Notícias do Mundo Motorizado

A era CUV: A introdução do Cupra Formentor

Se há um segmento que tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos 10 anos é o segmento SUV (Sport Utility Vehicle). Versatilidade, uma maior altura e com um design atraente tornaram este segmento um dos favoritos dos consumidores.

Mas o mundo automóvel procura sempre ir mais longe e explorar novos caminhos. É o caso do CUV (Crossover Utility Vehicle), a combinação entre um SUV e um compacto. As estimativas dizem que este segmento irá atingir cerca de 500.000 unidades até 2028. Descobrimos o que está por trás deste segmento e porque é que o CUPRA Formentor está destinado a ser um dos seus principais players.

– O que é um CUV? É um veículo com o espaço de um SUV e o desportivismo de um compacto. É o caso do CUPRA Formentor, o primeiro modelo totalmente exclusivo da marca. “O segmento SUV está em expansão e percebemos que poderíamos trazer algo de diferente para o segmento. Um CUV é um modelo que nos permite integrar o melhor dos SUV em termos de conforto e posição de condução e o melhor de um carro desportivo porque nos permite maior agilidade e desportivismo. O que fizemos com o Formentor é transmitir o nosso ADN CUPRA”, afirma Carlos Galindo, Diretor de Marketing de Produto da CUPRA.

– A sua razão de ser. A escolha de iniciar este caminho independente com um CUV é uma declaração de intenções sobre o que a CUPRA quer trazer para o mundo automóvel: “Para criar este conceito CUV, temos procurado uma posição de condução mais elevada que permita dominar a estrada, mas o suficientemente perto do chão para permitir uma condução desportiva e para manter a ligação que se tem com a estrada”, acrescenta Marta Almuni, Diretora Técnica da CUPRA.

– Os seus volumes. Um dos pontos-chave para o aumento das vendas destes modelos foi a necessidade de ter mais espaço e uma posição de condução mais elevada, sem desviar do design e do desportivo. “As proporções são muito importantes no design de qualquer veículo, mas neste foi fundamental para alcançar o efeito que procurávamos.” Alberto Torrecillas, Designer da Equipa de Design Exterior da CUPRA, foi claro desde o início do projeto. O equilíbrio exato tinha de ser encontrado para que o primeiro modelo da marca se destacasse dos restantes. “Tinha de ser algo único, sofisticado. O CUPRA Formentor caracteriza-se pelas suas proporções musculares e, ao mesmo tempo, atléticas. Mesmo com as suas dimensões generosas, ainda é leve e isso foi conseguido graças a um design muito elaborado que foi um desafio para todos”, explica Alberto Torrecillas.

– Os seus acabamentos. O estilo interior e exterior foi trabalho da equipa Color & Trim, liderada por Francesca Sangalli. Nesta fase o desafio foi duplo: por um lado, desenhar uma nova paleta de cores que identificasse a marca e, por outro, que também fosse adequada para um CUV. “As cores são muito importantes para identificar o caráter de uma marca. Cada cor tem a sua própria personalidade, expressa uma atitude diferente, e as que criámos para o primeiro modelo 100% CUPRA, três delas exclusivas, refletem uma personalidade autêntica, o ADN da CUPRA”, afirma Francesca Sangalli.

– A sua alma. Para lhe dar ainda mais um espírito desportivo, a equipa de engenharia tinha dois colaboradores que sabem o que é experimentar um veículo – os pilotos de corridas Mattias Ekstrom e Jordi Gené. “Trabalhámos arduamente para obter as configurações e ajustes certos do chassis, suspensão, direção e motor. Testámos tudo com os pilotos de corrida, que nos ajudaram a garantir que o carro tinha a precisão de curva que queríamos e a reatividade do pedal acelerador que procurávamos para transmitir emoções”, afirma Marta Almuni.

As sensações também são transmitidas graças aos bancos bucket de série que se encaixam no corpo e no chassis adaptativo. Além disso, “os modos de condução são selecionáveis no volante porque não queremos que tenha de tirar as mãos do volante, quer seja para ligar o carro, selecionar o modo de condução ou alterar as velocidades”, conclui Marta Almuni.

O primeiro CUV da CUPRA em números

4.450 mm de comprimento

1.839 mm de largura

1.511 mm de altura

9 cores

Direção R- EPS progressiva

Suspensão frontal independente

7 velocidades

Jantes de Liga Leve 19”

Travões Brembo

Bancos Bucket de couro Petrol Blue

%d bloggers like this: