Notícias do Mundo Motorizado

Novo Opel Astra: Confiante, eletrificado e eficiente

A Opel revelou a nova geração do modelo Astra. A história de sucesso do ‘bestseller’ da Opel começou há 30 anos, como descendente do emblemático Kadett. Com o novo Astra, que entra agora na sexta geração, o fabricante alemão inicia um novo capítulo: pela primeira vez, o modelo familiar compacto está disponível com motorização eletrificada.

Na configuração híbrida plug-in’, o novo Astra estará disponível em dois níveis de ‘performance’. Além destas, a gama será composta de versões com motores a gasolina e Diesel altamente eficientes, em combinação com caixas manuais de seis velocidades, otimizadas ao nível do atrito dos elementos internos, e transmissões automáticas de oito velocidades.

O novo Opel Astra é, igualmente, uma declaração de ‘design’ para a marca: dinâmico como nunca, com linhas puras e bem definidas, sem elementos supérfluos e com a nova identidade da marca, a frente Opel Vizor. Com a nova geração do seu ‘compacto’, a Opel mostra que o Astra está pronto para definir uma nova era.

O novo Opel Astra será lançado este ano como um familiar compacto de cinco portas com um ‘design’ de perfil baixo e ainda mais espaço do que o seu antecessor. Com um comprimento de 4374 milímetros e uma largura de 1860 mm, assume as proporções ideais dentro do seu segmento.

Graças à projeção dianteira especialmente curta, o novo Astra é apenas 4 mm mais longo do que o modelo anterior, apesar de a distância entre eixos ter sido consideravelmente aumentada para 2675 mm (+13 mm). Apesar da postura musculada e confiante, a prática bagageira do novo Astra, com piso ajustável, oferece ao condutor e aos quatro passageiros 422 litros de volume útil de bagagem.

A nova geração foi concebida e desenvolvida na sede da Opel em Rüsselsheim, onde a produção terá início este outono. Tal como o antecessor lançado em 2015, o recém-chegado Astra traz inovações ao segmento dos compactos que os clientes só conheciam anteriormente de automóveis mais caros. O Astra pode, por exemplo, transformar a noite em dia: a mais recente evolução da iluminação adaptativa Intelli-Lux LED® Pixel é herdada diretamente do topo de gama da Opel, o Insignia, e com 168 elementos LED, coloca-se no topo do segmento de mercado dos veículos compactos.

O habitáculo da nova geração Astra dá um salto no tempo em direção ao futuro. Com o Pure Panel, totalmente digital, os instrumentos analógicos foram remetidos para a história. No seu lugar, a nova interface homem-máquina (HMI) com gráficos originais e modernos oferece aos clientes uma experiência pura e mais intuitiva. Os passageiros podem também interagir com o novo Astra de uma forma intuitiva através de ecrãs táteis de grandes dimensões, tal como num ‘smartphone’. Os ‘designers’ e engenheiros da Opel tiveram especial cuidado em garantir que o condutor recebe todas as informações necessárias e que tem uma boa acessibilidade a operações úteis, nunca o sobrecarregando com dados ou funções supérfluas. Além disso, configurações essenciais como o controlo da climatização ainda podem ser definidas através de teclas e interruptores físicos.

Tipicamente Opel é também o excelente conforto dos bancos do novo Astra. Os bancos dianteiros, desenvolvidos pela marca, contam com certificação AGR (“Aktion Gesunder Rücken e.V.”) e, com ergonomia exemplar, são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O condutor é apoiado por sistemas de assistência à condução de última geração que vão desde o ‘head-up display’ até ao sistema semiautónomo de assistência Intelli-Drive e à câmara Intelli-Vision de 360 graus.

«Com o novo Astra nasce um novo Relâmpago! Com um ‘design’ sensacional e tecnologia líder na sua classe. Eletrificado e altamente eficiente para as mais baixas emissões possíveis, rumo a uma nova era. O Astra foi concebido com a máxima precisão, até ao mais pequeno detalhe. Estamos confiantes de que esta nova geração Astra tem tudo o que é preciso para se tornar em mais um ‘bestseller’ e atrair muitos novos clientes para a marca», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

A nova interpretação da pura e marcante filosofia de ‘design’ da Opel

Depois dos SUV Mokka, Crossland e Grandland, o novo Astra é o primeiro ‘hatchback’ da Opel a interpretar a nova filosofia de ‘design’ da marca. O Opel Vizor (o novo ‘rosto’ da marca, visto pela primeira vez no Mokka, e elemento central do ‘design’ exterior) segue o Opel Compass onde os eixos verticais e horizontais – o acentuado vinco do capô e o ‘design’ em forma de asa das luzes diurnas – se cruzam com o emblema do relâmpago da Opel, ao centro. Alongando-se por toda a secção dianteira, fazendo o novo Astra parecer ainda mais largo, o Vizor também integra, de uma forma harmoniosa, tecnologias como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® e a câmara frontal do sistema Intelli-Vision. Visto de lado, o Astra da nova geração parece especialmente dinâmico graças à pronunciada inclinação para a frente do pilar C.

Na traseira, o Opel Compass repete-se através do logótipo Opel colocado ao centro, da luz de travão superior verticalmente alinhada e dos farolins traseiros (com tecnologia LED de baixo consumo energético, tal como a restante iluminação exterior). O emblema do relâmpago funciona, também, como manípulo de abertura para a porta traseira, produzida num inovador material compósito de última geração. Esta tecnologia resulta numa tampa da bagageira não só leve e muito resistente, como também permite a execução precisa de detalhes de ‘design’, tais como a iluminação traseira especialmente fina.

«O novo Astra representa o emocionante novo passo da nossa nova execução de ‘design’», explica o Vice-Presidente de Design, Mark Adams. «Com a sua arrojada secção dianteira Vizor, fortes e musculados guarda-lamas e linhas puras, o novo Astra tem uma personalidade muito desportiva e confiante. O interior também dá um passo arrojado em direção ao futuro. O ‘cockpit’, assumidamente orientado para o condutor, apresenta o novo Pure Panel com aspeto de vidro que trará aos nossos clientes uma nova experiência emocional”.

Pure Panel de nova geração disponível com opção de acabamento em vidro

A mesma precisão alemã aplica-se em todo o interior, onde o destaque absoluto é a nova geração do Pure Panel, visto pela primeira vez no Mokka. Este ‘cockpit’ digital expandido (opcionalmente, com acabamento em vidro) apresenta dois ecrãs de 10 polegadas, perfeitamente integrados, em conjunto com a saída de ar lateral do condutor, em disposição horizontal. Graças a uma camada de acabamento de tipo cortina, que evita reflexos no para-brisas, este ‘design’ dispensa uma cobertura sobre os ecrãs, o que melhora ainda mais a funcionalidade e reforça o ambiente tecnológico.

Com os controlos físicos reduzidos ao mínimo, sob a forma de teclas ergonomicamente concebidas, o Pure Panel consegue oferecer um ótimo equilíbrio entre digitalização e um funcionamento intuitivo, desintoxicado de estímulos visuais irritantes e sem a necessidade de disponibilizar submenus.

Também não há necessidade de cabos, uma vez que a nova geração de sistemas de ‘infotainment’ multimédia com serviços conectados – que podem ser operados através da função de controlo por voz em linguagem natural, bem como por toque – dispõe, de série em todas as versões, de conectividade sem fios de ‘smartphones’ compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto.

Dinâmico, mas igualmente sereno, com poder de travagem e estabilidade à altura das exigentes ‘Autobahn’ alemãs

O novo Astra baseia-se na terceira geração da versátil arquitetura multienergias EMP2, com o ADN Opel incorporado desde o início do seu desenvolvimento. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que o novo Astra – tal como qualquer Opel – é “Autobahnproof”, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade era um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.

A direção e a rigidez lateral do chassis – suspensão do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás – foram concebidas para um elevado controlo dos movimentos de transferências de massas em mudanças de direção (amortecimento do movimento em torno do eixo vertical). Nas imobilizações, o novo modelo proporciona uma forte potência de travagem e permanece muito estável em curva, bem como em linha reta. A rigidez de torção do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior.

Sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo mudança semiautomática de faixa de rodagem

A arquitetura do novo Astra incorpora também os mais recentes sistemas de assistência automatizada ao condutor. Para além da câmara multifunções colocada no para-brisas, a tecnologia inclui quatro câmaras na carroçaria (uma à frente, uma atrás e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um em cada canto), bem como sensores ultrassónicos dianteiros e traseiros.

As câmaras e sensores estão integrados com conectividade e-horizon no Intelli-Drive 2.0, que expande o alcance das câmaras e do radar. Isto permite ao sistema adaptar a velocidade em curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa. O sistema de deteção de mãos fora do volante garante que o condutor permanece sempre atento e capaz de intervir. O assistente de ângulo cego de longo alcance, o alerta de tráfego traseiro e o assistente ativo de posicionamento na faixa, capaz de manter o automóvel ao centro da faixa de rodagem, compõem o Intelli-Drive 1.0.

A longa lista de sistemas automatizados de assistência ao condutor inclui também o programador de velocidade adaptativo, que aumenta ou diminui a velocidade de forma a seguir o veículo à frente – sem exceder a velocidade definida – e que pode, também, travar o Astra até à imobilização, se necessário. Com a transmissão automática, a condução é retomada automaticamente graças à função “Stop & Go”.

A oferta de sistemas de assistência líderes na classe inclui ainda um grande ‘head-up display’ Intelli-HuD e o Intelli-Vision, um sistema assente em câmara e radar para facilitar o estacionamento.

Novo Astra introduz sistema ‘premium’ de iluminação Intelli-Lux Pixel Light® no segmento de mercado dos compactos

O papel do Astra como detentor da mais avançada tecnologia continua no campo da iluminação e dos bancos, áreas típicas de especialização da marca Opel. O modelo anterior desempenhou um papel pioneiro na introdução da luz matricial adaptativa em 2015 e a nova geração está agora a trazer, pela primeira vez para o segmento dos compactos, a mais recente tecnologia em iluminação, o sistema Intelli-Lux LED® Pixel Light. Esta tecnologia de vanguarda, já disponível no SUV Grandland e no topo de gama da Opel, o Insignia, apresenta um total de 168 elementos LED, o maior número disponível no segmento, com 84 elementos em cada farol de desenho ultrafino. O feixe principal ajusta-se em milésimos de segundo, evitando o encadeamento de outros utilizadores da via, com um “recorte” preciso do feixe de luz em redor do restante tráfego. O alcance e a direção da luz variam de acordo com a situação de condução e o ambiente envolvente.

Os melhores e mais ergonómicos bancos da classe, com certificação AGR e funções de massagem e ventilação

Os bancos ergonómicos AGR da Opel gozam de uma reputação premiada e o novo Astra continua esta longa tradição. Com certificação da agência independente de especialistas em ergonomia “Aktion Gesunder Rücken e.V., a posição dos bancos dianteiros é 12 mm mais baixa do que no modelo anterior, reforçando ainda mais a sensação de uma condução “desportiva” para quem preferir regular o banco mais baixo. A boa postura é garantida por uma otimizada densidade da espuma dos bancos de acordo com os contornos “Sport” ou “Comfort”.

Os novos bancos dianteiros AGR do Astra representam o que de melhor existe no segmento dos compactos e apresentam uma vasta gama de regulações opcionais, desde a regulação elétrica do encosto ao ajuste eletropneumático do apoio lombar. Com acabamento em couro, oferecem, igualmente, funções de ventilação e massagem para o condutor, bem como de aquecimento, à frente e atrás. Os bancos estão, também, disponíveis com acabamento em Alcantara.

O Astra eletrifica-se pela primeira vez, com potentes versões híbridas ‘plug-in’

O novo Astra estará disponível desde o início da sua comercialização com uma potente motorização eletrificada, híbrida ‘plug-in’, bem como motores a gasolina e Diesel altamente eficientes. O Astra surge numa versão eletrificada pela primeira vez na história da marca. O leque de potências varia entre 110 cv e 130 cv nas variantes a gasolina e Diesel e pode chegar aos 225 cv na versão híbrida ‘plug-in’ de topo. Os propulsores a gasolina e Diesel têm acoplada de série transmissão manual de seis velocidades, com uma transmissão automática de oito velocidades (eletrificada nos híbridos ‘plug-in’) a estar disponível como opcional nos motores mais potentes.

A Opel abrirá as encomendas para o novo Astra no próximo outono. A entrega das primeiras unidades está marcada para o início do próximo ano.

%d bloggers like this: