiro em LED, de série e integrados no para-choques, possuem um novo design de cinco favos de mel.

Iluminação ambiente exterior. Com a iluminação ambiente exterior, o novo Golf GTI cumprimenta o utilizador ainda antes de entrar: ao pressionar a chave remota, ou, caso se tenha optado pelo sistema KESSY Advanced opcional, basta aproximar-se do veículo e os faróis e as luzes traseiras acendem-se. Os puxadores das portas e a faixa vermelha na grelha do radiador iluminam-se, e o novo Golf GTI acolhe o utilizador com a projeção de luz do espelho retrovisor exterior no chão. 

Tecnologia de ponta e motor potente, desportivo e musculado. Com o seu motor 2,0 l TSI, este desportivo compacto tem um desempenho imponente, graças a uma potência de 245 cv (180 kW), que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e alcançar uma velocidade de ponta de 250 km/h (regulada). Além disso, conta com o bloqueio do diferencial dianteiro (VAQ), que estabiliza e apoia o Golf GTI em caso de perda de tração, ajudando o condutor a manter o controlo.

Por sua vez, a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, com o novo seletor de velocidades de pequenas dimensões, garante prazer de condução sem interrupções. Isto porque se pode alternar facilmente entre mudanças e ainda reduzir o consumo de combustível. Basta premir o seletor de velocidades para selecionar o tipo de marcha pretendido, que é depois ativado através da transmissão “Shift-by-Wire” ligada eletronicamente. Particularmente prático em engarrafamentos: quando combinado com o sistema de série “Travel Assist”, auxilia no arranque e na travagem.

Já o bloqueio do diferencial dianteiro (VAQ), que estabiliza o Golf GTI em caso de deslizamento, permite manter melhor o controlo, mesmo com um estilo de condução mais desportivo; enquanto o “bloqueio eletrónico do diferencial XDS+” (de série) proporciona mais tração, para que as curvas sejam fáceis de fazer – por exemplo, o aumento preciso da pressão dos travões de um lado garante um desempenho mais desportivo, mais rápido e mais incisivo nas curvas.

Travel Assist: um dos mais úteis auxiliares de condução a bordo. Com o “Travel Assist”, proposto de série, o simples pressionar de um botão garante um conforto de condução ao mais alto nível, apoiando o condutor em situações de condução cansativas ou monótonas. Em particular na autoestrada e em vias em bom estado, o “Travel Assist” pode manter o controlo e a velocidade do automóvel, garantindo assim uma distância de segurança do automóvel da frente. E, em conjunto com a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, pode-se conduzir em situações de “para-arranca” de forma descontraída.

Interior: todos os componentes em perfeita sintonia. Para manter o seu inconfundível desportivismo, todos os componentes do interior do GTI estão em perfeita sintonia. Desde os pedais em aço inoxidável, passando pelos detalhes decorativos, aos típicos pespontos que correm até ao forro preto do teto. A iluminação ambiente LED proporciona detalhes de luz nos sítios certos. E logo se vislumbra que o futuro digital já tem lugar no cockpit. Aqui dominam os ecrãs de alta resolução, e a maioria das funções, como o rádio, o ar condicionado ou a iluminação, são fáceis de controlar através de superfícies sensíveis ao toque e sliders.

O Cockpit Digital Pro pode ser atualizado para o Innovision Cockpit quando combinado com o sistema de navegação opcional “Discover Pro”. Isto significa que os dois ecrãs, com 25,4 cm (10 polegadas) e 26,04 cm (10,5 polegadas), se podem interligar. No conjunto de ecrãs resultante tem disponíveis, além dos elementos clássicos, como o conta-rotações, o velocímetro e o conta-quilómetros, também outras informações úteis de forma mais clara e detalhada. O ecrã inicial pode ser personalizado com as funcionalidades preferidas do utilizador, tal como num smartphone.

O painel de instrumentos Cockpit Digital Pro vem equipado de série com um ecrã a cores de alta resolução de 25,4 cm (10 polegadas), para que se tenha acesso rápido aos conteúdos que realmente interessam ao utilizador. Pode dispor do clássico conta-rotações ou velocímetro, e pode adicionar, por exemplo, o mapa de navegação ao ecrã, para que saiba sempre onde está. Podem ver-se ainda as funções desportivas específicas do GTI, como o binário, o turbo, a faixa vermelha dinâmica das rotações, o conta-rotações e a pressão do turbo. O condutor pode personalizar o ecrã para que mostre o que realmente quer ver.

Os clássicos manípulos de função no cockpit deram lugar, no Golf GTI, a superfícies sensíveis ao toque. Por exemplo, pode-se regular o Climatronic de forma mais fácil e intuitiva, através dos botões e sliders. Em combinação com a navegação inteligente no menu, tem-se acesso a muitas funções. Um feedback tátil, através de uma vibração suave, confirma cada entrada.

No interior domina a aparência GTI. Enquanto os bancos dianteiros desportivos de alta qualidade são forrados a tecido resistente com design “Scalepaper”, os característicos apontamentos vermelhos do design GTI podem ser encontrados não só no volante em couro, mas também nos tapetes de fibra têxtil a condizer.

De alta qualidade e suave, o equipamento opcional em couro “Vienna” cria um ambiente de primeira classe. O material natural perfurado, em preto, adorna depois as faixas centrais dos bancos e os apoios interiores dos bancos dianteiros desportivos de alta qualidade – fazendo com que a costura contrastante no vermelho típico do GTI pareça particularmente impressionante.

Controlar as informações mais importantes, mantendo a atenção na estrada: esta é a grande vantagem do head-up display opcional do Golf GTI. Parte do para-brisas serve de superfície de projeção para apresentar valores de velocidade, notificações dos sistemas de assistência ao condutor ou avisos de navegação. A projeção é perfeitamente legível, mesmo em contraluz.

Inúmeras opções de personalização. Pode criar o seu próprio Golf GTI e torná-lo totalmente individual.

Por exemplo, os especialistas da Harman Kardon desenvolveram um sistema de som opcional, desenhado especialmente para o Golf GTI. O que significa graves e agudos equilibrados, e baixos precisos a rematar. Oito colunas, subwoofer, centerspeaker, amplificador com 12 canais, e 480 Watts de potência total, produzem um som inesperado na estrada.

Já o comando de voz permite simplesmente “dizer” ao Golf GTI se o utilizador quer ouvir outra estação de rádio, ligar a alguém, desligar o ar condicionado ou alterar a sua rota: com o comando de voz de série, é possível.

O Golf GTI percebe ainda melhor o proprietário, com o sistema de controlo de voz online do We Connect Plus: o reconhecimento da língua natural está melhor e muito mais intuitivo.

E a iluminação ambiente permite ter o habitáculo do GTI na cor preferida. Graças à luz indireta, a iluminação ambiente cria uma atmosfera agradável: com 30 cores diferentes e apontamentos de luz que podem ser encontrados nos acessórios, nas consolas intermédias, assim como nas portas dianteiras e traseiras – a cor selecionada é aplicada também aos mostradores digitais.

Grande utilidade é também proporcionada pelo carregamento sem fios: pode colocar-se o smartphone no posto de carregamento por indução, que não só carrega a bateria do equipamento como fica ligado ao Golf, sem fios. Através do kit de mãos-livres “Comfort” integrado, pode ligar- se confortavelmente a amigos, família ou parceiros de negócios.

Ponto de acesso aos serviços digitais da Volkswagen. O novo Golf é também o ponto de acesso aos serviços digitais da Volkswagen.

Totalmente conectado desde o início, e com diversos serviços We Connect ao dispor. Após a ativação e o primeiro início de sessão com o Volkswagen ID do proprietário, é muito fácil (e totalmente gratuito) utilizar os inovadores serviços online.

O We Connect torna o dia-a-dia não só mais agradável, como também mais confortável. Este serviço permite aceder a todas as informações importantes do automóvel e oferece comodidades adicionais, como a chamada do serviço de mobilidade, o alarme antirroubo online ou a marcação de um serviço de manutenção. Além disso, pode também utilizar-se um smartphone como chave digital e abrir e pôr a trabalhar o Golf sem necessitar das chaves.

Os serviços digitais da Volkswagen levam a conectividade do novo Golf a um nível ainda mais elevado. O We Connect Plus, opcional, disponibiliza diversas tecnologias inteligentes. Desde a navegação inteligente com notícias atuais, streaming de conteúdos multimédia e rádio pela internet, até à utilização do smartphone como controlo remoto para uma vasta gama de funções do automóvel.

Para utilizar os serviços We Connect, é necessária uma conta de utilizador Volkswagen ID, que exige um registo e uma palavra-passe.

Já a função App-Connect Wireless, de série, permite utilizar aplicações e conteúdos de forma conveniente e sem cabos. Música, mensagens, mapas ou audiolivros são transferidos para o ecrã do sistema de infotainment e podem, assim, ser comandados dentro do seu campo de visão. Estão disponíveis três interfaces para a ligação de smartphones: Apple CarPlayTM, Android AutoTM da Google e MirrorLink®.

Particularmente agradável é a utilização do Apple CarPlayTM, devido à possibilidade de ligação sem fios ao sistema de navegação “Discover Media” e “Discover Pro”.

Como novidade no novo Golf, podem-se não só atualizar funções, como também, em muitos casos, ativar posteriormente novas funções, com o “We Upgrade”. O Cruise Control Adaptativo, o reconhecimento de sinais de trânsito, a regulação dinâmica dos máximos “Light Assist”, a iluminação ambiente, a navegação, o App-Connect (conectar aplicações do smartphone), o Wireless App-Connect (conectar sem fios as aplicações para iPhone), um ponto de acesso Wi-Fi e o comando de voz online podem ser ativados posteriormente.

%d bloggers like this: