Notícias do Mundo Motorizado

Novo Dacia Duster: O SUV autêntico

Surpreendentemente acessível… No mercado desde 2010 ao preço de um citadino, o Duster veio agitar o segmento dos SUV. Uma verdadeira revolução feita pela Dacia! Com mais de 1,9 milhões de unidades vendidas, desde 2019 que o Duster é o nº1 nas vendas a particulares, no seu segmento, no mercado europeu.

No seguimento das gerações anteriores, o Novo Duster destina-se tanto aos clientes que procuram um SUV confortável e com um desenho atraente, como para os que buscam um 4×4 versátil e robusto.

Fiel às origens, o Novo Duster ainda é um SUV familiar com um espírito pioneiro. É um companheiro para uma utilização quotidiana e para umas escapadelas em espaços abertos. O seu desenho intemporal evoluiu, especialmente no que diz respeito aos faróis e à grelha, que transmitem uma sensação de uma personalidade mais forte e vincada, mas também registou melhorias na eficiência e na redução de emissões de CO2.

No interior, passou a estar equipado com uma consola central sobrelevada, com um apoio de braços retrátil, mas também dois sistemas multimédia com um novo ecrã de 8” e uma caixa automática EDC de dupla embraiagem. Tão versátil de conduzir como sempre, o Novo Duster está disponível em versões 2WD e 4WD. A versão de tração beneficia de um sistema de monitorização 4×4 mais sofisticado.

O Novo Duster estará à venda a partir de setembro de 2021.

“O Duster é a Revolução SUV pela mão da Dacia. Desde 2010, e já com quase 2 milhões de clientes, tornou-se um verdadeiro ícone para a marca Dacia. Renovar um ícone não é uma tarefa simples! Desde o princípio que a silhueta é fantástica. Fizemos algumas evoluções no sentido de acrescentar uma maior frescura e modernidade. O Novo Duster é ainda mais Duster, ainda mais Dacia. Essencial, robusto e ainda acessível a todos.”

Lionel Jaillet, VP Performance de Produto Dacia

DESIGN EXTERIOR

ESTILO COM UM PROPÓSITO

Revelado no lançamento com a nova tonalidade de carroçaria Arizona Orange, o Novo Duster apresenta um design mais contemporâneo. No entanto, esta evolução no estilo serve um propósito: melhorar a aerodinâmica para garantir uma maior eficiência.

NOVA FRENTE

O Novo Duster adota as características da nova identidade visual da Dacia, vista, pela primeira vez, nos novos Sandero, Sandero Stepway e no Logan. Os novos faróis incluem luzes diurnas em Y, um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador. Esta dianteira mais contemporânea reforça a personalidade do Novo Duster.

NOVA ASSINATURA LED

A iluminação sempre presente à frente (do tipo ECOLED) e atrás, encarna a nova assinatura LED da Dacia. O Duster é o primeiro modelo da Dacia a ser equipado com indicadores de mudança de direção LED dianteiros. Esta tecnologia é também utilizada para os faróis de médios (com activação automática de máximos de série) e para as luzes da placa de matrícula. Para além do menor consumo de eletricidade, os LED oferecem melhor iluminação, tanto de dia como de noite, proporcionando uma melhor visibilidade, tanto para o condutor como para outros utilizadores da estrada.

MELHOR AERODINÂMICA E EFICIÊNCIA

Graças aos esforços conjuntos de designers e engenheiros, a aerodinâmica também evolui juntamente com o estilo. O desenho do novo spoiler traseiro e das novas jantes de 16” e 17” foi testado em túnel de vento. O conjunto de otimizações tendo em vista a redução de CO2 (novas jantes e pneus e iluminação LED), incluindo o coeficiente de atrito (SCx), permitem uma diminuição de até 5,8g de CO2 na versão 4×4 do Novo Duster.

E como a redução de CO2 anda de mãos dadas com o menor consumo de combustível, as melhorias alcançadas na aerodinâmica do Novo Duster resultam num duplo benefício para os clientes.

INTERIOR E EQUIPAMENTO

UM HABITÁCULO REVISITADO

O Novo Duster incrementa o conforto dos seus ocupantes. O habitáculo ainda mais convidativo surge equipado com novos revestimentos, novos encostos de cabeça e uma consola central sobrelevada, com um generoso apoio de braços retrátil. Também disponibiliza dois sistemas multimédia, com um novo ecrã tátil de 8”.

MAIOR CONFORTO

Os estofos dos bancos no Novo Duster são 100% novos. O tecido e o formato dos novos encostos de cabeça melhoram a ergonomia e são fáceis de manter. O perfil mais esguio destes melhora a visibilidade no habitáculo, tanto para os passageiros traseiros quando olham para a frente, como vice-versa.

A principal novidade é a inclusão de uma consola central alta, com um amplo apoio de braços, que se desloca até 70 mm. Este aloja um compartimento de arrumação de 1,1 litros que pode ser fechado e duas tomadas de carregamento USB para os passageiros traseiros (disponível em algumas versões).

NÍVEL DE EQUIPAMENTO COMPLETO

Independentemente do nível de acabamento, o equipamento de série inclui o ecrã do computador de bordo, a ativação automática de máximos e um limitador de velocidade com controlos iluminados no volante. O ar condicionado automático com visor digital, o controlo de velocidade de cruzeiro (cruise-control) com comandos no volante, os bancos dianteiros aquecidos e um cartão mãos-livres, estão disponíveis em algumas versões.

ESCOLHA DE DOIS NOVOS SISTEMAS MULTIMÉDIA

Além do equipamento de áudio Dacia Plug & Play (rádio, MP3, USB e ligação Bluetooth), estão disponíveis dois novos, e fáceis de utilizar, sistemas multimédia: Media Display e Media Nav. O tablier inclui um novo ecrã tátil de 8”. 

Com o Media Display, o equipamento inclui 6 colunas (2 altifalantes “boomer” e 2 tweeters à frente), rádio DAB, ligação Bluetooth®, duas tomadas USB e função “espelho” do smartphone compatível com Apple CarPlay® and Android Auto®. Controlos específicos no volante podem ser utilizados para ativar o reconhecimento de voz que, por sua vez, permite controlar os assistentes de um smartphone iOS ou Google com a sua voz.

Com o Media Nav, o sistema multimédia é enriquecido com a navegação e a ligação Wi-Fi para Apple CarPlay® and Android Auto®.

A interface do Media Display e Media Nav vem com um separador “Veículo” que pode ser utilizado para aceder a informações relativas a condução económica e, na versão de tração às 4 rodas, um Monitor 4×4 (altímetro, inclinómetro, bússola, etc.)

VERSATILIDADE

UM VERDADEIRO SUV

Fiel à sua herança, o Dacia Duster é um verdadeiro SUV para a família e utilização fora de estrada. A elevada altura ao solo, os novos pneus e o Monitor 4×4 específico (na versão de tração integral) significam que este está em “casa”, tanto em estrada como fora dela.

CONCEBIDO PARA UMA CONDUÇÃO DESPREOCUPADA

O Novo Duster é um companheiro diário perfeito, tanto em estrada como fora-de-estrada. Para uma utilização sem preocupações, continua a oferecer verdadeiras aptidões de todo-o-terreno, em especial:

  • Uma altura ao solo de 217 mm na versão 2WD e 214 mm na 4×4.
  • Um ângulo ventral de 21°.
  • Um ângulo de ataque 30°.
  • Um ângulo de saída de 34° na versão 2WD e 33° no 4×4.

UM NOVO TIPO DE PNEU MONTADO EM TODAS AS VERSÕES

A versão de duas rodas motrizes do Novo Duster é equipada de série com pneus “verdes”, otimizados para diminuirem as emissões de CO2 e oferecendo uma resistência ao rolamento 10% inferior. Na versão 4×4, os pneus estão de acordo com os requisitos oficiais 3PMSF. Com uma excelente tração, tornam desnecessário o recurso a pneus de inverno nas regiões em que as condições são mais rigorosas.

UM MONITOR 4X4 MAIS COMPLETO

A versão 4×4 equipada com o Media Display ou o Media Nav também inclui um sistema Monitor 4×4 que fornece vários tipos de informação ao ecrã central:

  • Inclinómetro lateral: mostra o ângulo entre os lados esquerdo e direito do automóvel, o que é particularmente útil quando se conduz em superfícies irregulares.
  • Ângulo de inclinação: este utiliza os dados do Hill Start Assist (auxilio ao arranque em subida) e do Adaptive Hill Descent Control (e o controlo adaptativo de velocidade em descida) para manter o condutor informado durante as descidas e subidas íngremes.
  • Bússola: agora disponível com o veículo parado, ajuda a navegar usando o Norte e o Sul magnéticos.
  • Altímetro: a altitude é mostrada numa parte do ecrã, o registo da subida-descida na outra parte. Depois de conduzir fora da estrada ou nas montanhas, o monitor 4×4 mostra um registo sumário da viagem.

MOTORES

MAIOR PRAZER DE CONDUÇÃO, MAIOR EFICIÊNCIA

A gama de motores foi completamente revista para combinar o prazer de condução com a redução de emissões de CO2. O Novo Duster passa a estar disponível com a caixa automática EDC de 6 velocidades, em combinação com o motor TCe 150, enquanto a capacidade do depósito de GPL, na versão ECO-G 100, foi aumentada em 50%, passando para os 49.8 litros.

CAIXA AUTOMÁTICA EDC

A versão 2WD do Novo Duster agora vem equipada com uma caixa automática EDC de seis velocidades, em combinação com o motor TCe 150. Oferece o conforto e o prazer de condução de uma caixa automática, enquanto mantém os consumos e as emissões de CO2 perto das registadas com uma caixa manual.

A EDC tem duas embraiagens: uma para as relações ímpares (1,3,5) e outra para as pares (2,4,6). As mudanças de marcha são controladas através de atuadores elétricos que, por sua vez, são controlados por um computador que seleciona a marcha ideal de acordo com os pedidos do condutor. Durante uma mudança de relação, a embraiagem engrenada abre ao mesmo tempo que a embraiagem da próxima marcha se fecha. As mudanças de relação são rápidas e o binário é transmitido continuamente. Assim, não se perde energia e não há hesitações do motor, o que resulta numa maior eficiência e conforto.

O sistema EDC reduz o regime do motor, ao assegurar que o automóvel está na relação mais alta possível para uma determinada velocidade, controlando assim os consumos e as emissões de CO2.

MOTORES EFICIENTES

O Novo Duster tem uma gama completa de motores Euro 6D Full concebidos para todo o tipo de utilização.

Diesel:

  • dCi 115 (2WD ou 4WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.

Gasolina:

  • TCe 90 (2WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.
  • TCe 130 (2WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.
  • TCe 150 (4WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.
  • TCe 150 (2WD) combinado com uma caixa EDC de 6 velocidades.
  • Bi-fuel (gasolina-GPL): ECO-G 100 (2WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.

ECO-G 100: O MOTOR BI-FUEL (GASOLINA-GPL) BY DACIA

A Dacia é o único fabricante a oferecer a opção ECO-G bi-fuel (gasolina-GPL) em toda a sua gama de modelos com motores de combustão interna. A instalação na fábrica desta comprovada tecnologia, no motor ECO-G 100, é uma garantia de segurança e fiabilidade. A duração da garantia do fabricante, os intervalos de manutenção e a capacidade da bagageira são idênticos aos das versõrd apenas a gasolina. O depósito de GPL é montado sob o chão da bagageira, no lugar da roda sobresselente. 

Quando está a circular a GPL, o Novo Duster ECO-G emite, em média, menos 9.5% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente. Além disso, oferece uma autonomia de 1 235 km, graças aos dois depósitos com uma capacidade útil combinada de quase 100 litros: 50 litros de gasolina e 50 litros de GPL (conteúdo total: 62 litros). A capacidade útil de GPL cresceu 16,2 litros em relação à anterior geração do Duster a GPL, aumentando a autonomia em mais de 250 km.

Ao volante, a comutação entre combustíveis é imediata e impercetível. O novo comutador de gasolina-GPL é mais ergonómico e está melhor integrado, podendo ser operado, manualmente, pelo condutor a qualquer altura. A passagem para gasolina ocorre, automaticamente, se o depósito de GPL estiver vazio.

O ecrã TFT de 3,5” do computador de bordo informa o condutor do nível de combustível em cada um dos dois reservatórios.

Com a Dacia, o GPL combina a facilidade de utilização, o prazer de condução, emissões de CO2 reduzidas e uma excelente autonomia.

Em alguns países, os automóveis bi-fuel a gasolina e a GLP podem beneficiar de isenções fiscais – que se traduzem em preços mais baixos do combustível, sem penalizações “verdes” e acesso a áreas restritas.

SEGURANÇA E AUXILIARES DE CONDUÇÃO

TECNOLOGIA ÚTIL PARA UMA SEGURANÇA OTIMIZADA

Para além do limitador de velocidade e do ESC de última geração, fornecidos de série, e do controlo da velocidade de cruzeiro a partir do volante (opcional, dependendo do nível de equipamento), o Novo Duster tem muitos outros sistemas de assistência ao condutor (ADAS). 

AVISADOR DE ÂNGULO MORTO

Ativo entre os 30 km/h e os 140 km/h, o avisador de ângulo morto alerta o condutor de uma potencial colisão com outro veículo presente no ângulo morto. Quatro sensores ultrassónicos (2 instalados na traseira do veículo e 2 na frente) detetam veículos em movimento – incluindo veículos de 2 rodas – que se encontrem no ângulo morto. Se detetar a presença de um veículo nesta área, um indicador LED acende-se no espelho retrovisor do lado respetivo. Se o indicador de direção estiver ligado quando há um veículo no ângulo morto, o LED no espelho começa a piscar.

ASSISTÊNCIA AO ESTACIONAMENTO

Quatro sensores ultrassónicos instalados no para-choques traseiro emitem um sinal sonoro durante as manobras. Dependendo da versão, podem ser acompanhados por uma imagem captada por uma câmara na traseira visível no ecrã central e que conta com linhas diretrizes dinâmicas e mantém os avisos visuais sobre a aproximação de um obstáculo.

ASSISTENTE AO ARRANQUE EM SUBIDAS

Ao arrancar novamente depois de parar numa zona inclinada, este auxiliar impede que, durante mais de dois segundos, e uma vez que o condutor tire o pé do pedal do travão, o veículo deslize para trás, dando-lhe assim tempo para carregar no pedal do acelerador.

CONTROLO ADAPTATIVO DE VELOCIDADE DE DESCIDA (VERSÃO 4X4)

Particularmente útil na condução fora de estrada ou em descidas íngremes, este sistema, que é controlado a partir do painel de instrumentos, funciona sobre os travões para evitar que o veículo acelere, assegurando uma velocidade adaptável (de acordo com as exigências do condutor) entre os 5 e os 30 km/h. Funciona em primeira velocidade e em marcha-atrás. O condutor só tem de se preocupar com o volante e “esquecer” os pedais de travão e acelerador.

CÂMARA MULTIVIEW

O sistema de câmara Multiview (com quatro câmaras: uma à frente, uma de cada lado e uma na retaguarda do automóvel) informa o condutor sobre o ambiente que rodeia o automóvel. As câmaras laterais, instaladas por baixo dos espelhos retrovisores, mostram diretamente as rodas da frente para que possa posicionar o veículo com precisão. Este sistema é útil para manobras de estacionamento ou em situações complicadas de todo-o-terreno. Ativa-se instantaneamente quando a marcha-atrás é selecionada e pode ser ativado, manualmente, através da tecla MVC num comando da consola. O ecrã de navegação mostra uma câmara de cada vez. A câmara muda de ângulo automaticamente quando a marcha à frente é selecionada. O sistema é desligado através da tecla MVC ou quando a velocidade do veículo excede os 20 km/h.

DIMENSÕES

CAPACIDADE DA MALA2WD4×4
Capacidade da mala478 L (471 L com dCi 115)467 L
Capacidade da mala (standard VDA)445 dm3411 dm3
Capacidade máxima (até à altura do banco) – banco traseiro rebatido1 623 L1 614 L
 
DIMENSÕES (mm)2WD4×4
Comprimento4 341
Distância entre eixos2 6732 676
Vão dianteiro842841
Vão traseiro826824
Largura com espelhos rebatidos/ com espelhos retrovisores1 804 / 2 052
Via dianteira1 563
Via traseira1 5701 580
Altura sem barras de tejadilho/com barras de tejadilho1 633 / 1 6931 621 / 1 682
Altura com tampa da mala aberta2 020
Altura da plataforma de carga782764
Altura ao solo em vazio / com a carga máxima217 / 183214 / 182
Raio para os joelhos na 2ª fila170
Espaço em largura ao nível dos cotovelos à frente1 403
Espaço em largura ao nível dos cotovelos atrás1 416
Espaço em largura ao nível dos ombros à frente1 383
Espaço em largura ao nível dos ombros atrás1 379
Espaço em altura à frente900
Espaço em altura atrás892
Largura máxima da entrada da mala980
Largura interior entre cavas das rodas977
Comprimento máximo de carga com os bancos rebatidos1 792
%d bloggers like this: