Notícias do Mundo Motorizado

Seat Leon é o Carro do Ano 2021 em Portugal

Numa eleição mais complicada do que é habitual, devido à pandemia em que vivemos, os 20 jurados analisaram 35 automóveis a concurso e escolheram o novo Seat Leon como o grande vencedor do concurso mais antigo e prestigiado no nosso país. É a 3ª vez que o modelo da Seat alcança a vitória e a 7ª vez que a marca espanhola chega ao triunfo em 38 edições do Troféu Carro do Ano – Volante de Cristal, promovido pela SIC Noticias e pelo Expresso.

Entre os 7 finalistas selecionados, para além do Seat Leon figuravam também o Citroen C4, Cupra Formentor, Hyundai Tucson, Skoda Octavia, Toyota Yaris e Volkswagen ID.3, automóveis com características totalmente diferentes, também eles candidatos às vitórias nas classes a concurso: Citadino, Familiar, Desportivo, SUV Compacto, Híbrido e Elétrico. Para além das mais recentes evoluções de cada um dos modelos, de destacar algumas novidades que romperam totalmente com o conceito de cada um dos modelos, como por exemplo o Formentor, um desportivo de raiz que assinala o primeiro modelo concebido para uma marca nova, a Cupra, que obteve a vitória na categoria dos desportivos.

Entre os elétricos, com nada mais, nada menis, que oito candidatos a concurso, o Volkswagen ID.3 acabou por levar a melhor entre muitos conceitos, mais ou menos citadinos ou espaçosos familiares. Outra agradável surpresa foi o Hyundai Tucson, um SUV totalmente diferente da geração anterior, carregado de tecnologias e abraçando também técnicas Mild Hybrid, para além de um design interior e exterior extremamente cativantes, que o levaram a triunfar entre os SUV compactos. Nos híbridos, a vitória foi também para o Seat Leon com tecnologia Plug-in Hybrid. Nos citadinos a vitória foi para o novo Toyota Yaris, que tinha sido eleito há dias como Carro do Ano na Europa e que no concurso nacional bateu-se com o vencedor Seat Leon. Por fim, entre os familiares a vitória coube ao Skoda Octavia Break, que voltou a distinguir as suas sólidas e muito espaçosas características de um verdadeiro automóvel de família.

Como vem sendo habitual, a organização promove também o prémio tecnologia e Inovação, que este ano teve como vencedor a Volvo Care Key. O sistema Care Key da Volvo é uma ferramenta que permite aos condutores definir o seu próprio limite de velocidade, mas também limites para eventuais familiares, amigos ou mesmo desconhecidos, num parque de estacionamento com valet service ou serviço de lavagem, por exemplo, a quem emprestem os seus automóveis, incluindo jovens inexperientes com carta de condução há pouco tempo.

Em 2021 foi distinguido como a Personalidade do Ano, ligada à indústria automóvel, Rodolfo Florit Schmid, atualmente Managing Director da SIVA, tendo também exercido as funções de Diretor Geral da Seat Portugal entre 2016 e 2020. Licenciado em gestão de empresas e em direito, Rodolfo Florit Schmid tem 46 anos e está ligado à SEAT S.A. há 20 anos. No seu percurso conta com uma vasta experiência, tendo desempenhado vários cargos nas áreas financeira e comercial, bem como o de Secretário-Geral da presidência, aliando um vasto conhecimento do grupo Volkswagen à experiência no mercado português.

%d bloggers like this: