Notícias do Mundo Motorizado

Duelo escaldante entre Araújo e Magalhães

Se o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Castelo Branco sob alerta amarelo por força das temperaturas elevadas, certamente não o fez a pensar na competição do Rali de Castelo Branco. Mas podia ter sido por isso, pois a disputa pelo primeiro lugar está a ser escaldante. Armindo Araújo (Skoda), que já venceu a prova da Escuderia Castelo Branco por diversas vezes, está na liderança, mas tem apenas 2,2 segundos de vantagem sobre Bruno Magalhães (Hyundai), que é segundo. José Pedro Fontes (Citroën) foi o primeiro comandante desta ronda de asfalto, mas cedeu tempo para os dois rivais e fecha o dia no terceiro lugar.

O equilíbrio foi a nota dominante deste primeiro dia de competição no Rali de Castelo Branco. Ao longo de oito especiais realizadas, houve apenas dois líderes, mas a maior diferença entre o primeiro e o segundo mais rápido em todos os troços foi de apenas 2,9 segundos. Foram várias as equipas a discutirem os lugares da frente, mas Armindo Araújo foi quem melhor esteve no final do dia e, por isso, comanda a classificação geral.

Bruno Magalhães e José Pedro Fontes também estiveram em destaque e assumem, com alguma naturalidade, o segundo e o terceiro postos, respectivamente. Menos bem esteve o campeão nacional em título, Ricardo Teodósio, perdeu muito tempo logo na especial inaugural devido a problemas no intercooler do Hyundai e, desde então, está em competição para, acima de tudo, fazer algumas experiências nas afinações do seu carro.

“O dia correu-nos bastante bem. Lideramos a prova, estamos à frente. Sabemos que a margem é curta. Temos de continuar a forçar, temos de continuar a fazer o trabalho que temos feito até agora, mas, de qualquer das formas, o dia foi extremamente positivo e amanhã queremos continuar nesta posição”, afirmou Armindo Araújo.

“Foi um dia que correu bastante bem para nós. Estamos agradavelmente surpreendidos com a performance do nosso Hyundai. O carro está bom, dá confiança. No início não entrámos com o set-up adequado, ainda um pouco por falta de conhecimento. O carro estava demasiado macio, o que me fez perder tempo em alguns troços. À tarde recuperámos. Foi pena termos um furo na roda de trás do lado direito, em Sarzedas 2. Depois atacámos muitíssimo nas super-especiais. Recuperámos. Estamos a dois segundos da liderança. Está tudo em aberto”, explicou Bruno Magalhães.

Por sua vez, José Pedro Fontes não estava contente com a su prestação, mas ainda acredita num bom resultado. “Não foi o dia que queríamos. Começámos bem. Ganhámos o primeiro troço, mas nas duas passagens de Santo André perdemos bastante. Culpa minha. Não sei o que poderia ter feito melhor, mas a verdade é que perdemos. Agora mudámos um bocadinho o carro e vamos tentar ir atrás da vitória. São 14 segundos. Ao ritmo que se está a andar é um bocadinho, mas tudo pode acontecer.”

O líder no CPR 2RM é Ricardo Sousa que, com o Peugeot 208, ocupa o oitavo posto da classificação geral. Rafael Cunha comanda a classificação da Kia Rally Cup e do FPAK Júnior Team. Rafael Pereira está à frente no Campeonato Portugal Júnior de Ralis e Nuno Mateus lidera entre os clássicos. No Campeonato Promo de Ralis, a liderança é de Filipe Nogueira.

Amanhã realiza-se a última etapa do Rali de Castelo Branco 2022. As equipas têm um programa concentrado e intenso com quatro classificativas. A primeira dupla a ir para a estrada entra em acção às 10h11. O vencedor será conhecido depois do derradeiro troço que começa às 12h55. Pela frente, os concorrentes têm 41,7 km contra o cronómetro pela frente.

As bodas de ouro de Aníbal Rolo

%d bloggers like this: