Notícias do Mundo Motorizado

Campeão Lameiro estreia-se a vencer este ano

Segundo dia de acção na pista do Alto do Roçário repleto de competitividade após um sábado longo e cheio de surpresas nesta terceira jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta organizada pelo Vouga Sport Clube.

Com condições climatéricas bem mais estáveis que no sábado, este segundo dia de competição na pista do Alto do Roçário, palco da terceira jornada do RX Portugal by Diatosta, voltou a revelar-se muito animado, com os pilotos a darem o máximo para lutarem pelas melhores posições.

Sem Oscar Ortfeld nos Super Cars, em consequência do aparatoso acidente de ontem do italo-sueco, caminho livre para os restantes concorrentes lutarem pela vitória e darem a conhecer um novo vencedor pela primeira vez este ano na categoria rainha do RX Portugal by Diatosta. Um desafio a que José Lameiro acabou por responder da melhor forma com um triunfo inesperado. Pontualmente aos comandos de um Citroën DS3 especificação R5, o Campeão em título garantiu o primeiro triunfo do ano numa jornada em que se apresentou com um carro claramente menos performante que os dos rivais. Um resultado em que poucos apostariam à partida, mas que acabou por dar novo ânimo à luta pelo título e deixando antever uma ronda muito disputada na próxima visita a Montalegre, de 23 a 25 de Julho. No segundo lugar ficou Joaquim Santos, enquanto Pedro Matos, que fez um regresso pontual ao Ralicross nesta jornada de Sever do Vouga, acabou por desistir na final depois de ter sido o mais forte nas corridas de qualificação.

Como não podia deixar de ser, emoções muito fortes naquela que é uma das mais concorridas grelhas deste Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta, os Super 1600. João Ribeiro veio ao Alto do Roçário para dominar o fim-de-semana de início a fim, reforçando assim a liderança no Campeonato. Depois de garantir a vitória em três das quatro corridas de qualificação e de ter assegurado o melhor tempo das duas meias-finais, o piloto do Skoda Fabia teve tarefa mais árdua na final, com Mário Teixeira a impor-se na partida com o Ford Fiesta. Sem desistir, Ribeiro não descolou de Teixeira. Contudo, incapaz de encontrar uma porta aberta para salta para a liderança, o líder do Campeonato optou por fazer a Joker Lap antes de Teixeira, o que se revelou determinante para garantir o triunfo. Quem também apresentou uma estratégia perfeita foi André Sousa que, tal como Ribeiro, logrou passar Teixeira no regresso à pista após a Joker Lap para terminar no intermédio do pódio. Já Mário Barbosa foi tocado pelo azar e foi forçado a abandonar ainda antes da partida devido a problemas no seu Citroën AX.

Já no Nacional 1.6, outra das prestações dominadoras do fim-de-semana por parte de André Ferreira. Líder do Campeonato e vencedor da última jornada em Montalegre, o piloto do Peugeot 106 já tinha dado mostras dos seus intentos nas corridas de qualificação e provou isso mesmo na final deste domingo ao triunfar sem qualquer margem para dúvidas. Atrás dele acabou por concluir Rafael Rocha. Depois de não ter alinhado em Lousada, o piloto do Citroën Saxo apresentou-se ao mesmo nível que em Montalegre e voltou a ser segundo, batendo Telmo Costa.

Nos 2 Rodas Motrizes, desaire para Celmo Guicho. Líder do Campeonato à chegada a esta jornada do Vouga Sport Clube, o piloto do Renault Clio até começou bem o fim-de-semana com a liderança após as quatro corridas de qualificação, mas acabou depois por não alinhar na meia-final. Assim, e com Guicho fora do embate final, Adão Pinto acabou por chamar a si todas as atenções ao vencer a final após uma prestação exemplar. Luís Carvalho, segundo no Campeonato antes desta jornada, ainda tentou o triunfo, mas não encontrou os argumentos necessários e teve de se contentar com o intermédio do pódio, à frente da Campeã em título, Andreia Sousa.

Enquanto isso, nos Iniciados, o líder da classificação Jorge Rego não deixou os créditos por mãos alheias. Depois de ter garantido três vitórias em quatro possíveis nas rondas de qualificação, o jovem do Citroën Saxo entrou para a final ao ataque e assumiu desde a partida. Sem nunca baixar o ritmo, Rego foi-se isolando na frente do pelotão para triunfar sem qualquer dificuldade, repetindo o mesmo nível de prestação que já tinha apresentado em Lousada e na primeira visita a Montalegre. Mais disputada foi a luta pela segunda posição, com Gonçalo novo a acabar por levar a melhor sobre André Monteiro nos metros finais ao conseguir uma fantástica ultrapassagem por dentro a duas curvas da bandeira de xadrez.

%d bloggers like this: