Notícias do Mundo Motorizado

Mais poderoso, mais acutilante, mais desportivo: o novo Macan

A Porsche lança o novo Macan com performance aumentada, design mais marcante e um novo conceito de operação. As três versões disponíveis chegam todas com significativamente mais potência do que nos seus antecessores. Como o mais desportivo da gama, o Macan GTS, que ocupa o lugar de topo. O seu motor V6 biturbo com 2,9 litros debita agora 324 kW (440 cv) – um aumento de 44 kW (60 cv). Com a resposta e entrega de potência típicas dos Porsche GTS, completa o exercício 0-100 km/h em 4,3 segundos, quando equipado com o Pacote Sport Chrono, e alcança uma velocidade máxima de 272 km/h. O Macan S está agora também equipado com um motor V6 biturbo com 2,9 litros, que produz mais 20 kW (26 cv) do que anteriormente, chegando agora aos 280 kW (380 cv). Isto projeta o veículo de uma posição estática até aos 100 km/h em 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima chega aos 259 km/h. O renovado motor turbo de quatro cilindros com 195 kW (265 cv) representa a entrada no mundo Macan. Cumpre o exercício 0-100 km/h em 6,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 232 km/h. Todos os motores estão acoplados
à transmissão de dupla embraiagem da Porsche (PDK) com sete velocidades e ao sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM).

Chassis otimizado – nova suspensão pneumática desportiva para o GTS

Os novos modelos Macan oferecem também uma vasta gama de suspensões, equilibrando o conforto máximo com a performance dinâmica de um automóvel desportivo. O chassis foi ainda mais otimizado: o Macan responde agora com mais sensibilidade e precisão às condições do piso, oferecendo ao condutor ainda melhor informação através da direção. Para este propósito, elementos como as caraterísticas do amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM) foram readaptadas especificamente para este modelo. Regula a força do amortecimento de forma ativa e contínua para cada roda de modo individual. O PASM está disponível como opção no Macan é de série nos modelos S e GTS.

O Macan GTS diferencia-se agora ainda mais das outras versões com a suspensão pneumática desportiva, oferecida de série, que baixa a carroçaria em 10 milímetros. Os benefícios dinâmicos do novo GTS devem-se, acima de tudo, ao facto de a suspensão pneumática ser 10 por cento mais rígida no eixo dianteiro e 15 por cento mais firme no eixo traseiro quando comparada com a do seu antecessor. O opcional Pacote Desportivo GTS incrementa ainda mais o potencial dinâmico do veículo, com as jantes GT Design de 21” com pneus performance, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e o Pacote Sport Chrono.

Design ainda mais acutilante com foco desportivo

A Porsche aperfeiçoou ainda mais o visual do seu SUV compacto com diversas alterações específicas. A frente redesenhada com aplicações na cor exterior enfatiza a largura do Macan, tornando a sua imagem ainda mais impactante em estrada. No novo GTS, o centro da secção dianteira, assim como outros elementos, possui acabamento em preto. A traseira é agora complementada por um marcante difusor com design particularmente técnico. Aqui e na frente, apresenta uma nova estrutura 3D, a qual está disponível em opção para as sideblades. Os faróis em LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS) e os espelhos retrovisores exteriores Sport Design são agora de série em todas as versões.

Está disponível um total de 14 cores para o novo Macan, incluindo as novas cores Papaia Metalizado e Azul Gentiana Metalizado, assim como Verde Pitão para o Macan GTS com Pacote Desportivo GTS. Com as opções de cores individuais ou personalizadas, a Porsche Exclusive Manufaktur alarga significativamente a liberdade de design para o Macan. Jantes de maiores dimensões fazem também parte do equipamento de série: 19” para o Macan, 20” para o Macan S e 21” para o Macan GTS. Foram adicionados sete novos desenhos de jantes à gama.

Nova consola central com superfície tátil

O novo Porsche Macan oferece um interior substancialmente aprimorado com uma consola central de design elegante e moderno. O seu novo conceito de operação, o qual utiliza superfícies táteis ao invés de botões táteis, proporciona uma estrutura clara ao habitáculo. A nova alavanca seletora da caixa de velocidades situa-se no centro do claramente organizado módulo de controlo. O relógio analógico no topo do tablier é agora parte do equipamento de série. Inúmeros revestimentos em pele e pacotes de pespontos em cor de contraste em Azul Gentiana, Papaia ou Crayon estão disponíveis em opção para adicionar novos destaques de cor ao interior. O Macan continua a oferecer, de série, diversas funcionalidades e serviços online. Estas podem ser controladas através do ecrã tátil de alta definição com 10,9” do Porsche Communication Management ou por intermédio de comandos por voz. O Macan adota os novos volantes multifunções e desportivo GT do 911.

A par com os benefícios dinâmicos e destaques em preto no exterior, o Pacote Desportivo GTS, disponível apenas para o modelo de topo, contém também equipamento específico e exclusivo para o interior. Isto inclui bancos desportivos de 18 vias, pacote interior em Carbono, revestimentos em Race-Tex com elementos em pele, diversos acabamentos com pespontos decorativos e logótipo GTS em Verde Pitão.

Popular modelo de entrada – já disponível O Macan, o qual já vendeu mais de 600.000 unidades em todo mundo desde o seu lançamento em 2014, tem um papel especial na Porsche: cerca de 80 por cento de todos os clientes do Macan são clientes novos para a Porsche. Adicionalmente, a proporção de clientes do sexo feminino tem crescido de forma consistente nos anos mais recentes, sendo a maior em toda a gama Porsche. Na China, o maior mercado para o Macan, cerca de 60 por cento dos clientes são mulheres. Os novos modelos Macan já estão disponíveis para encomenda e irão chegar à Europa no início de outubro de 2021. Em Portugal, os preços começam nos 80.913 euros para o Macan, 105.514 euros para o Macan S e 123.735 euros para o Macan GTS, incluindo impostos em vigor à data

%d bloggers like this: