Notícias do Mundo Motorizado

Novo Citroën C3 Aircross chega a Portugal

Desde o seu lançamento no final de 2017, foram comercializadas quase 330.000 unidades do C3 Aircross, um número que denota a importância deste SUV num dos segmentos mais competitivos do mercado, onde rapidamente apelou aos clientes que procuravam uma proposta de design forte e personalizável, com elevada habitabilidade e sentido prático.

O C3 Aircross reforça agora a sua ofensiva. Para isso, modernizou-se, apresentando-se ainda mais distinto e estatutário, e apostando numa experiência a bordo superior, com um nível superior de conforto e maior polivalência que vêm enriquecer as já reconhecidas serenidade e versatilidade de utilização no quotidiano.

01. UM ESTILO MAIS FORTE E UMA MAIOR LIBERDADE DE PERSONALIZAÇÃO

Confrontado no segmento com silhuetas cada vez mais baixas e cada vez mais próximas das berlinas, o C3 Aircross afirma o seu caráter SUV através de uma carroçaria volumosa que oferece espaço a bordo e uma postura dominante sobre a estrada, graças à altura ao solo sobrelevada e às rodas de grandes dimensões. Marca a sua diferença através das proteções das embaladeiras, dos guarda-lamas, dos para-choques dianteiro e traseiro, bem como pelas barras de tejadilho, de formas robustas e generosas. Aquando do seu lançamento, o C3 Aircross expressou a convivialidade e a novidade do seu design, agora o novo C3 Aircross atinge a total maturidade. Mantendo a sua originalidade, passou a um patamar superior, ganhou um caráter mais assertivo, mais maduro e sofisticado, correspondendo, assim, às expetativas do mercado.

UMA SECÇÃO DIANTEIRA MAIS EXPRESSIVA

O novo C3 Aircross afirma o seu design com uma secção dianteira inteiramente revista, que lhe confere mais caráter e estatuto. Inspirada no concept car CXPERIENCE e estreada em 2020 no novo C3, apresenta-se em 2021 como a nova assinatura da Citroën: uma identidade consolidada, marcante e única.

Esta nova frente é reconhecível ao primeiro olhar, em especial devido à nova assinatura da iluminação dianteira. O double chevron evolui e expande-se na direção dos faróis LED, no espírito do novo C3 ou do novo C4, mas com uma interpretação mais musculada. Os projetores LED dão ainda mais claridade e segurança, proporcionando aos automobilistas o sentimento de proteção na estrada. O C3 Aircross dispõe, ainda, de uma nova grelha com um motivo geométrico inédito e de uma nova proteção inferior em cinzento prateado com inserções coloridas que reforçam a sua robustez.

Esta nova frente garante ainda mais estrutura ao modelo, aumentando a perceção de altura do capô. Mais moderna, ela torna o C3 Aircross ainda mais expressivo e robusto.

Bem assente nas suas rodas e com um capõ alto e horizontal, com volumes generosos e com as proteções 360° que se conjugam com a área vidrada contínua em redor de toda a carroçaria, o novo C3 Aircross apresenta um visual pronunciado que o destaca, imediatamente, de entre as propostas SUV do segmento B.

UMA PERSONALIZAÇÃO QUE APRIMORA O MODELO

O programa de personalização do novo C3 Aircross evolui para satisfazer e valorizar cada um dos seus clientes com um SUV único, à sua imagem, e diferente dos restantes.

No exterior, a personalização faz o modelo subir de patamar com um total de 70 combinações possíveis, que se baseiam em:

  • 7 cores exteriores, incluindo 3 novas, com a Kaki Grey, a Voltaic Blue e a Blanc Banquise;
  • 4 Packs Color, incluindo 2 novas cores com sofisticados efeitos texturizados: a Anodised Orange e o Anodised Dark Blue. Os Packs Color incluem inserções originais coloridas situadas nas extremidades dianteiras das embaladeiras, nas capas dos retrovisores e nos vidros de custódia. Estes recebem uma nova assinatura lateral: as emblemáticas persianas coloridas, tão características do modelo, evoluíram e são complementadas por uma nova proposta gráfica consoante o pack Color escolhido: efeito persiana de aspeto espelhado (decoração de custódia em cromado) para os Packs Color Shiny Black e Anodised Dark Blue, branco cúbico para o Pack Color Polar White e laranja cúbico para o Pack Color Anodised Orange;
  • 2 cores de tejadilho: branco ou preto.

O C3 Aircross propõe novas jantes com design mais evoluído e dinâmico, nas medidas de 16’’ e 17’’, ambas disponíveis com acabamento brilhante (diamond cut) ou full black, para permitir a escolha entre um aspeto mais refinado ou mais forte.

A ascensão em gama permitida pela personalização prolonga-se ao interior com uma oferta de 4 ambientes diferentes, cada um com a sua identidade própria para responder às expectativas e gostos de todos:

  • Ambiente de série, refinado e sóbrio, propõe estofos cinzentos com uma decoração do painel de bordo em cinzento texturado;
  • Ambiente Urban Blue, para maior modernidade e bem-estar a bordo, mistura, subtilmente, num espírito de sportswear, um tecido azul com um outro, também azul, de efeito de couro, uma faixa transversal no topo dos encostos dos bancos, exibindo o motivo chevrons, e uma faixa à largura do painel de bordo, em tecido azul com efeito couro;
  • Ambiente Metropolitan Graphite, luxuoso e moderno, mistura um tecido grafite com efeito de couro com um tecido cinzento claro, associados a uma faixa transversal no topo dos encostos dos bancos em tom madeira clara texturada, e uma faixa à largura do painel de bordo em tecido chino cinzento;
  • Ambiente Hype Grey, requintado, mistura o couro verde acinzentado e tecido com efeito couro negro, uma faixa à largura do painel de bordo em couro verde acinzentado, faixas transversais no topo dos encostos dos bancos interligadas com o motivo chevrons.

O requinte dos ambientes Metropolitan Graphite e Hype Grey é sublinhado pelo novo pesponto característico da Citroën, único no mercado, e que se traduz por uma série de chevrons estilizados. Este pesponto foi estreado no novo C4.

02. UMA VIDA ATIVA COM TODA A SERENIDADE

BANCOS ADVANCED COMFORT PARA SE SENTIR BEM

O novo C3 Aircross permite aos seus condutores sentirem-se ao volante como se estivessem em casa, reforçando ainda mais a sensação de bem-estar a bordo através do programa Citroën Advanced Comfort®.

Para além da sua suspensão de afinação suave, pensada para uma condução serena, sem rival no segmento, o C3 Aircross disponibiliza, também, um elevado conforto de rolamento devido aos seus novos bancos Advanced Comfort, inaugurados no C4 Cactus e no C5 Aircross. Disponíveis nos ambientes Urban Blue, Metropolitan Graphite e Hype Grey, os bancos Advanced Comfort reforçam o conforto através de quatro aspetos distintos:

  • Conforto visual, graças a um acolchoado único, uma confeção tipicamente Citroën que transmite, imediatamente, uma sensação aconchegante e agradável;
  • Conforto de acolhimento, proporcionado pela espuma com 15 mm de espessura, imediatamente percetível assim que se está a bordo, semelhante à de um resguardo;
  • Conforto postural, caracterizado por um apoio reforçado dos bancos com desenho amplo e generoso;
  • Conforto dinâmico, que permite realizar longas e confortáveis viagens graças à associação de uma napa de alta densidade no núcleo do banco e de uma espuma espessa e estruturada.

HABITABILIDADE, MODULARIDADE E LUMINOSIDADE DE REFERÊNCIA NO SEGMENTO

O novo C3 Aircross conserva a sua modularidade, habitabilidade e luminosidade de referência, e aumenta a sensação de bem-estar a bordo e a polivalência de utilização. Graças às suas dimensões exteriores compactas, com 4,16 m de comprimento, que oferecem maneabilidade e agilidade, o C3 Aircross apresenta-se como uma proposta única no seu segmento, oferecendo uma habitabilidade sem igual.

A sua habitabilidade é imediatamente percetível pelo amplo espaço para pernas no banco traseiro e pela liberdade em altura que o fazem destacar-se no seu segmento. O novo C3 Aircross dispõe de uma excelente modularidade graças ao banco traseiro deslizante, com regulação máxima de 150 mm, segundo duas secções independentes, bem como devido ao rebatimento do banco do passageiro da frente, permitindo-se o transporte de objetos mais longos, no máximo de 2,40 m, com a máxima tranquilidade (kits de móveis, acessórios de desporto, etc.). O volume da sua bagageira é extensível dos 410 aos 520 litros quando o banco traseiro está na sua posição avançada e até aos 1.289 litros quando é rebatido.

Com efeito, partindo de dimensões compactas (comprimento de 4.160 mm, largura de 1.756 mm, altura de 1.597 mm), as cotas interiores do C3 Aircross demonstram a engenhosidade da Citroën na construção de habitáculos em prol dos ocupantes:

  • Altura ao nível dos olhos (mm): 1.279
  • Altura da cabeça ao tejadilho à frente / atrás (mm): 918 / 891
  • Índice ao nível dos joelhos (mm): 126.

Outra grande vantagem do seu interior é a sua excecional luminosidade, conseguida pela grande superfície vidrada e pelo teto panorâmico em vidro, capaz de inundar o habitáculo de luz.

O C3 Aircross torna-se também mais funcional graças a uma nova consola central com mais organização. Atrás integra um grande espaço de arrumação, acessível aos passageiros dianteiros e traseiros e ocultado por uma cortina deslizante. Todos os passageiros contam com espaços de arrumação: compartimento em frente ao passageiro da frente, suportes para copos integrados no apoio de braços central traseiro (rebatível a partir do encosto), bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiro e múltiplas zonas de arrumação na zona inferior da consola central.

TECNOLOGIAS PARA SIMPLIFICAR O QUOTIDIANO E USUFRUIR DA LIBERDADE DE EVASÃO

O novo C3 Aircross disponibiliza todas as tecnologias necessárias para garantir ainda mais serenidade e segurança na condução. Dispõe de um novo ecrã tátil de 9’’ para beneficiar a ergonomia, a visibilidade e a facilidade de utilização. Um novo ecrã, com mais qualidade, que permite destacar a Citroën Connect Nav ou a função Mirror Screen compatível com Android Auto e Apple Car Play. É igualmente proposto o sistema Citroën Connect Assist.

O novo C3 Aircross dispõe de 12 tecnologias de assistência à condução para tornar cada viagem mais tranquila e segura, designadamente tecnologias ligadas à segurança, como o head-up display a cores, para manter as informações úteis sempre no campo de visão do condutor, o reconhecimento de sinais de trânsito de velocidade e de recomendação, o sistema Active Safety Brake ou a comutação automática de luzes. Adicionalmente, destacam-se equipamentos que simplificam a utilização, como o acesso mãos-livres, o Park Assist ou a câmara de ajuda ao estacionamento Top Rear Vision, que permite reproduzir, no ecrã tátil, o perímetro na traseira do veículo.

Finalmente, de modo a destacar o seu caráter SUV e mostrar-se à vontade sobre todo o tipo de pisos, o novo C3 Aircross propõe o Grip Control® com Hill Assist Descent, dispositivo que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações, independentemente das condições exteriores. Este sistema permite modular a motricidade das rodas dianteiras em função do terreno e controlar a velocidade de descida, mesmo em inclinações muito íngremes.

03. MOTORIZAÇÕES PURETECH E BLUEHDI

O novo SUV C3 Aircross aposta numa moderna e eficiente gama de motorizações PureTech, a gasolina, e Diesel BlueHDi, ideais para satisfazer as necessidades de todos os clientes e assim responder às expectativas dos condutores mais exigentes.

Quanto aos motores PureTech, a gasolina, estão disponíveis duas versões, com 110 e 130 cavalos, associadas, respetivamente, a uma transmissão manual de 6 velocidades e a uma automática EAT6 com igual número de relações. No que diz respeito à oferta Diesel, o C3 Aircross pode estar associado a duas versões do eficiente propulsor BlueHDi, uma com 110 cavalos e caixa manual de 6 velocidades e outra com 120 cavalos acoplada a uma transmissão automática EAT6.

Em resumo:

  • 2 motorizações PureTech, a gasolina, Euro 6d:
    • 1.2 PureTech 110 S&S CVM6 – Vel. máx. 183 km/h; 0 a 100 km/h em 10,1 segundos (5,2-6,5 l/100 km;117-147 g/km CO2 WLTP),
    • 1.2 PureTech 130 S&S EAT6 – Vel. máx. 195 km/h; 0 a 100 km/h em 9,1 segundos (5,6-6,7 l/100 km;128-151 g/km CO2 WLTP),
  • 2 motorizações Diesel, BlueHDi, Euro 6d:
    • 1.5 BlueHDi 110 S&S CVM6 – Vel. máx. 184 km/h; 0 a 100 km/h em 10,7 segundos (4,2-5,0 l/100 km;110-132 g/km CO2 WLTP),
    • 1.5 BlueHDi 120 S&S EAT6 – Vel. máx. 179 km/h; 0 a 100 km/h em 10,1 segundos (4,8-5,4 l/100 km;125-140 g/km CO2 WLTP).

04. ESTRUTURA DE GAMA E PREÇOS EM PORTUGAL

  • Gasolina PureTech 110 S&S CVM6, a partir de 19.307 €, disponível nos níveis de equipamento Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack;
  • Gasolina PureTech 130 S&S EAT6, a partir de 24.107 €, disponível nos níveis de equipamento C-Series, Shine e Shine Pack;
  • Diesel BlueHDi 110 S&S CVM6, a partir de 21.817 €, disponível nos níveis de equipamento Feel, Feel Pack, C-Series e Shine;
  • Diesel BlueHDi 120 S&S EAT6, a partir de 27.007 €, disponível nos níveis de equipamento C-Series e Shine.

 
 Nível de Equipamento
MotoresFEELFEEL PACKC-SERIESSHINESHINE PACK
1.2 PureTech 110 S&S CVM619.307 €20.407 €21.707 €22.057 €23.557 €
1.2 PureTech 130 S&S EAT624.107 €24.457 €25.957 €
1.5 BlueHDi 110 S&S CVM621.817 €23.917 €25.217 €25.567 €
1.5 BlueHDi 120 S&S EAT627.007 €27.357 €

   * PVP Recomendados; não incluem despesas de legalização, transporte e preparação; incluem ecotaxas

%d bloggers like this: