Notícias do Mundo Motorizado

Taycan atualizado: mais autonomia, maior conectividade, mais cores

O Taycan e o Taycan Cross Turismo vão dar início ao novo model year em setembro com extensas mudanças. Fruto dos desenvolvimentos tecnológicos, a autonomia no dia-a-dia dos automóveis desportivos elétricos será incrementada. Os diversos melhoramentos incluem a integração do Android Auto no Porsche Communication Management (PCM), assim como a disponibilização do Remote Park Assist, pela primeira vez, no Taycan. Com este novo sistema de assistência (opcional), o processo de estacionar o veículo pode ser controlado via smartphone, sem necessidade de o condutor estar ao volante. Com as novas opções de pintura personalizada, “Paint to Sample” e “Paint to Sample Plus”, as escolhas de cores menos comuns e pessoais podem agora ser realizadas. Por exemplo, o Taycan pode agora ser pintado nas clássicas cores dos anos 90 do século passado, Vermelho Rubi ou Verde Ácido.

“O desenvolvimento técnico contínuo dos nossos veículos é parte do ADN da Porsche. A última geração do Taycan impressiona pela integração e conectividade com os smartphones, a qual inclui agora Android Auto,” afirma Kevin Giek, o Vice President Model Line Taycan desde abril. “A nossa gama Taycan está a crescer e a prosperar. O novo Cross Turismo, o qual foi adicionado à gama na primavera, está a alcançar extrema popularidade entre os nossos clientes, como tem sido demonstrado pelo elevado número de encomendas.”

Aprimoramentos tecnológicos: mais autonomia, na prática

O novo model year do Taycan não irá ser homologado em separado, por isso não haverá novos valores de autonomia em WLTP. Contudo, a autonomia no mundo real será maior em utilização quotidiana. Extensos desenvolvimentos tecnológicos foram implementados para alcançar este incremento. Nos modos Normal e Range, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado na gama de cargas parciais nos modelos de tração integral. Além disso, não é transmitida qualquer energia para quaisquer dos eixos quando o veículo está a “velejar” ou parado. Esta função de roda elétrica livre reduz as perdas por arrasto. Os motores voltam a ser ligados em milissegundos apenas quando o condutor o requisita ou altera o modo de condução.

A gestão térmica e as funções de carregamento foram também aprimoradas. Com o Turbo Charging Planner, a bateria da alta voltagem pode agora ser aquecida a uma temperatura mais elevada do que anteriormente. Isto significa que o carregamento rápido é possível mais cedo e a um nível de carga mais elevado. Adicionalmente, a utilização do desperdício de calor a partir dos componentes elétricos é ainda mais alargada para regular a temperatura da bateria.

Remote Park Assist: controlo remoto do estacionamento

Com a nova opção Remote Park Assist, é possível controlar as manobras de estacionamento de forma remota via smartphone quando pretende entrar ou sair de um lugar de estacionamento sem o condutor estar atrás do volante. O controlo automático é possível para os lugares em paralelo ou em perpendicular assim como garagens. O sistema deteta os lugares de forma automática e mede o espaço através dos sensores ultrassónicos do veículo e das câmaras. Se houver espaço suficiente, o condutor pode dar início ao processo de estacionamento através da app Porsche Connect e sair do veículo. O condutor monitoriza continuamente o processo de estacionamento, pressionando o botão na interface da app no smartphone. A função Remote Park Assist fica com o controlo independente sobre a direção e movimentos para trás e para a frente. Se o botão for libertado, o Taycan interrompe a manobra de forma imediata.

Android Auto: agora integrado no sistema de infoentretenimento

A sexta geração do Porsche Communication Management (PCM) está aplicada no Taycan desde o seu lançamento. O automóvel desportivo totalmente elétrico tem sido pioneiro na conectividade, dando início à integração com o Apple Music e Apple Podcasts. O Android Auto é agora integrado no PCM, juntando-se ao suporte para iPhone, Apple CarPlay. Isto significa que os smartphones com o sistema operativo Google Android são agora também suportados. As funções e apps para smartphone que não afetem a segurança ao volante podem agora ser operadas via PCM 6.0 ou via comando de voz Google Assistant.

O assistente de voz, Voice Pilot, agora entende ainda melhor as instruções em linguagem corrente. O sistema de navegação por satélite calcula de forma mais rápida, utilizando a pesquisa online para pontos de interesse (POI) e apresenta também a informação de forma mais clara.

A disposição e o sistema operativo foram também significativamente renovados: existem agora cinco opções no menu do lado esquerdo do ecrã ao invés de três e os ícones podem ser organizados de forma individual.

As cores de culto estão de volta: ainda mais pinturas individuais

Nos anos 90 do século passado, a Porsche introduziu inúmeras pinturas coloridas à sua gama. Estas rapidamente alcançaram o estatuto de culto entre os fãs da marca e hoje são especialmente populares nos clássicos como a geração 964. Estas cativantes cores estão agora de regresso. Como parte do desenvolvimento contínuo da estratégia de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur, o Taycan está agora disponível com pintura personalizada e pintura personalizada Plus como complemento às 17 cores de série. A primeira opção permite a pintura com 63 cores adicionais, no presente. Isto inclui as cores Azul Luar Metalizado, Verde Ácido, Vermelho Rubi, Azul Riviera e Violeta Metalizado, que são tão caraterísticas da marca. A pintura personalizada Plus oferece aos clientes liberdade quase total na escolha da cor, permitindo até combinar o Taycan com os seus acessórios favoritos.

Carregamento em estrada: o Porsche Charging Service com quase 200.000 postos de carregamento

O Porsche Charging Service oferece acesso aos pontos de carga de diversas redes espalhadas pelo mundo, com a fatura a ser centralizada pela Porsche. Atualmente, há quase 200.000 pontos de carga em mais de 20 países pela Europa, incluindo perto de 6.500 estações de carga (CC) com mais de 50 kW.

Outro dos destaques é o Porsche Destination Charging. Com este serviço exclusivo, os clients podem carregar os seus modelos Porsche elétricos ou híbridos plug-in de forma gratuita em destinos particularmente populares. A rede já oferece mais de 2.000 pontos de carga CA em mais de 50 países em localizações como hotéis, restaurantes, aeroportos, centros comerciais, clubes desportivos e marinas – e a rede continua a expandir-se.

Todas as operações com o Porsche Charging Service são neutras em carbono.

O mais bem-sucedido Taycan

O Taycan tem sido particularmente bem-sucedido durante os meses mais recentes. Com aproxidamente 20.000 unidades entregues na primeira metade de 2021, o número até à data está apenas ligeiramente abaixo do alcançado em todo o ano de 2020. As vendas do mais recente membro da gama estão a par com os do ícone, o 911.

%d bloggers like this: