Notícias do Mundo Motorizado

Volkswagen Arteon estreia nova carroçaria Shooting Brake

O Arteon é o Gran Turismo da Volkswagen. Um modelo de última geração, versátil, eficiente e potente. Nesta atualização, a Volkswagen expandiu a gama com uma segunda versão: o novo Arteon Shooting Brake, um desportista e vanguardista modelo de cinco portas, que é uma verdadeira declaração de design. O novo modelo chega agora ao mercado nacional. Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen Veículos de Passageiros, afirma: “O Arteon Shooting Brake oferece espaço adicional para a vida em contínuo movimento dos nossos dias. Foi concebido para todos os condutores que valorizam o estilo individual e as tecnologias inovadoras, bem como uma funcionalidade otimizada e uma grande versatilidade.” Nunca houve um Volkswagen semelhante. Klaus Zyciora, Diretor de

Design do Grupo Volkswagen, destaca: “O Arteon Shooting Brake funde o dinamismo progressivo de um Gran Turismo com o conceito multifacetado de um Variant – reinterpretado e com notável expressividade.” Na fase de lançamento em Portugal, é proposto com dois níveis de equipamento (Elegance e R Line) e dois motores turbodiesel (2.0 TDI com 150 cv e 200 cv). Os preços do Arteon variam entre 51.300 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 55.722 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line). Nas versões Shooting Brake, variam entre 52.369 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 56.550 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line).

Arteon eHybrid: zero emissões na cidade e propulsão híbrida plug- in com 218 cv (160 kW). Paralelamente à estreia do Arteon Shooting Brake, a Volkswagen apresenta uma extensa atualização do modelo. As duas versões de carroçarias abrangem todos os novos desenvolvimentos, incluindo, pela primeira vez no Arteon, uma propulsão híbrida plug-in de 218 cv (160 kW). “A procura de motores de propulsão híbridos está a crescer em todo o mundo. Por este motivo, era para nós importante oferecer os dois modelos nas versões eHybrid, com propulsão híbrida plug-in, já em 2020”, explica J. Stackmann, responsável de Vendas, Marketing e Pós-Venda e membro da Comissão Executiva da Volkswagen. O Dr. Frank Welsch, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento e Membro da Comissão Executiva da Volkswagen, acrescenta: “A autonomia 100% elétrica é tão grande, que muitos condutores do Arteon eHybrid e do Arteon Shooting Brake eHybrid irão percorrer as suas distâncias diárias sem gerar emissões.” O Arteon e o Arteon Shooting Brake estão entre os primeiros modelos da sua categoria a estarem disponíveis como híbridos plug-in no segmento médio superior. Jürgen Stackmann exemplifica: “Arteon eHybrid e Arteon Shooting Brake eHybrid apelam igualmente à emoção e ao intelecto – tornando-os exceções dentro do seu segmento de preços.”

Arteon R: Performance Premium da Volkswagen R. Motor de um carro desportivo, com 320 cv (235 kW). No seio da Volkswagen, R significa Performance Premium. Empatia, progressividade e inspiração são os valores fundamentais em cada modelo R. O desportivismo e o design expressivo são compatíveis com as expectativas e exigências de uma utilização diária. Essas características também definem os novos e primeiros modelos R da gama Arteon. Jost Capito, Diretor da Volkswagen R, comenta: “Com o Arteon R e o Arteon Shooting Brake R, a Volkswagen avança de uma forma significativa no segmento dos modelos premium de elevadas prestações. Não é apenas a potência de 320 cv que é fascinante, mas também a maneira como esses veículos convertem a sua potência em força motriz. Desenvolvemos uma nova e progressiva tecnologia, que designamos por Vetor de Binário R- Performance. Herdado do mundo da competição, o modelo de elevadas prestações com tração integral redefine completamente o significado da dinâmica de condução, estando associado a uma caixa DSG de sete velocidades com controlo seletivo de binário, que não só distribui de forma variável a força motriz entre os eixos, mas também entre as rodas traseiras. E isso cria um novo nível de dinâmica de condução.”

Motores TDI e TSI de alta tecnologia

Alta eficiência, baixas emissões. No total, o Arteon Shooting Brake e o Arteon irão repartir a oferta entre três motores a gasolina turbo (TSI), dois motores turbodiesel (TDI) e um sistema híbrido plug-in (eHybrid). As motorizações TSI debitam uma potência de 150 cv (110 kW), 280 cv (206 kW) e 320 cv (235 kW). Na versão eHybrid é utilizado um bloco

TSI que debita 156 cv (115 kW), complementado por um motor elétrico com uma potência de 85 kW (115 cv). Os motores TDI – já disponíveis em Portugal nesta fase de lançamento – oferecem potências de 150 cv (110 kW) e 200 cv (147 kW). Todos os motores combinam alta eficiência, baixas emissões e potentes binários. A elevada eficiência dos motores é conseguida graças a tecnologias inovadoras de propulsão e de gases de escape.

Twin dosing para o TDI. A Volkswagen utiliza novas tecnologias também na área dos motores turbodiesel de injeção direta. O twin dosing – duplo catalisador de redução seletivo (SCR) com injeção independente de AdBlue® – reduz as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) até 80%, dependendo da versão do motor. Até agora, a tecnologia Twin dosing estava disponível na gama de potência até 150 cv. Mas com a chegada do novo Arteon 2.0 TDI de 200 cv (147 kW), esta tecnologia passou a estar também disponível neste nível de potência.

Exterior: uma silhueta fluida. O novo Arteon reconhece-se à primeira vista através do seu design com uma silhueta fluida, enquanto o Arteon Shooting Brake se destaca pelo design marcante da traseira. Desde a frente com a ampla grelha do radiador, à elegante linha do teto, até ao impressionante volume do porta-bagagens, o novo Arteon Shooting Brake demonstra como a exclusividade e a funcionalidade se podem conjugar ao mais alto nível.

Design de iluminação inovador. Os farolins traseiros em LED, com novo design, sublinham a traseira marcante dos novos Arteon e Arteon Shooting Brake, com a sua assinatura de luz progressiva. Em opção, estão disponíveis os farolins traseiros com design dinâmico: os elementos LED produzem um efeito 3D e, durante a travagem, alternam entre luz traseira e luz de travagem. Este processo é completado pela função dinâmica do indicador de mudança de direção. E para que encontre bem o caminho do automóvel, a função “Leaving home” e “Coming home” ilumina o seu caminho. Uma ampla seleção de jantes de liga leve desportivas e elegantes realça o design atraente da renovada gama Arteon.

Interior: conforto acolhedor. O interior espaçoso acolhe o utilizador com luxo e conforto. Todos os comandos foram concebidos a pensar no utilizador e a harmonia das cores e dos materiais criam um ambiente de qualidade. Todos os níveis de equipamento oferecem diferentes revestimentos para os bancos, em tecido, Artvelours ou couro, e detalhes em alumínio completam a elegante perceção do espaço interior.

Por sua vez, a iluminação ambiente, branca, cria uma atmosfera agradável através de luz indireta, estando disponível em opção também com 30 cores diferentes. A iluminação é suave no painel de bordo e consola central, bem como nas portas dianteiras e traseiras, e, em combinação com o Digital Cockpit Pro, a cor selecionada é aplicada também aos mostradores digitais.

Os clássicos botões de função no cockpit deram lugar, no novo Arteon, a superfícies sensíveis ao toque. O utilizador pode, por exemplo, regular o ar condicionado Climatronic de forma mais fácil e intuitiva, utilizando botões e sliders.

Em conjunto com a navegação inteligente no menu, tem acesso a muitas funções. Cada entrada é confirmada através de um feedback tátil, recorrendo a uma vibração suave, de série nas versões Elegance e R-Line.

O sistema de navegação “Discover Media”, de série nas versões Elegance e R-Line, impressiona com o seu enorme ecrã tátil, a cores, de 20,3 cm (8 polegadas), e uma navegação intuitiva com reconhecimento dos sinais de trânsito. E, com os serviços móveis online We Connect, viaja-se sempre conectado. Pode desfrutar-se também de oito altifalantes, uma ligação Bluetooth para telemóvel, bem como duas entradas USB (tipo C) e App-Connect, que também funciona através de uma ligação sem fios através de Apple CarPlay™ e Android Auto™.

Para além do equipamento de série, o novo Arteon oferece as seguintes funcionalidades com o sistema de navegação “Discover Pro”, disponível em opção: ecrã tátil TFT, a cores, revestido a vidro, com 23,4 cm (9,2 polegadas); sensores de aproximação e comando por gestos; possibilidade de apresentar toda a informação no ecrã do Digital Cockpit Pro; o sistema pode ser dirigido através do comando por voz; reconhecimento de sinais de trânsito; três anos de utilização gratuita do We Connect Plus, incluindo We Connect; App-Connect, incluindo App- Connect sem fios para Apple CarPlay™ e Android Auto™.

Sistema de som Harman Kardon no interior do novo Arteon e Arteon Shooting Brake. O novo sistema de som da Harman Kardon, opcional, convence com a sua sonoridade sofisticada e um design requintado e elegante. À medida dos ouvidos mais exigentes, que não querem simplesmente ouvir música, mas também celebrá-la durante a condução. Graves e agudos equilibrados e reprodução precisa dos baixos a rematar. A Harman Kardon fornece um som inesperado na estrada e no seu Volkswagen: 10 colunas, subwoofer, altifalante central, amplificador de 16 canais, som surround.

Há muito espaço para o condutor, passageiros e bagagem. Tanto na frente como na parte traseira do habitáculo, os passageiros desfrutam do excelente pacote modular da Plataforma Transversal (MQB) nas duas versões do Arteon. A altura é elevada nos dois casos: espaço máximo para as pernas na parte de trás do habitáculo de 1016 mm, proporcionando um valor de primeira classe. Devido à exclusividade do tejadilho, o Arteon Shooting Brake oferece uma altura interior extra: de 1008 para 1019 mm (+11 mm) na frente e de 940 para 982 mm (+42 mm) na parte traseira. A largura interior é a mesma: 1500 mm na frente e 1481 mm na parte de trás. De série, o banco traseiro é rebatível assimetricamente em ambos os modelos. Atrás do banco traseiro do Arteon Shooting Brake encontra-se um grande espaço de armazenamento, que, quando carregado com o banco traseiro em posição normal, é de 565 litros (Arteon: 563 litros); com o rebatimento do banco traseiro, o volume de carga aumenta para 1632 litros (Arteon: 1557 litros). A superfície de carga tem um comprimento máximo de 2092 mm (até aos bancos da frente).

Dimensões MQB. O Arteon é baseado na plataforma transversal modular (MQB), que oferece inúmeras vantagens, como, por exemplo, uma longa distância entre eixos de 2835 mm, tornando possível uma boa utilização do espaço. Ambos os modelos têm o mesmo comprimento (4866 mm) e largura (1871 mm). O Shooting Brake tem uma altura máxima de 1462 mm, e o Arteon de 1460 mm. Todo o conjunto não só tem um efeito vanguardista, como também proporciona um aspeto aerodinâmico: o coeficiente aerodinâmico é inferior a um Cx de 0,265.

Bagageira com função “Easy Open”. A bagageira do Arteon é extraordinariamente volumosa para uma limousine, e pode facilmente ser carregada através da grande porta traseira. Com a função “Easy Open”, opcional, pode usar-se o pé: o sistema reconhece a chave do automóvel dentro do bolso do utilizador, e basta um ligeiro movimento por baixo da traseira do automóvel para que a porta da bagageira se abra. Voltar a fechá-la é igualmente fácil, premindo um botão na parte inferior da mesma.

Bancos ergoConfort. Os bancos exclusivos ergoConfort não só têm bom aspeto, como também são ideais para as costas. Em opção, com faixas centrais e laterais dos bancos em couro “Nappa”, e com o banco do condutor com 14 configurações, com função de massagem e de memória, e ainda com climatização ativa dos bancos dianteiros, para o nível de equipamento Elegance.

Sistemas de assistência

Travel Assist: conduzir com assistência até 210 km/h. O rol das novidades técnicas inclui, além dos motores, outros sistemas de assistência IQ.DRIVE. Com o “Travel Assist”, de série nas versões Elegance e R-Line, dispõe-se de um dos mais úteis assistentes à condução. Com o simples pressionar de um botão, garante um conforto de condução* de elevado nível, apoiando o condutor em situações de condução cansativas ou monótonas: em particular na autoestrada e em vias em bom estado, o “Travel Assist” pode manter, por si, a faixa de rodagem e a velocidade do automóvel, bem como a distância de segurança para o automóvel da frente; em conjunto com a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, pode-se conduzir de forma descontraída em situações de congestionamento ou “para-arranca”. (* Dentro dos limites do sistema. O condutor deve estar preparado para retomar o controlo do automóvel a qualquer momento e não está isento da sua responsabilidade de conduzir de forma prudente).

Cruise Control Adaptativo: para manter a distância e respeitar os limites de velocidade. O Cruise Control Adaptativo ajuda o utilizador a manter uma velocidade máxima previamente definida*, bem como uma distância segura em relação ao automóvel da frente. Em conjunto com o sistema de navegação, o Cruise Control Adaptativo é complementado com uma regulação preditiva da velocidade e assistência em curvas.

Esta funcionalidade ajuda a evitar infrações, mantendo-o dentro dos limites de velocidade oficiais**. Além disso, o sistema baseia-se em dados de percurso do sistema de navegação para ajustar a velocidade do automóvel em curvas, cruzamentos (viragens) e rotundas**. (* dentro dos limites do sistema; ** até 210 km/h).

Front Assist. O assistente de travagem de emergência “Front Assist”, com sistema de deteção de peões, pode ajudar a mitigar as consequências de um acidente ou, idealmente, evitá-lo.* O sistema consegue detetar peões e automóveis na estrada e alerta o condutor atempadamente para a sua presença. Caso não haja reação, o sistema consegue iniciar uma travagem de emergência. (* Dentro dos limites do sistema).

Park Assist. Com o sistema “Park Assist”, opcional, o novo Arteon, ao passar por um lugar de estacionamento, não só indica se este é suficiente para estacionar, como também estaciona por si. Os sensores por ultrassons detetam e analisam os lugares de estacionamento (velocidade até 40 km/h). Os lugares de estacionamento paralelos devem ter, pelo menos, o comprimento do automóvel mais 80 cm de distância para manobras e, pelo menos, 25 cm à frente e atrás do automóvel para entrar e sair do lugar. Já os lugares de estacionamento perpendiculares devem ter, no mínimo, 35 cm de espaço de ambos os lados.

Area View. Sair de um lugar de estacionamento no centro movimentado da cidade, manobrar em terreno difícil, prender um reboque: há muitas situações em que um condutor pode necessitar de um par de olhos adicional. Com o sistema de visão periférica “Area View”, opcional, isto

torna-se realidade. Quatro câmaras monitorizam a área em torno do automóvel e transmitem informações úteis para o ecrã do sistema de infotainment. O sistema cria uma vista aérea, através da combinação de todas as câmaras, e proporciona uma visão geral de cima, sobre o automóvel e a zona em seu redor (no campo de visão restrito das câmaras).

Airbags. No novo Arteon está-se bem protegido: um airbag para o condutor e um airbag para o passageiro da frente, que pode ser desativado; airbags laterais dianteiros, em combinação com airbags de cabeça; um airbag para os joelhos, no lugar do condutor; airbags laterais adicionais, em opção, para o banco traseiro, com airbags de cabeça.

A nova gama de motores na fase de lançamento em Portugal. O novo Arteon dispõe de uma vasta gama de motores: TSI e TDI, assim como um eHybrid, para um desempenho potente com consumos particularmente baixos. Estes motores permitem um débito de potência homogéneo, devido à sua combinação de baixa cilindrada, turbocompressor e injeção direta. Além disso, existe uma versão com gestão ativa dos cilindros. Ou seja, se necessitar de menor potência, os cilindros desligam-se automaticamente.

Os motores TDI do novo Arteon têm valores de emissões de gases muito baixos. Isto é possível através do processo de dosagem dupla de AdBlue, que reduz até cerca de 80% as emissões de óxido de nitrogénio. O resultado é uma nova geração de motores Diesel, que bate a rigorosa norma de emissões poluentes Euro 6 por um fator de oito.

Na fase de lançamento estão disponíveis dois motores: 2.0 TDI 150 cv (110 kW) e 2.0 TDI 200 cv (147 kW). Dois blocos com 1968 cm3 de cilindrada, de 4 cilindros em linha, que, no caso do motor de 150 cv no Arteon e Arteon Shooting Brake, oferece um binário máximo de 360 Nm entre as 1600 e as 2750 rpm. Acoplado a uma transmissão DSG de 7 velocidades, necessita de 9,5s (9,4s no SB) para cumprir a aceleração 0-100 km/h, e a velocidade máxima é de 220 km/h (216 km/h no SB). A versão mais musculada, de 200 cv, tem um binário máximo de 400 Nm disponível entre as 1750 e as 3500 rpm, a velocidade máxima é de 237 km/h (233 km/h no SB) e a aceleração 0-100 km/h é cumprida em 7,9 s. Por sua vez, o novo Arteon com motor eHybrid – disponível em Portugal em data posterior – combina as vantagens de dois sistemas. O motor elétrico permite que circule em zonas urbanas quase silenciosamente e sem emissões, enquanto o potente motor TSI, a gasolina, assume o controlo em velocidades mais elevadas e em distâncias mais longas.

Para um “boost” de potência, os dois motores podem ser combinados com um simples toque num botão.

Controlo adaptativo do chassis DCC: prazer de condução à sua medida. Basta premir um botão e o automóvel desliza suavemente sobre a estrada ou enfrenta as curvas como um autêntico desportivo. Isto é possível através do controlo adaptativo do chassis DCC, opcional. O condutor tem à sua disposição os modos de condução “Confort”, “Eco” e “Sport”, ou pode definir as suas preferências. Em muitos outros automóveis, tem apenas uma única oportunidade para escolher a configuração do chassis – antes da compra. Com o novo Arteon, o utilizador escolhe um para cada nova viagem.

Ficha técnica – Arteon e Arteon Shooting Brake (aplicável em Portugal)

Versões de carroçaria

  • Arteon
  • Arteon Shooting Brake

Níveis de equipamento

  • Basis, disponível em data posterior
  • Elegance
  • R-Line
  • R, disponível em data posterior

Motorizações

  • 5 TSI, 150 cv (110 kW) (transmissão manual de 6 velocidades, tração dianteira); disponível em data posterior
  • 0 TSI, 280 cv (206 kW) (transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, 4MOTION); disponível em data posterior
  • 0 TSI, 320 cv (235 kW) (transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, 4MOTION); disponível em data posterior
  • eHybrid, 218 cv (160 kW) (transmissão de dupla embraiagem DSG de 6 velocidades, tração dianteira); disponível em data posterior
  • 0 TDI, 150 cv (110 kW) (transmissão manual de 6 velocidades, tração dianteira); disponível em data posterior
  • 0 TDI, 150 cv (110 kW) (transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, tração dianteira)
  • 0 TDI, 200 cv (147 kW) (transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, tração dianteira)

Dimensões exteriores

  • Comprimento: 4866 mm
  • Largura: 1871 mm
  • Altura máx.: 1460 mm e 1462 mm (Shooting Brake)
  • Distância entre eixos: 2835 mm

Volumetria do porta bagagem

  • Arteon: de 563 a 1557 litros
  • Arteon Shooting Brake: de 565 a 1632 litros

Comprimento máximo do porta bagagem

  • 2092 mm

Sistemas de assistência

  • Travel Assist (até 210 km/h)
  • ACC com cruise control preditivo (até 210 km/h)
  • Area View
  • DCC (suspensão adaptativa)
  • Dynamic Light Assist (assistente dinâmico de luz de estrada)
  • e-BKV (servofreio eletromecânico)
  • Emergency Assist
  • Serviço de chamada de emergência
  • ESC (programa eletrónico de estabilidade)
  • Front Assist (com sistema de deteção de peões e função de travagem de emergência em cidade)
  • Lane Assist
  • Light Assist
  • Automatic Post-Collision Braking System
  • Park Assist
  • Sistema de proteção proativa de passageiros
  • Rear Traffic Alert
  • Câmara traseira Rear View
  • Side Assist
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Start-Stop 0

Infotainment MIB3

  • Ready 2 Discover: sistema de infotainment com eSIM, ecrã táctil de 8,0 polegadas e equipamento opcional da navegação,
  • Discover Media: sistema de infotainment com eSIM, ecrã táctil de 8,0 polegadas e função de navegação
  • Discover Pro: sistema de infotainment com eSIM, ecrã táctil de 9,2 polegadas e função de navegação
  • Sistema de som Harman/Kardon com 700 watts de potência
%d bloggers like this: